Sumário
Aqui na revista Meu Retiro estamos sempre falando de diferentes Tipos de Meditação, para que você sempre diversifique suas práticas e experiências. Neste artigo falaremos sobre a meditação da bondade amorosa. Já ouviu falar? Bom, talvez com outro nome…
Meditação da bondade amorosa, meditação do amor, meditação do amor universal… São diversas traduções diferentes para nomear a Metta Bhavana, ou se preferir a versão brasileira, a Metabavana.
O nome desta prática inclusive já deixa bem clara a sua intenção. Ela vem da língua Páli – uma forma simplificada de sânscrito, antiga língua indiana, próxima daquela falada pelo Buda – e sua tradução é conhecida assim: Metta que quer dizer amor, amizade ou bondade; e Bhavana, quer dizer produzir, cultivar, ou mesmo em alguns contextos, meditar.
Porém, mais importante do que a tradução fiel de seu nome original, é seu propósito. A Metabavana é uma meditação amorosa muito forte, que tem o potencial de afetar todos os aspectos de sua vida, incluindo suas interações com os outros.
Esta prática foi ensinada pelo próprio Buda, com suas raízes mais antigas do que ele mesmo, para aumentar nossa capacidade de sermos pessoas mais gentis, atenciosas, bondosas e amorosas.
Ao cultivarmos a bondade amorosa com os outros, desejando-lhes o bem, também estamos trazendo o bem para nós mesmos. O hábito de ser amoroso com tudo em nossa volta, faz com que nossas ações também assim o sejam, aprendendo inclusive a sermos amorosos com nós mesmos.
Ficou curioso para saber mais? Está pensando em praticar?
Veremos a seguir como é essa meditação da bondade amorosa, e como ela pode ser feita ai mesmo na sua casa.
O que a Metabavana tem de diferente, e como pratica-la
A Metabavana faz parte de uma série de quatro estados meditativos, pensamentos e ações a serem cultivados na meditação budista, chamadas brahma-viharas, ou “moradas sublimes”, que compreende nas seguintes virtudes e práticas:
-
Metta (bondade amorosa) – é um amor suave, carinho e cuidado com os outros e consigo mesmo.
-
Karuna (compaixão) – é um coração que cuida de todos. Inclui empatia, conseguir ver a posição da outra pessoa e cuidar dela.
-
Mudita (alegria com os outros) – também chamado de alegria simpática ou alegria apreciativa. É a capacidade de ser feliz quando você vê os outros felizes.
-
Upekkha (equanimidade) é o estado mental equilibrado, inabalável, neutro diante das oito vicissitudes da vida: perda e ganho, boa e má reputação, louvor e censura, e tristeza e felicidade.
A Metabavana é o primeiro dos quatro sentimentos e práticas, com ela é possível desenvolvermos a bondade para existir uma consciência maior de compaixão e empatia, e como o budismo ensina, a felicidade vem da empatia com os outros, da conexão e do cuidado.
O caminho então é assim: a Metabavana desenvolve a bondade amorosa sobre nós e os outros, o que nos leva a compaixão e empatia, o que por sua vez nos conduz a alegria simpática, e finalmente nos derrama na equanimidade, o estado onde nós estendemos o amor e a bondade para todos os seres vivos.
Para o começo desta jornada em sua forma mais popular, a prática é dividida em cinco etapas, cada uma com cerca de cinco minutos de duração.
Em cada uma delas cultivamos a bondade para uma persona:
-
Nós mesmos;
-
Um amigo;
-
Uma pessoa “neutra” – alguém por quem não temos sentimentos fortes;
-
Uma pessoa “difícil” – alguém com quem temos conflitos ou sentimentos de má vontade;
-
Todos – Uma atitude geral de bondade, de modo que qualquer pessoa que pensemos ou encontremos, a encontremos de uma maneira gentil.
A meditação pode ser feita seguindo essa programação completa, ou focando em apenas uma persona por vez.
Com a mente pronta, não existe uma posição específica para realização desta meditação, pode ser em posição de lótus, por exemplo. O importante é que você se sinta confortável, e que ela te permita ficar na mesma posição por um período mais longo, já que a Metabavana pode ter duração de 5 minutos, até uma hora.
Acomodado, colocamos foco total na intenção da bondade amorosa, e repetimos silenciosamente, ou em voz alta, uma série de afirmações, mentalizando e citando as personas: primeiro nós mesmos, depois o nome de um amigo, depois de uma pessoa neutra, de uma pessoa difícil e, por fim, todo estes juntos.
Existem diferentes versões para as frases de afirmação, mas a base é tipicamente a seguinte:
Que NOME DA PESSOA ou VOCÊ MESMO esteja feliz e em paz;
Que NOME DA PESSOA ou VOCÊ MESMO não sofra nenhum mal;
Que NOME DA PESSOA ou VOCÊ MESMO encontre a verdadeira felicidade;
Que NOME DA PESSOA ou VOCÊ MESMO supere as causas do sofrimento;
Que NOME DA PESSOA ou VOCÊ MESMO supere e se livre do carma negativo;
Que NOME DA PESSOA ou VOCÊ MESMO seja lúcido de modo natural;
Que NOME DA PESSOA ou VOCÊ MESMO consiga ajudar outros seres;
Que NOME DA PESSOA ou VOCÊ MESMO encontre a sua fonte de felicidade.
Cada vez que as frases são repetidas, deve-se incluir ou o “eu” ou o nome da pessoa amiga – neutra – difícil – e por fim todos, na área em negrito.
Durante a prática da meditação, e com sua constância, sentimentos como raiva, ódio, ilusão, são substituídos pela compaixão, auto aceitação, empatia, bondade, e principalmente, amor.
Sobre quais benefícios a prática desta meditação pode nos trazer, Buda disse:
“Se a liberdade da mente trazida pelo amor for cultivada e aprimorada, sempre praticada, feita seu veículo e base, fortalecida, consolidada e adequadamente empreendida, ela será abençoada de onze maneiras. A pessoa dorme feliz, acorda feliz, não tem pesadelos, é querida pelos humanos, querida pelos não humanos, querida pelos deuses, protegida do fogo, do veneno e das armas, facilmente concentrada, tem uma tez (pele) radiante, falece pacificamente e após a morte no mínimo renasce no céu.”
Pratique a Metabavana agora
Se você tem alguma dificuldade em decorar as frases, ou mesmo em se concentrar na meditação sem uma voz guia, deixamos abaixo um vídeo do canal Vivendo o Momento Presente, com uma meditação Metabavana guiada com quase 15 minutos de duração.
Experimente esta meditação guiada, e caso queira se aprofundar mais neste tipo de prática, procure em nosso portal, www.meuretiro.com.br, e encontre retiros e aulas de meditação de diversos tipos, para diferentes finalidades.
Permita-se viver essas experiências transformadoras e encha sua vida de bondade e amor.
Comentários