Sumário
O catálogo de músicas e álbuns disponíveis para audição nas plataformas digitais é imenso. Tão grande que nos perdemos na hora de escolher o que ouvir. Aposto que você já ficou navegando entre seleções musicais sem saber qual a mais indicada para ouvir durante a meditação ou mesmo em seu momento de relaxamento.
Este tipo de dúvida é comum. A oferta de material é muito grande, e o ouvinte médio acaba sem ter muitos parâmetros para realizar a sua escolha. Qual a música ideal para relaxar? Qual música ajuda na meditação? Vivemos uma época onde a curadoria e a indicação se fazem necessárias para quem quer saber o que ouvir, e o porquê.
Pensando nisso, trazemos a vocês uma lista com alguns álbuns que indicamos como trilha sonora para seus momentos de retiro.
São álbuns com músicas que ajudam a relaxar, canções que aumentam a concentração e suavizam a mente após aquele dia cheio.
Baseando-se ainda no conceito de slow life que você já ficou conhecendo aqui no portal, sugerimos que a audição destes discos seja feita no formato deep listening, ou seja, com concentração na música, sem dividir atenção com outras atividades ou estímulos. Veja o nosso artigo sobre “O que é o Slow life“.
Pare um tempinho, aperte o play e se dê de presente um momento de meditação.
Ravi Shankar – “Chants of India“ (1997)
O maestro cítaro Ravi Shankar não foi “apenas” pai da Norah Jones e guru dos Beatles nos anos 1960, ele também foi um dos responsáveis pela introdução da cítara na música pop ocidental. Neste álbum, produzido pelo beatle George Harrison, Shankar pega os cantos sagrados das escrituras hindus e os transforma em música. Esta coleção de mantras e orações dos Vedas e Upanishads, acompanhada por flauta, tamboura e cítara compõem um álbum suave e relaxante.
A discografia de Shankar é extensa e vários de seus álbuns poderiam estar em nossa lista. O músico nos deixou aos 92 anos, decorrente de problemas cardíacos em dezembro de 2012.
Layne Raymond – “Chanting the Chakras: Roots of Awakening“ (2001)
O aclamado compositor Layne Raymond combina bateria e canto para evocar uma sensação de bem-estar espiritual na tradição indiana do Nāda Yoga (Yoga do Som) que ajuda você a viajar para dentro de si e rejuvenescer. Raymond é acompanhado por Steve Gorn na flauta de bambu e Amitava Chatterjee na cítara, entre outros músicos. São apenas três faixas no disco, totalizando 46 minutos de música para relaxar e meditar.
Para quem quiser se aprofundar, em sua versão física o álbum vem acompanhado de um livreto com a explicação de cada canto.
Deva Premal – “Love Is Space“ (2000)
O casal Deva Premal da Alemanha, e Miten da Inglaterra, se conheceu e se apaixonou na Índia, onde foram estudar sua herança musical. Suas composições prometem uma viagem ao amplo reino dos cantos, uma música ideal para yoga, meditação e relaxamento. Os mantras antigos, os belos ritmos e as canções comoventes acalmarão seus sentidos.
Em “Love Is Space”, o segundo álbum de Deva Premal, temos seis mantras sagrados, incluindo “Gatè Gatè”, o sutra do coração de Buda, e “Om Mani Padme Hum”, a antiga invocação tibetana.
A dupla ainda mantém um canal no YouTube sempre atualizado, com vídeos de apresentações, meditação guiada, lives e muita música.
Nada Shakti & Bruce BecVar – “Jiva Mukti“ (1997)
Este álbum é outro curandeiro sônico composto de cantos místicos e mantras da Índia e do Tibete. A etérea voz de Shakti é acompanhada por uma exótica variedade de instrumentos (harpa, violão, teclados, sinos, darbuka e tabla). Este álbum é mais que apenas uma coleção de melodias suaves. A música é vibrante, hipnótica e tem uma aura sagrada, o tipo de música que qualquer pessoa precisa para escapar do materialismo em busca da meditação e relaxamento.
Rasa – “Devotion“ (2000)
Neste álbum inspirado na cultura védica da Índia antiga, a cantora Kim Waters e o músico Hans Christian trabalham juntos para apresentar cânticos sagrados em sânscrito, canções devocionais bengalis (grupo étnico índico de Bengala – um território dividido entre a Índia e Bangladexe) e kirtans com acompanhamento de sarangi – um instrumento de cordas indiano, e a já famosa cítara.
“Devotion” pode ser usado para meditação, yoga e momentos de relaxamento.
Além do link individual nos títulos, estes álbuns estão reunidos em nossa playlist intitulada “Música Para Meditação E Relaxamento: Cinco Álbuns Para Ouvir Online”, que está disponível em nosso perfil na plataforma do Spotify.
Comentários