Sumário
Sempre que encerramos um ciclo – seja no final de um ano, ou ao completar mais um aniversário, ou após alguma mudança significativa em nossa vida – temos a oportunidade de mudar algumas coisas em nosso cotidiano, recriar a nossa rotina.
É com esse espírito de mudança e reorganização que vem a melhor oportunidade de construirmos uma rotina de autocuidado, algo que muitos de nós prometemos fazer em nosso novo ciclo, e muitas vezes negligenciamos.
Aliás, já percebeu quantas vezes negligenciamos a nós mesmos em prol de outras coisas que parecem, mas são infinitamente menos importantes do que o cuidado com nós mesmos? Pois é, mas isso é papo para outro momento.
O autocuidado, que é a capacidade de cuidar de si mesmo através da consciência, do autocontrole e da autossuficiência, a fim de alcançar, manter ou promover a saúde e o bem-estar ideais, é ponto fundamental para nossa vida, mas adotá-lo em uma rotina onde há tanta coisa acontecendo, muitas vezes se torna um desafio.
Neste conteúdo vamos trazer algumas dicas e ideias que podem colaborar para construção dessa rotina, principalmente aproveitando essa renovação de ciclo, para você começar este novo ano ou fase da sua vida, alinhado com as melhores práticas sobre si próprio.
Lembrando que são ideias para construção da rotina. As ideias de formas de autocuidado você pode se inspirar conferindo essa lista aqui, e esse conteúdo aqui.
Dicas para sua nova Rotina de Autocuidado
O conceito de Rotina de Autocuidado pode ser algo tão simples ou tão complicado quanto você desejar. São práticas que podem ser incorporadas em sua vida diária, podendo até mesmo serem pequenos hábitos ou rituais que ajudam a melhorar a saúde do seu corpo, mente e espírito, como meditar por 5 minutos todas as manhãs, ou desligar o telefone duas horas antes de dormir.
Mas o ponto aqui é: como incluir isso na minha vida? Vamos ver alguns passos importantes para esse processo dar certo.
Revise seus hábitos atuais
Antes de criar seu plano de autocuidado, observe onde você está agora, o que você faz pelo seu próprio cuidado? Como consegue conciliar as demandas da vida diária com suas necessidades mais profundas?
Você faz caminhadas para aliviar o estresse ou tende a se afastar de amigos e familiares? Você toma muitas taças de vinho depois de um dia difícil de trabalho ou toma um banho demorado para aliviar a tensão? Essas coisas fazem bem ou mal para você em médio e longo prazo?
Revise e anote de forma honesta as estratégias, ou mesmo reações, negativas e positivas, que você utiliza para lidar com a vida. Isso vai ajudar você a identificar seus hábitos ruins, bem como o que você já pratica de autocuidado.
Identifique suas necessidades de autocuidado
Pense em uma meta que você gostaria de alcançar praticando o autocuidado. Isso pode incluir uma lista de todas as suas necessidades físicas, mentais e emocionais.
Faça um exercício de auto questionamento: Em que área você sente que está negligenciando a si mesmo? O que é importante para você? Onde você sente que precisa melhorar? Há alguma prática saudável que você possa incorporar no seu dia a dia para melhorar a maneira como você se sente?
Com perguntas desse tipo, facilmente você vai investigando suas necessidades em diversas áreas da sua vida.
Anote práticas que possam apoiar essas necessidades
Lembre-se que você tem necessidades físicas, mentais, emocionais e espirituais, e que você deve listar práticas que atendam todas essas áreas em sua Rotina de Autocuidado. Lembre-se, este é um trabalho holístico, devemos olhar o indivíduo como um todo, portanto cuidar de si, é cuidar de todas essas áreas.
Você pode adicionar quantas atividades desejar em sua Rotina de Autocuidado. Porém, seja realista, faça uma lista de práticas possíveis e atitudes alcançáveis.
Escolha atividades que se adaptem à sua vida cotidiana. Os exemplos incluem dar um passeio, tomar um banho de espuma todas as noites, ouvir um podcast de bem-estar, comer alimentos saudáveis no café da manhã e definir um horário para dormir mais cedo. Escolha o que funciona para você e atende as várias necessidades.
-
Faça uma programação diária ou semanal
Encontre tempo ao longo do dia ou da semana para praticar qualquer uma das atividades listadas acima. Comece aos poucos para evitar sobrecarregar sua agenda com eventos e aumente sua frequência conforme necessário.
Lembre-se que o autocuidado é uma prática; você não precisa acertar todos os dias. O objetivo é ser cada vez mais constante e não desistir do objetivo.
Para começar, atente-se também a escolher atividades gratificantes, que você realmente gosta e se sente bem, como forma de se manter motivado e não abandonar a atividade.
Depois de algumas semanas, faça uma autorreflexão e avalie o impacto daquela atividade na sua vida e as dificuldades em mantê-la em sua Rotina de Autocuidado. Dependendo de como você se sente, ajuste seu plano atual.
-
Encontre suporte entre seus pares
Para manter suas práticas de autocuidado, o ideal é encontrar suporte em pessoas próximas, aqueles que irão fazer parte de seu sistema de apoio e irão te incentivar a manter a Rotina de Autocuidado em dia. Por exemplo, aquele amigo que te acompanha na academia e te incentiva a ir quando você sente preguiça. Quem mais pode desempenhar esse tipo de papel e suporte na sua vida?
Dicas complementares
Quer mais algumas dicas sobre como construir uma Rotina de Autocuidado? Confira o vídeo que a Vanessa Lino fez com mais algumas dicas práticas para você começar essa mudança.
‘Bora começar esse novo ciclo buscando nossa melhor versão?
Comentários