Você sabia? | Arteterapia Junguiana

O que é a Arteterapia Junguiana?

Publicado em: maio 22, 2023 | Por: Meu Retiro

Sumário

Já produzimos um artigo aqui na revista Meu Retiro sobre o que é arteterapia e quais seus benefícios para idosos e crianças, mas hoje vamos falar de outra abordagem da prática, a Arteterapia Junguiana.

A arteterapia, você sabe, é uma prática criativa e poderosa que utiliza a arte como uma ferramenta para o autoconhecimento, crescimento pessoal e cura, com uma abordagem única para lidar com questões psicológicas de todo tipo de pessoa.

Através dessa terapia integrativa as pessoas podem explorar e expressar suas emoções, promovendo o bem-estar mental e emocional.

E o que há de diferente nesta abordagem e na Arteterapia Junguiana? Aliás, o que é algo ‘junguiano’? Quem foi Jung? É o que vamos descobrir a seguir.

O que é a Arteterapia Junguiana?

Créditos: IrynaKhabliuk | Fonte: Envato Elements

Quem é Jung e o que é algo “junguiano”?

Carl Gustav Jung (1875-1961) foi um renomado psiquiatra e psicanalista suíço famoso por estabelecer a psicologia analítica.

Ele desenvolveu conceitos como personalidade extrovertida e introvertida, arquétipos de sonhos e o inconsciente coletivo. Seu trabalho é absolutamente influente e teve um grande impacto em nossa compreensão da psicologia atual.

Além disso, muitos dos princípios da arteterapia que utilizamos hoje são construídos a partir das teorias de Jung, portanto a Arteterapia Junguiana é aquela baseada na psicologia analítica de Jung.

E o que isso quer dizer? Que os conceitos estabelecidos por Jung são a base para explorarmos através da arteterapia o que está oculto no inconsciente, trazendo-o para a consciência para obter autodescoberta e compreensão, conexão esta chamada por Jung ‘função transcendente’.

Portanto, tudo o que se baseia nos conceitos e teorias de Jung, é algo ‘junguiano’.

Como a teoria junguiana é aplicada na arteterapia?

Jung afirmou que “Psique é imagem“, ilustrando como a arteterapia se encaixa naturalmente na psicoterapia com orientação junguiana.

A arteterapia e a abordagem junguiana naturalmente já compartilham semelhanças, envolvendo interpretação de sonhos, dinâmica de relacionamento e atividades criativas de expressão artística. Ambas também se baseiam em histórias arquetípicas, padrões e imagens presentes na mitologia, contos de fadas e nas artes.

A abordagem junguiana na arteterapia envolve uma exploração profunda do inconsciente, visando alcançar a já citada integração com a consciência e a totalidade da psique.

Esse processo é significativo, pois, ao compreendermos melhor nossas influências e impulsos inconscientes, ganhamos maior controle sobre eles e deixamos de projetar inseguranças nos outros, permitindo nossa autodescoberta e o crescimento pessoal.

E claro, com uma maior consciência de nossos problemas inconscientes, experimentamos uma sensação de bem-estar e maior controle pessoal em nossas vidas.

Os resultados positivos desse processo incluem melhoria da saúde mental, alívio do sofrimento psíquico, amadurecimento da personalidade, melhores relacionamentos, descoberta pessoal do sentido da vida e uma maior compreensão dos motivos e projeções pessoais.

O que é a Arteterapia Junguiana?

Créditos: Natabuena | Fonte: Envato Elements

Como funciona Arteterapia Junguiana, na prática

A Arteterapia Junguiana é uma abordagem altamente eficaz no tratamento de condições de saúde mental, com resultados positivos no tratamento da depressão, ansiedade, dependência, baixa autoestima e dificuldades de relacionamento.

Através da Arteterapia Junguiana, busca-se uma compreensão mais profunda e abrangente de si mesmo, e diferentemente de outras abordagens terapêuticas em que o profissional lidera e o cliente segue, aqui é utilizada uma abordagem colaborativa.

Em um ambiente seguro, confidencial e de apoio emocional, terapeuta e cliente trabalham juntos para equilibrar o consciente e o inconsciente. Para este processo se utilizam materiais artísticos como a pintura espontânea e a colagem, por exemplo.

A abordagem junguiana é consciente do conteúdo, posicionamento, cor e materiais utilizados, e os arteterapeutas exploram então associações e amplificações, permitindo que metáforas e símbolos de cura se tornem acessíveis ao paciente.

Isso tudo proporciona um desenvolvimento de significado do que é produzido, à medida que se avança em questões que foram reprimidas ou ocultadas, promovendo uma maior autoconsciência e autoconhecimento.

Onde encontrar mais Arteterapia Junguiana

Se você está buscando mais conteúdo sobre a Arteterapia Junguiana, sugerimos que você confira esse vídeo do canal Integrarte que destacamos abaixo, onde a psicóloga Otília Rosângela Souza fala sobre a importância da arteterapia fundamentada na Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung.

Agora, se você busca viver essa experiência, sugerimos que você faça uma busca em nosso Portal Meu Retiro por arteterapeutas, ou experiências envolvendo Arteterapia Junguiana, perto de você.

Temos diversos profissionais, eventos e espaços terapêuticos cadastrados, todos prontos para te atender à distância de um clique. Experimente!

Confira as melhores experiências de Arteterapia:

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!