Sumário
Apesar de ‘Autodesenvolvimento’ ser uma palavra simples e de fácil entendimento, seu conceito é um pouco mais elaborado do que imaginamos ao passar os olhos sobre ela.
Inclusive é bem comum que se confunda o Autodesenvolvimento com desenvolvimento pessoal, coisas que parecem iguais, mas são conceitos diferentes. Vamos começar falando sobre isso.
Sim, apesar da similaridade das expressões, Autodesenvolvimento e desenvolvimento pessoal não se referem a mesma coisa.
Ambos transmitem uma mesma ideia central, a de assumir responsabilidades sobre si e seus objetivos buscando uma melhoria pessoal, mas há uma diferença tão clara quanto sutil entre elas.
No Autodesenvolvimento há uma preocupação de curto prazo em desenvolver e evoluir constantemente habilidades e competências que já possuímos. Já no desenvolvimento pessoal há uma preocupação de se aprender novas habilidades para que se alcance objetivos durante toda uma vida.
Ou seja, os conceitos não estão distantes, e podem até mesmo ser complementares um do outro, mas não são a mesma coisa.
Então o que é Autodesenvolvimento, afinal? O que exatamente quer dizer essa expressão?
Definição de Autodesenvolvimento
O Autodesenvolvimento é um processo consciente de melhora de si mesmo em vários aspectos da vida. É uma busca constante de crescimento e evolução pessoal através do desenvolvimento e aprimoramento de habilidades, competências e conhecimentos.
O objetivo final do Autodesenvolvimento é nos tornar pessoas auto-realizadas, protagonistas de nossas conquistas e evoluções.
O processo de Autodesenvolvimento inclui três componentes principais:
Aprimoramento de Habilidades
Aqui são trabalhadas as habilidades interpessoais – como você interage e desenvolve suas relações com os outros, tanto no campo pessoal quanto no profissional; e as habilidades pessoais – conhecimentos técnicos, gerenciamento de tempo e sentimentos, definição de metas, tomada de decisões, etc.
Condicionamento Mental
Tal qual o processo de condicionamento físico, o condicionamento mental é construir e fortalecer a mente. Técnicas como a meditação, exercícios respiratórios e relaxamento são usados para melhorar a qualidade do raciocínio, a autoconfiança, o foco e a assertividade.
Criação de Hábitos e Rotina
Hábitos são comportamentos rotineiros automatizados e sem intenção. O Autodesenvolvimento cria novos hábitos, constrói uma nova rotina, para nos trazer mudanças positivas em nossa vida.
Aproveitando o assunto, vale indicar que aqui na revista temos um artigo bem interessante sobre a formação e mudança de hábitos.
A importância do Autodesenvolvimento
O Autodesenvolvimento é uma das coisas mais importantes que você pode fazer por si mesmo, peça fundamental para o seu crescimento pessoal.
Quando nos desenvolvemos, ficamos melhor preparados para alcançar nossos objetivos, somos mais seguros e confiantes em nossas decisões, e cientes do controle sobre nossa própria vida.
O Autodesenvolvimento te permite aproveitar mais do seu viver cotidiano, mirando novos objetivos, com uma maior consciência sobre si mesmo, conhecendo suas habilidades, valores, características, pontos fortes e fracos.
Com o Autodesenvolvimento também vem novas possibilidades. Você abre sua mente sobre novos caminhos possíveis para onde você pode conduzir a sua vida, e sobre como atingir o seu sucesso pessoal e conquistas realmente significativas.
Acompanhado do desenvolvimento pessoal, que lhe permite aprender novas habilidades para avançar em sua jornada, autodesenvolver-se é sobre não se limitar, é desbloquear uma melhor versão de si mesmo, identificar seus pontos fracos e fortes, trabalhar em seu aprimoramento, para assim crescer positivamente como ser humano, ter relações melhores, e liberar seu potencial máximo em todas as áreas da sua vida.
Como aprimorar nosso Autodesenvolvimento
Abaixo temos algumas dicas de como aprimorar o seu processo de Autodesenvolvimento. São toques de coisas simples de se fazer, pensamentos e atitudes cotidianas que vão te ajudar a moldar um caminho mais tranquilo para sua própria evolução.
Pratique o autoconhecimento
A primeira coisa a fazer no caminho do Autodesenvolvimento, é conhecer a si mesmo. Com o autoconhecimento é possível tomar as rédeas das suas decisões, acreditar mais em si próprio e no que você faz, superar medos e limitações, identificando seus pontos fortes e suas fragilidades a serem trabalhadas.
Há diversos caminhos para o autoconhecimento – aqui, por exemplo, indicamos alguns deles. Confira.
Aproveite o momento presente
O ontem já passou, e o amanhã não existe ainda, você só tem o hoje. Viva o momento, esteja 100% presente. Use as lições aprendidas ontem para guiar sua conduta e escolhas de hoje. Não espere o amanhã, realize hoje.
Tenha planejamento
Planeje o que você vai fazer amanhã. Veja o que é prioridade e otimize seu tempo de forma eficaz. Antes de dormir, anote suas atividades do dia seguinte, e se possível mantenha um diário, anotando o que fez no dia que acabou. Anote seus sentimentos, pensamentos, quais ações provocaram quais reações, etc. Manter um diário é também uma forma de aprender mais sobre si mesmo, e vai te ajudar nas suas atitudes e decisões de amanhã.
Priorize a si mesmo e aprenda a dizer ‘não’
Faça coisas que são importantes para você. Faça pelos outros, ajude o próximo, mas não se esqueça de se colocar nessa lista de recebedores de benfeitorias.
Siga a sua paixão e a sua vontade, e aprenda a dizer não ao que não lhe contempla 100%. Não quer fazer, não faça. Não quer ir, não vá. Respeite-se, priorize-se.
E não se preocupe se isso parecer egoísmo, conhecendo bem a si mesmo é fácil perceber quando estamos sendo egoístas ou não, sempre em tempo de mudar nossa atitude e postura.
Ouça mais
Ouvir é uma virtude. Assim como você quer e gosta de ser ouvido, aprenda a ouvir. Quando ouvimos o outro com atenção, ele se sente importante e respeitado. E claro, irá retribuir quando for a sua vez de falar.
Pratique a gratidão
A gratidão é uma atitude que só traz bons resultados para a sua vida. Já fizemos um artigo aqui na revista falando sobre os benefícios da gratidão cientificamente comprovados.
Reconheça e seja grato por coisas cotidianas, que muitas vezes são negligenciadas. Depois de começar a procurar, você ficará surpreso ao ver quantas pequenas coisas pelas quais deveríamos realmente ser gratos, passam despercebidas em nosso dia a dia.
Não reclame e não compare
Ao praticar a gratidão, percebemos como muitas vezes reclamamos e somos negativos sem motivo real. É natural a gente reclamar de uma coisa ou outra, mas reclamar de tudo, e sem trazer soluções, é absolutamente contraproducente. Se for reclamar de algo, já o faça acompanhado de uma solução ou melhoria.
Também não se compare, nem compare as coisas, esta é uma atitude negativa e que normalmente é injusta, com você e com o outro.
Comece já o seu Autodesenvolvimento
Que melhor momento para começar esta jornada, senão agora?
Acesse nosso Portal Meu Retiro, e tenha acesso a centenas de experiências transformadoras e mestres inspiradores que podem te ajudar a seguir essa trilha do Autodesenvolvimento.
Para te inspirar, deixamos aqui um vídeo do canal da Bru Fioreti, que fala sobre como começar já o seu plano de Autodesenvolvimento.
Já podemos começar?
Comentários