Sumário
Agressividade, raiva, destempero, e até mesmo uma agressão ao vivo, em rede nacional, durante uma dinâmica em um reality show, colocaram novamente em pauta a questão da importância do controle e da Inteligência Emocional.
Em tempos de estresse recorrente, esgotamento mental, cotidianos cheios de pressão vinda de todos os lados, muitas demandas e poucas pausas, a maioria das pessoas está perdendo a mão em situações corriqueiras, deixando aflorar nosso lado mais explosivo.
O Controle Emocional tem vital importância para a boa vida social e profissional de qualquer pessoa, mas se engana aquele que pensa que ele é sinônimo de ‘esconder sentimentos’. Pelo contrário, é sobre saber demonstra-los.
É sobre isso que vamos falar aqui hoje.
O que é controle emocional e Inteligência Emocional?
Controle Emocional é conhecer e saber lidar com os seus sentimentos e emoções. É saber se controlar, ponderar e não ter uma atitude explosiva, como a da jogadora do reality show. Essa atitude racionalizada é um dos pilares da Inteligência Emocional.
E o que é Inteligência Emocional? É um conceito da psicologia cujo termo se popularizou através da obra literária homônima do jornalista e psicólogo norte-americano Daniel Goleman, lançada originalmente em 1995.
Neste livro, Goleman conceitua que alguém emocionalmente inteligente é aquela pessoa que consegue identificar suas próprias emoções, sabendo assim administra-las da melhor forma, melhorando a sua vida e a do próximo.
Cinco habilidades formariam essa inteligência:
- Autoconhecimento – para reconhecer as próprias emoções e sentimentos;
- Controle Emocional – para saber lidar com essas emoções e sentimentos em diferentes situações;
- Automotivação – para usar essas emoções e sentimentos a serviço de realizações e objetivos;
- Empatia – para reconhecer as emoções e sentimentos do outro;
- Habilidades sociais – para saber interagir com o outro usando suas competências pessoais.
Como podemos ver, são três habilidades intrapessoais, e duas interpessoais, todas elas possíveis de serem adquiridas e desenvolvidas, voltadas ao melhor uso de nossos sentimentos e emoções, com forte base no autoconhecimento.
Muitos estudiosos colocam a Inteligência Emocional (IE), como algo ainda mais importante do que a inteligência mental (o QI), pois ela realmente entrega benefícios que ajudam as pessoas a alcançarem o bem-estar pleno e a satisfação geral.
Veremos a seguir alguns desses benefícios.
Benefícios da Inteligência Emocional
A lista de benefícios da IE é enorme, e não teria como não ser. Só de vermos seus cinco pilares, já conseguimos imaginar uma porção de situações onde ela poderia ser aplicada, e traria resultados positivos diferentes, afinal as emoções influenciam diretamente em nossas decisões cotidianas.
Uma maior Inteligência Emocional é capaz primeiramente de trazer maior equilíbrio pra vida, com ações mais conscientes e escolhas mais inteligentes, aumentando o êxito em todo o ambiente pessoal e nas relações interpessoais.
Pessoas com IE alto ganham em produtividade e aumentam sua clareza perante as situações, isso por terem maior capacidade de tomada de decisão e maior comprometimento com seus próprios objetivos.
Assim como também cresce a autoestima, a autoconfiança e a responsabilidade sobre suas ações e escolhas. Alguém confiante, responsável e com boa autoestima é capaz de se automotivar e superar diferentes obstáculos.
A Inteligência Emocional também resulta em menos conflitos em seus relacionamentos, principalmente por aumentar a sua empatia e por te ajudar a controlar as emoções em momentos de crise.
Também diminuem os níveis de ansiedade, estresse, e distúrbios psicossomáticos, já que a pressão e os conflitos do dia-a-dia terão sido reduzidos.
No âmbito profissional a IE tem sido uma das soft-skills mais desejadas pelos contratantes, por formarem profissionais mais resilientes, com maior espírito de cooperação e melhor desempenho, principalmente em situações mais delicadas.
Por fim, a saúde física também agradece, pois uma pessoa mais controlada emocionalmente tem menos probabilidade de desenvolver doenças cardíacas, certos tipos de câncer, diabetes e herpes labial.
Para saber mais
Para você entrar ainda mais fundo nesse assunto, temos uma sugestão de um vídeo bem interessante: no programa CNN Tonight, da CNN Brasil, a Inteligência Emocional foi o tema escolhido para ser debatido por Mari Palma, Gabriela Prioli e Leandro Karnal.
No papo, o trio fala por uma hora de temas como o “por que precisamos desenvolver a Inteligência Emocional” e como a “Inteligência Emocional pode melhorar as relações”.
Vale também deixar aqui o link para quem quiser adquirir o livro do dr. Daniel Goleman que originou todo esse debate. No site Estante Virtual, você consegue encontrar cópias usadas e novas a preços bem convidativos.
Comentários