Sumário
Principalmente após o lançamento do livro e filme “O Segredo”, de Rhonda Byrne, a Lei da Atração ficou popular em todo o mundo, tendo impacto significativo na vida das pessoas e na cultura popular.
O que muita gente não sabe, é que a Lei da Atração faz parte de um conjunto de outras leis, as Leis Universais.
Estas são leis, ou princípios, que regem tudo o que acontece no universo. Todas elas foram projetadas para ajudar a humanidade a buscar a felicidade através do amor e do perdão, à medida que harmonizamos nosso ambiente para criar realidades melhores.
Mas você sabe de onde elas surgiram?
Quem criou as 12 Leis Universais?
As Leis Universais derivam de outros ensinamentos antigos ao longo do tempo, entre eles as 7 leis herméticas registradas no antigo livro Caibalion.
O Caibalion é um texto publicado em 1908 pela Yogi Publication Society sob o pseudônimo de “os Três Iniciados”, mas sua autoria e origem permanecem desconhecidos.
Seu conteúdo reúne trechos dos escritos herméticos, como a “Tábua de Esmeralda” – texto que deu origem a alquimia, e contém a essência dos ensinamentos de Hermes Trismegisto, o mesmo ensinado nas escolas herméticas do Antigo Egito e da Antiga Grécia.
No Caibalion temos as sete leis herméticas, as quais são baseadas nos princípios que regem todas as coisas. São elas:
- Lei do Mentalismo: “O Todo é Mente; o Universo é mental“.
- Lei da Correspondência: “O que está em cima é como o que está embaixo. O que está dentro é como o que está fora“.
- Lei da Vibração: “Nada está parado, tudo se move, tudo vibra“.
- Lei da Polaridade: “Tudo é duplo, tudo tem dois polos, tudo tem o seu oposto. O igual e o desigual são a mesma coisa. Os extremos se tocam. Todas as verdades são meias-verdades. Todos os paradoxos podem ser reconciliáveis“.
- Lei do Ritmo: “Tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés, tudo sobe e desce, o ritmo é a compensação“.
- Lei do Gênero: “O gênero está em tudo: tudo tem seus princípios masculino e feminino, o gênero manifesta-se em todos os planos da criação“.
- Lei de Causa e Efeito: “Toda causa tem seu efeito, todo o efeito tem sua causa, existem muitos planos de causalidade, mas nada escapa à Lei“.
A própria Lei da Atração, assim como as demais Leis Universais, foram antecipadas neste conteúdo e desenvolvidas a partir dele, como você poderá ver a seguir.
As 12 Leis Universais
As 12 leis universais são agrupadas em duas categorias:
Leis absolutas
As leis absolutas são as três primeiras. Elas não podem ser transcendidas ou mudadas e, portanto, são eternas.
Leis condicionais/transitórias
Ao contrário das Leis Universais absolutas, as leis transitórias são mutáveis. Isso significa que você pode usá-las para criar e até mesmo mudar sua realidade.
Lei da unidade divina
Esta é a lei sobre a qual todas as outras se baseiam. Ela afirma que estamos todos conectados através da criação. Cada átomo dentro de você está conectado de alguma forma ao resto do universo.
Cada pensamento que temos, cada decisão, cada ação ou inação – tem um impacto em tudo e em todos ao nosso redor. Estamos todos conectados.
Esta é a base de muitas religiões e implica que todo o amor que você envia, volta, e que todo o mal que você faz (a si mesmo ou aos outros) também retorna a você.
Através da Lei da Unidade Divina, podemos apreciar o fato de que toda a humanidade e a criação são uma, independentemente de todas nossas diferenças.
Lei da vibração
De acordo com essa lei, toda a matéria é composta de partículas que vibram em uma determinada frequência. Nada nunca fica parado, tudo no universo se move, viaja e vibra em movimentos circulares.
Isso também se aplica aos nossos sentimentos, pensamentos, sonhos e nosso livre arbítrio.
A expressão “semelhante atrai semelhante” se refere a isso, sobre como nossa própria energia vibracional atrai ou se alinha com a mesma energia vibracional ou similar.
Felizmente, temos controle total sobre a energia que emitimos para o universo e, portanto, controle sobre qual energia se alinha com a nossa, e volta para nós.
Lei de ação
A Lei da Ação está relacionada à nossa capacidade e desejo de nos manifestarmos aqui na terra. Ela nos desafia a buscar ativamente nossos objetivos de vida, trata sobre tomarmos ação intencional, atitudes que apoiam nossos sonhos, desejos, pensamentos e sentimentos.
É aquela coisa do “uma ação vale mais do que mil palavras”. Suas ações estão apoiando seus desejos? Suas ações estão apoiando seus sonhos e apoiando a vida que você está trabalhando para criar para si mesmo?
Suas ações são poderosas e se ligam a todas as outras Leis Universais. Faça sua parte, dê o primeiro passo, e o universo o acompanhará. Acima de tudo, a ação deve ser inspirada e não motivada.
Lei da correspondência
A Lei da Correspondência está intimamente ligada à Lei da Unidade Divina e pode ser a mais poderosa de todas as Leis.
Como dentro, assim fora. Como acima, assim abaixo. Esses ditados definem essa lei, ou seja, que seu mundo interior determinará o que se manifesta em seu mundo exterior
Nossas ações externas são uma manifestação de nossos pensamentos internos. Se o seu processo de pensamento for produtivo e organizado, você provavelmente tomará decisões melhores e mais frutíferas.
Mas se você está lutando com conflitos internos, esses conflitos podem se espalhar para o seu mundo físico e interferir na sua busca pela felicidade.
Essa lei te mostra que somos seres mais espirituais do que físicos. Cada passo que você dá no mundo terreno com o seu eu físico é, na verdade, um reflexo do eu espiritual divino, tentando se realizar.
Lei de causa e efeito
Cada ação recebe uma reação igual, as escolhas têm consequências, o que plantamos, eventualmente colhemos, etc. Estas são algumas das diferentes interpretações da Lei de Causa e Efeito.
Essa é uma das leis espirituais mais amplamente aplicadas, e ela diz respeito sobre assumirmos total responsabilidade e prestação de contas por nossas vidas.
Somos responsáveis por tudo o que nos acontece, energeticamente, subconscientemente e intencionalmente, através de nossas ações, palavras, pensamentos e desejos.
Lei de compensação
A Lei de Compensação quase pode ser vista como a extensão da Lei de Causa e Efeito. É a confiança de que você será recompensado, desde que esteja aberto para receber essa compensação das muitas maneiras que o universo pode oferecer.
O que nos acontece são formas de compensação por nossas ações diretas e indiretas ao longo desta vida.
A compensação não deve ser vista apenas na perspectiva do bem e do mal, ou do positivo e do negativo. Ela é simplesmente o resultado do que você realiza.
Lei da atração
A Lei da Atração está diretamente relacionada à nossa capacidade de criar o que manifestamos em nossas vidas. Todos os nossos pensamentos, palavras, sentimentos e energias atraem energias semelhantes.
Semelhante atrai semelhante. Energias positivas, atraem energias positivas. Energia negativa, atrai energia negativa. Onde seu foco está, é o que irá prosperar.
Fizemos um artigo especial sobre a Lei da Atração, onde esmiuçamos e detalhamos mais esta que é a mais popular entre as 12 Leis Universais.
Aproveitando, caso você não tenha assistido ainda, deixamos abaixo o link do filme baseado no livro “O Segredo”, o grande responsável por tal popularização.
Lei da transmutação perpétua de energia
A Lei da Transmutação Perpétua de Energia se liga em Leis Universais das quais falamos antes – a Lei da Vibração, a Lei da Correspondência, a Lei da Atração.
Ela se concentra em nossas habilidades de mudar e alterar qualquer condição ou experiência em nossas vidas com a qual não estejamos satisfeitos.
Vibração de energia mais alta, transforma energia mais baixa. A energia positiva é mais poderosa que a energia negativa.
A mudança é a única constante na vida. Você pode transmutar tudo. A menor ação pode ter um efeito profundo, mudando e elevando as coisas profundamente.
Lei da relatividade
Nada e ninguém é inerentemente bom ou ruim, é circunstancial e neutro. Tudo é uma questão de perspectiva sobre qualquer situação ou desafio.
Por exemplo, se você não está satisfeito com a vida que leva, pode ser porque você está se comparando com a vida de outra pessoa. Em vez disso, melhor seria apreciar e ser grato pelo que temos, sem precisar se comparar.
Ao compararmos podemos achar a nossa pior que a do outro, ou mesmo reconhecer que existem situações bem piores que as nossas. É tudo relativo.
A Lei da Relatividade afirma ainda que cada pessoa receberá uma série de situações, eventos ou problemas, com o único propósito de crescimento pessoal e fortalecimento de nossa ‘luz interior’.
Compreender que, do que nos é dado na vida, não há nada que não possamos lidar ou suportar, garante que tenhamos perspectiva em situações difíceis.
Lei da polaridade
A Lei da Polaridade é paralela à Lei da Relatividade. De acordo com essa lei, tudo na vida tem um exato oposto, há dualidade em tudo.
A luz existe porque há escuridão, o bem existe porque há o mal, etc. Além disso, só pode haver uma das duas formas conflitantes existentes em um determinado período. Sendo forças altamente opostas, elas não podem compartilhar o mesmo espaço e tempo.
Esta lei nos ensina que conseguimos suprimir e transformar pensamentos indesejáveis, concentrando-nos em seu oposto e, assim, trazendo a mudança positiva desejada.
Lei do ritmo
Essa lei trata sobre como nada permanece igual, sobre como o universo está fluindo continuamente. Tudo se move e vibra em um determinado ritmo.
Ritmo, ciclos, são uma parte natural do universo, desde o ciclo menstrual, até as estações do ano, as fases da lua, etc. e temos que compreender que tudo tem o seu momento, que nada, absolutamente nada, dura pra sempre.
Quando você domina o ritmo, consegue superar as fases ruins de qualquer ciclo com muito mais tranquilidade.
Lei do gênero
Aqui não se trata de gênero biológico, mas sim energético.
O feminino (yin) e o masculino (yang) são a expressão de duas forças primordiais no universo. Um é ativo, brilhante, focado externamente e sempre em movimento. A outra é quieta, contida, sombria e focada internamente.
Essas duas forças não existem uma sem a outra, e ao contrário da Lei da Polaridade, onde apenas uma das forças conflitantes pode existir em um determinado momento, a Lei do Gênero afirma que uma pessoa pode manifestar duas vibrações opostas ao mesmo tempo.
Tudo o que temos que fazer é encontrar um equilíbrio entre essas energias.
Comentários