Sumário
A PNL, programação neurolinguística, é daquelas coisas que impactam positivamente a vida das pessoas e, por sua efetividade, se propaga através do famoso boca-a-boca.
Quem já teve contato mais profundo com esse conteúdo faz questão de propagá-lo, então não é difícil você já ter sido impactado por alguma sugestão ou oferta de Cursos de PNL em sua jornada de autoconhecimento e autodesenvolvimento.
Mesmo encontrando essas ofertas, talvez você tenha ficado na dúvida sobre fazer ou não fazer Cursos de PNL. O quanto isso poderia ser realmente útil na sua vida, se ele realmente ajuda em seu crescimento pessoal, profissional, etc.
Neste artigo traremos para você 6 motivos pelos quais você deveria considerar a ideia de experimentar um curso de programação neurolinguística. São benefícios básicos que o PNL nos oferece, e que podem ser exatamente o que você está precisando e/ou procurando neste momento da sua vida.
Pra começar nosso papo, vamos primeiro repassar como funciona a PNL.
Como funciona a PNL?
A programação neurolinguística (PNL) é um método desenvolvido e co-criado por dois especialistas em autoajuda, o psicólogo Richard Bandler e o linguista John Grinder, na Califórnia, Estados Unidos, na década de 1970.
É uma metodologia que usa uma combinação de técnicas cujo objetivo é ajudar as pessoas a desenvolver ferramentas que podem torná-las mais eficientes tanto no campo pessoal quanto no profissional.
Chama-se programação neurolinguística porque combina três coisas. O “neuro” refere-se à informação que chega através de seus sentidos e é armazenada em seu cérebro e corpo. O “linguístico” é para as palavras que você escolhe para dar sentido ao que você percebe ou ao que você quer. A “programação” é pela forma como você combina o que observa, o que pensa e o que faz para gerar resultados satisfatórios.
A ideia principal da aplicação da PNL é identificar seus objetivos e avançar em direção a eles com uma abordagem mais efetiva e direta.
É como se fosse um manual de instrução do funcionamento do cérebro humano, compreendendo como ele capta, registra e processa informações através dos cinco sentidos e os transforma em padrões conscientes e inconscientes.
Sabendo como é este processo, conseguimos alterar tais padrões, inclusive em nós mesmos, para assim ir além das nossas limitações, aprimorando nossas competências em qualquer campo de interesse.
Uma pessoa pode se transformar modelando as técnicas da PNL. Quando você pensa melhor, você faz melhores escolhas e desenvolve melhores habilidades.
Para demonstrar um pouco mais sobre a importância da PNL, disponibilizamos abaixo um vídeo da palestra do especialista Marco Túlio Costa, que fala mais sobre o funcionamento da PNL, em vídeo registrado e publicado pelo canal da ISAE – Escola de Negócios.
Por que devo fazer Cursos de PNL?
A seguir enumeramos alguns argumentos e ideias que podem te ajudar na decisão sobre fazer ou não fazer um curso de programação neurolinguística.
Com Cursos de PNL, você pode conquistar:
Uma melhor comunicação
Quem sabe se comunicar de forma clara e eficaz, consegue mais em sua vida profissional e pessoal.
A PNL te ajuda a se comunicar melhor, de forma mais eficaz e persuasiva, inclusive ao falar em público ou fazendo apresentações, vencendo a timidez e demais crenças limitantes.
Além da linguagem verbal, ela também desenvolve sua linguagem não verbal, e permite que você também compreenda as mensagens emitidas desta forma com o mínimo de ruído.
Um aprendizado melhor
A PNL pode ser usada para melhorar a capacidade de transmitir e receber informações de maneira a facilitar o aprendizado. Por exemplo, identificando estilos naturais de aprendizagem, uso de pressupostos e padrões de linguagem em quem ensina, e em quem aprende.
Relações melhores
A PNL melhora a maneira como você interage com outras pessoas. As estratégias de PNL também o ajudam a viver em harmonia com os membros de sua família, convívio social e do seu trabalho.
Mais compreensão sobre o outro
Com a PNL conseguimos mapear o próximo, compreendendo os passos e critérios que levam as pessoas a tomarem certas atitudes ou programações. É mais do que se colocar no lugar do outro, é compreender seu processo cognitivo, como ela funciona, suas ações, motivações e reações.
Aprimoramento da inteligência emocional
Já falamos aqui na revista sobre a importância da Inteligência Emocional, a nossa capacidade de lidar e controlar nossas próprias emoções.
A PNL te ajuda a aprimorar essa inteligência e dá ferramentas que te auxiliam na relação com o seu sentimento e com os sentimentos do próximo, incluindo aí o gerenciamento de conflitos, negociação e resolução de problemas.
Mais autoconhecimento
A PNL nos capacita a compreender nossos próprios programas, crenças limitantes e as coisas que nos tornam quem realmente somos. Com isso, a PNL também nos dá as ferramentas para mudar o que não está funcionando em nossa vida, e melhorar o que está!
Aprendemos como nosso cérebro funciona e como isso afeta as coisas, como nosso humor, comportamentos, valores e decisões.
Onde encontrar Cursos de PNL?
Não é necessário ter nenhum conhecimento prévio de aprendizado antes de estudar a programação neurolinguística, seu aprendizado é livre e acessível a todos os públicos.
Os Cursos de PNL possuem diferentes abordagens e níveis, podendo ser de módulo único, ou composto de diferentes estágios, indo do básico ao avançado. Existe até mesmo uma pós-graduação com especialização em programação neurolinguística certificado pelo MEC.
Em nosso portal, www.meuretiro.com.br, você pode encontrar alguns Cursos de PNL disponíveis, online e presenciais, bem como mestres do tema para aulas particulares.
Navegue em nosso banco de dados e encontre o tipo de curso ideal para você.
Bons estudos!
Comentários