Destaque | Ecovilas

O que são Ecovilas?

Publicado em: abril 26, 2022 | Por: Meu Retiro

Sumário

A necessidade de uma nova abordagem por parte da nossa sociedade perante o uso de recursos naturais e sustentabilidade, é algo urgente e indiscutível.

Iniciativas individuais são sempre bem-vindas, e aqui mesmo na revista Meu Retiro, incentivamos o consumo natural e responsável de nossos recursos, como nesse artigo em que damos dicas sobre como fazer uma horta em casa.

Porém, existem iniciativas que dão um passo além nessa consciência, levando tudo a um novo patamar.

Esse é o caso das ecovilas. Um projeto onde a sustentabilidade, uma democracia profunda, uma economia autossustentável, base de educação holística e muito mais, mostram uma nova alternativa para a vida em sociedade.

Não sabe do que estamos falando? Sem problemas, vamos te contar tudo a seguir.

ecovilas

Créditos: SabrinaBracher | Fonte: Envato Elements

Qual o Conceito das Ecovilas?

O esgotamento dos recursos no sistema atual em que vivemos, é claro e eminente. A forma como nos organizamos socialmente é altamente prejudicial ao meio ambiente e a maioria dos seres vivos, inclusive a nós mesmos.

Esse formato de sociedade, baseado no consumismo, no status, e no individualismo, pouco avança em pautas de sustentabilidade, principalmente por elas obrigatoriamente terem que mexer em estruturas de poder.

Contrapondo tudo isso, o conceito de ecovila surge como uma opção sustentável de sociedade, com ideais ecológicos e um senso de coletividade que não existe na atual sociedade moderna.

Combinando um estilo de vida ecológico a uma vida social harmoniosa, as ecovilas são comunidades autônomas, onde em uma área delimitada as funções sociais seguem um caminho diferente do que temos por aqui.

ecovilas

Créditos: DisobeyArtPh | Fonte: Envato Elements

Conceitos e práticas como o uso de fontes alternativas de energia, agroecologia, permacultura, bioconstrução, economia solidária e criativa, são algumas das características mais comuns entre essas comunidades fora do padrão.

Em seu livro “Ecovilas e a construção de uma cultura alternativa, a mestra em psicologia social pela USP e doutora em desenvolvimento sustentável pela Universidade de Brasília, Rebeca Roysen as definiu assim:

“As ecovilas são comunidades intencionais sustentáveis, isto é, são grupos de pessoas que se unem para criar um estilo de vida de baixo impacto ambiental e relações interpessoais mais cooperativas e solidárias. A vida numa ecovila se baseia nos seguintes pilares: pacifismo, autogestão, práticas ecológicas, laços comunitários, experiências poéticas ou transcendentes e busca de autoconhecimento”

É importante dizer também que as ecovilas seguem as características da biorregião onde se encontram, sempre celebrando a diversidade cultural, espiritual e ecológica do indivíduo e do espaço onde ela está localizada.

ecovilas

Créditos: Vanenunes | Fonte: Envato Elements

Rede Global de Ecovilas (GEN)

E onde encontro esses povoados? Existem comunidades já em atividade? 

A resposta é sim, e há tempos!

Diferentes comunidades alternativas e experimentos comunitários existem há décadas, mas no começo da década de 1990 elas começaram a se interconectar e a criar alguns padrões de sustentabilidade. 

Em 1995, o conceito de ecovilas foi oficialmente lançado em um encontro de comunidades chamado “Ecovilas e Comunidades Sustentáveis – modelos de vida no Século XXI”, realizado na Fundação Findhorn, uma das primeiras e mais importantes ecovilas do mundo, localizada na Escócia.

Ficou definido então que existem dois tipos de ecovilas: as tradicionais em espaços rurais, que buscam um desenvolvimento sustentável; e as intencionais, onde um grupo de pessoas com a mesma visão e propósito iniciam uma nova comunidade – que pode ser urbana, uma casa comunitária, por exemplo.

Ambos tem como mote o uso inteligente de recursos, a permacultura, a regeneração da natureza, convivência pacífica baseada no diálogo, e a busca pelo aprendizado.

Nesse encontro também foi estabelecida, a partir das 9 ecovilas participantes, a Rede Global de Ecovilas (GEN – Global Ecovillage Network).

Hoje essa mesma rede abraça mais de 15 mil ecovilas participantes, fomentando discussões mundo afora e agindo politicamente inclusive com status consultivo na ONU, como se fosse uma ONG.

Por falar em ONU, Em 1998, ela nomeou as ecovilas como uma das 100 melhores práticas para o desenvolvimento sustentável, e como modelos de vida sustentável.

A Rede Global de Ecovilas possui um site (em inglês), com mais informações, possibilidades de voluntariado e muito mais, além de linkar as redes locais de comunidades em todo o mundo. No nosso caso, estamos sob o olhar da CASA, célula que trata das ecovilas na América Latina.

ecovilas

Créditos: Stockfilmstudio | Fonte: Envato Elements

Ecovilas no Brasil

Dados da Rede Global de Ecovilas (GEN) atestam que hoje existem mais de 300 ecovilas distribuídas em todas as regiões do Brasil.

Muitas dessas ecovilas, além de terem moradores fixos, também recebem visitantes para retiros, vivências, cursos e atividades.

Para saber mais sobre como é viver em ecovilas no Brasil, sugerimos o documentário “Ecovilas Brasil – Caminhando para a Sustentabilidade do Ser”, filme com uma hora de duração que mostra um perfil de diversas comunidades brasileiras.

O filme está disponível na íntegra via YouTube, no canal Ecovilas Brasil, que além desse filme, traz uma porção de vídeos sobre o assunto. Vale a pena dar uma olhada.

E ai? Você moraria em uma comunidade como essas? Tem vontade de conhecer e vivenciar outro tipo de pensamento social? Por quê?

Conta aqui pra gente nos comentários!

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!