Sumário
O termo “Coaching” se tornou algo bem popular nos últimos tempos, principalmente quando o assunto é desenvolvimento pessoal e/ou de carreira. Mas você sabe exatamente o que isso quer dizer? E mais, o que ele pode fazer por você?
Neste conteúdo vamos conhecer um pouco mais sobre Coaching, como ele funciona e os benefícios que ele pode nos oferecer.
O que é Coaching, afinal?
Essencialmente, o Coaching se refere a qualquer processo de orientação e desenvolvimento pessoal em que um coach – um treinador, em tradução livre – te ajuda na realização de mudanças positivas na sua vida, no alcance de seu máximo potencial, no aprendizado de novas habilidades e no estabelecimento ou alcance de metas.
O Coaching não é psicoterapia/psicanálise, embora ambos compartilhem algumas semelhanças nos métodos. Por exemplo, ambos começam com uma conversa inicial onde são definidos os objetivos e são trabalhados questionamentos, a escuta ativa, a observação e reflexão.
Enquanto a terapia se concentra em questões emocionais, o Coaching se concentra no presente e no futuro, ajudando as pessoas a identificar seus objetivos e traçar um caminho claro para alcançá-los.
Conforme acontecem as sessões, o coach também fornece apoio, responsabilidade e feedback construtivo à medida que o cliente trabalha em direção aos seus objetivos.
É um relacionamento colaborativo onde o coach atua basicamente como um guia, um mentor motivador e defensor do cliente.
As sessões de Coaching podem ser conduzidas pessoalmente, por telefone, via videoconferência ou até mesmo por e-mail, dependendo das preferências e necessidades do cliente.
Dentro do universo do Coaching, ainda podemos ter divisões, algumas linhas de trabalho bem específicas, sendo as mais populares as seguintes:
-
Coaching de desenvolvimento pessoal: O mais conhecido de todos, fonte de apoio e orientação, aquele que trabalha com a sua autoconsciência, te ajuda a avaliar seus pontos fortes e fracos para melhorar áreas específicas de sua vida, enquanto estabelece ou trabalha para atingir metas, desafios ou aspirações específicas.
-
Coaching de saúde e bem-estar: O Coaching de saúde e bem-estar é aquele que te mantém motivado para uma vida mais saudável, atuando como mentor de apoio em processos de reeducação alimentar, controle de peso e melhora no estilo de vida.
-
Coaching financeiro: Ao contrário do que muitos pensam, um coach financeiro não é um consultor financeiro. Eles não estão lá para lhe dizer como gastar ou investir seu dinheiro. Um coach financeiro oferece uma ajuda para planejar e compreender melhor a sua relação com o dinheiro, ajudando-o a sentir-se mais confortável e confiante no seu conhecimento e compreensão das suas finanças.
-
Coaching de carreira: O coach de carreira é aquela pessoa que te ajuda com sua jornada profissional, ajudando a descobrir suas habilidades e as habilidades que você precisa construir, além de traçar um plano de ação para desenvolvimento de sua carreira.
-
Coaching de relacionamento e família: Estes te ajudam no desenvolvimento e aprimoramento de suas relações, sejam elas com amigos, familiares ou parceiros românticos.
-
Coaching de negócios: O Coaching de negócios pode apoiar tanto ajudando a implementar planos e estratégias no seu negócio, como no seu trabalho do dia-a-dia, no direcionando funcionários, etc. Eles podem ajudá-lo a explorar seus pontos fortes, desenvolver pontos fracos e aprender novas habilidades para se destacar em sua área específica.
Existem muitos outros tipos de Coaching, com diferentes nomes e funções, mas com essa lista já dá para termos uma ideia dos tipos e benefícios que o Coaching pode trazer para nossa vida, dependendo da especialidade que estamos trabalhando, não é mesmo?
Vamos ver a seguir uma lista geral de benefícios do Coaching, a qual pode estar ligada a qualquer uma das modalidades listadas acima.
5 Benefícios do Coaching
Agora que entendemos o que é Coaching e como funciona, vamos explorar cinco dos maiores benefícios que ele pode oferecer:
-
Clareza de Objetivos, Foco e Priorização: Um coach pode ajudá-lo a identificar e definir seus objetivos com clareza, o que pode ser fundamental para alcançá-los. Muitas vezes, não sabemos exatamente o que queremos, e um coach pode ajudar a esclarecer nossas metas. Ele também o incentiva a priorizar e criar um plano de ação para alcançar seus objetivos mais relevantes.
-
Autoconhecimento: Um coach pode ajudá-lo a entender melhor a si mesmo, suas habilidades, pontos fortes e áreas de melhoria. Isso pode levar a uma maior autoconfiança e autoestima.
-
Desenvolvimento de Habilidades: Seja no campo profissional ou pessoal, um coach pode ajudá-lo a desenvolver habilidades específicas necessárias para alcançar seus objetivos pré-determinados e superar os obstáculos.
-
Melhores Relações Interpessoais: O Coaching pode melhorar suas habilidades de comunicação e relacionamento, tornando suas interações com os outros mais gratificantes.
-
Equilíbrio entre Vida e Trabalho: Um coach pode ajudá-lo a encontrar um equilíbrio saudável entre suas responsabilidades pessoais e profissionais, reduzindo o estresse e melhorando a qualidade de vida.
Esperamos que após ler esse nosso conteúdo você já tenha uma ideia mais clara de que tipo de Coaching está procurando, e como ele pode te ajudar.
Esta é uma ferramenta onde você pode explorar seu potencial e alcançar resultados que antes pareciam inatingíveis. É uma ótima aliada no seu processo de autoaprimoramento e autoconhecimento.
Agora, se você está em dúvida sobre quem procurar, se um coach ou um psicólogo, deixamos a seguir o vídeo da Cecilia Dassi que discute justamente esse tema: quando experimentar um Coaching, e quando partir para a psicoterapia.
Vale conferir:
Comentários