Sumário
Existem muitas ferramentas que nos ajudam no processo de autoconhecimento e na compreensão interpessoal.
O Jogo da Transformação é um dos exemplos de ferramentas famosas para isso – já fizemos um artigo sobre ele aqui – e agora vamos te apresentar a Janela de Johari.
‘Bora conhecer essa ferramenta simples e útil para compreensão e treinamento de autoconhecimento, desenvolvimento pessoal, relações interpessoais, desenvolvimento de equipe e relações intergrupais.
Origem da Janela de Johari
A Janela de Johari é um modelo conceitual desenvolvido pelos psicólogos americanos Joseph Luft (1916–2014) e Harry Ingham (1916–1995) em 1955. O nome ‘Johari’ veio da junção dos dois primeiros nomes de seus desenvolvedores.
A ideia surgiu como resultado da dinâmica de grupo na Universidade da Califórnia para entender e melhorar seu relacionamento consigo mesmo e a comunicação e a compreensão interpessoal em grupos, posteriormente aprimorada por Joseph Luft.
A partir desse ponto, a técnica é usada principalmente em grupos de autoajuda e ambientes corporativos como um exercício de autoinvestigação e autodescoberta.
Qual é a técnica da Janela de Johari
O modelo da Janela de Johari é baseado em duas ideias: a confiança que pode ser adquirida revelando informações sobre você a outras pessoas, e aprender mais sobre você e os outros com os feedbacks delas.
No Johari, cada pessoa é representada através de quatro quadrantes ou vidraças. Cada um dos quatro painéis de janela significam informações pessoais, sentimentos, motivação e se essa informação é conhecida ou desconhecida por si mesmo ou por outros em quatro pontos de vista.
Os quadrantes são:
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Área Aberta (Conhecida pelo Eu e pelos Outros): Inclui informações, sentimentos, atitudes, habilidades, etc., que são conhecidos tanto pela pessoa quanto pelos outros. É a parte aberta e compartilhada da personalidade.
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Área Oculta (Conhecida Apenas pelo Eu): Contém informações sobre a pessoa que são conhecidas por ela mesma, mas que não foram compartilhadas com os outros. Pode incluir pensamentos, sentimentos ou experiências pessoais que a pessoa optou por manter em segredo.
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Área Cega (Conhecida Apenas pelos Outros): Refere-se a informações sobre a pessoa que são conhecidas pelos outros, mas que a pessoa não tem consciência ou não reconhece. Pode incluir comportamentos, traços de personalidade, ou outras características que os outros percebem, mas dos quais a pessoa não tem conhecimento.
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Área Desconhecida (Desconhecida pelo Eu e pelos Outros): Esta área representa aspectos desconhecidos tanto pela pessoa quanto pelos outros. Pode incluir potenciais habilidades, traços de personalidade ou experiências que ainda não foram descobertas e exploradas.
O objetivo da Janela de Johari é aumentar a área aberta, ou seja, expandir a quantidade de informações conhecidas por ambas as partes (o Eu e os Outros).
Isso geralmente é feito por meio de feedback construtivo, comunicação aberta e autoconsciência.
No exercício, você escolhe palavras que descrevem sua personalidade de uma lista. Depois, outras pessoas fazem o mesmo, escolhendo palavras para descrever você. Essas palavras são organizadas na quadra descrita acima.
O tamanho de cada quadrante vai mudando com o tempo. Por exemplo, se você receber feedback sobre si mesmo, o tamanho da área cega poderá diminuir porque você aprendeu coisas sobre si mesmo das quais talvez não estivesse ciente. Da mesma forma, se você revelar mais sobre si mesmo aos outros, o tamanho da Área Oculta poderá diminuir porque você se sentirá mais confortável em compartilhar coisas com as pessoas ao seu redor.
À medida que a área aberta aumenta, a compreensão interpessoal e a eficácia da comunicação também tendem a melhorar.
Abaixo temos um vídeo da Priscilla Zanatelli, consultora em educação corporativa, explicando com mais detalhes como funciona a Janela de Johari na prática:
Cuidados com a Janela de Johari
A Janela de Johari como ferramenta de compreensão interpessoal demanda alguns cuidados ao ser usada, isso porque existem questões pessoais que devem ser levadas em consideração no processo.
Por exemplo, existem algumas coisas que talvez você julgue melhor não comunicar a outras pessoas por considerá-las pessoais demais. Assim como há pessoas com uma abordagem aberta e receptiva ao feedback; e outras nem tanto.
Existem ainda pessoas que podem se ofender com certos tipos de feedback, por isso é importante ter cuidado e sempre ir sentindo a abertura que o próximo dá para você avançar.
Também é importante garantir que ninguém se sinta pressionado a compartilhar informações ou a revelar algo que os deixe desconfortáveis.
Tenha em mente que pode ser mais sensato facilitar o feedback e a divulgação de forma segura, individual, em vez de num ambiente de grupo.
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