Sumário
“…e foram felizes para sempre”.
Quantas histórias você já viu que encerram desse modo? Mas será que é simples assim? Será que todo mundo sabe Como Ser Feliz no Casamento?
Nem todas as pessoas querem se casar ou dividir sua vida com alguém, mas para diversas pessoas, o casamento é um dos grandes pilares do viver, onde muitos apostam sua felicidade e realização.
Ao assumir esse compromisso, muitas pessoas não estão preparadas para as adversidades, desafios e dificuldades que a vida a dois proporciona, mas existem algumas dicas que podem ajudar a compreender sobre Como Ser Feliz no Casamento.
É claro, não existe fórmula mágica ou resposta fácil sobre Como Ser Feliz no Casamento, mas existem algumas ideias sobre as quais você pode refletir, que podem influenciar diretamente no sucesso da sua relação.
Na lista abaixo separamos algumas dessas dicas, todas elas cientificamente comprovadas, seja através de pesquisas ou estudos acadêmicos.
Como Ser Feliz no Casamento, afinal?
Antes das dicas vale lembrar que um casamento feliz não é um casamento sem discussões pontuais ou discordâncias. Isso faz parte de qualquer relação, e é possível tirar lições valiosas desse tipo de situação.
O ponto aqui é sobre ter uma relação mais sólida e saudável entre você e sua outra parte, a construção de uma rotina mais feliz e pacífica a partir de dicas simples que operam em pontos sensíveis da relação a dois.
Veja com quais você se identifica, quais se encaixam melhor com o seu relacionamento, e coloque já em prática!
Tenha laços afetivos fora do casamento
O casamento deve ser seu relacionamento principal, mas não precisa ser o único.
É comum casais pós-matrimônio abrirem mão de outras amizades, ou mesmo se afastarem de outros familiares, dedicando atenção exclusivamente àquele novo núcleo familiar, acreditando que eles precisam apenas um do outro para se sentirem completos.
Isso não é um pensamento saudável ou realista. O contato com outras pessoas, amigos, familiares, é importante para a troca de experiências, para diferentes acolhimentos e suportes, e para desafogar o cônjuge da responsabilidade de ser o único apoio emocional disponível.
Tenha uma vida íntima ativa
Uma vida sexual ativa é parte importante da receita de Como Ser Feliz no Casamento. Casais menos ativos sexualmente experimentam menos satisfação conjugal, de acordo com um estudo conduzido pela publicação The Journal of Sex Research.
É natural, mas não mandatório, que com o tempo a frequência sexual diminua. Porém, é importante pontuar a individualidade dos casais. Ninguém deve definir a quantidade de sexo que é ‘normal’ ou ‘saudável’ para um casal, isso é algo que somente eles, e sua rotina, sabem mensurar como ideal.
O fato é que o sexo saudável possui diversos benefícios biológicos e emocionais que não devem ser ignorados, pelo contrário, devem ser enaltecidos e aproveitados.
Pratique a gratidão
Em 2007, pesquisadores da Arizona State University perguntaram a parceiros casados, se eles apreciavam as tarefas feitas pela outra pessoa. Apesar de a maioria ter dito que se sentiam gratos por isso, muitos não transmitiam esses sentimentos a seus parceiros.
Nesta mesma pesquisa, foi percebido que, aqueles casais cujo parceiro se sentia apreciado pela gratidão, eram casais com menos ressentimento e desequilíbrio.
Ou seja, quando um dos parceiros sente gratidão, ambos ficam mais satisfeitos com o relacionamento.
Experimente um dia anotar todas as coisas positivas que seu parceiro fez em um dia – e depois agradeça.
Confira aqui um artigo onde falamos sobre os benefícios da gratidão comprovados cientificamente.
Celebre em casal
Segundo pesquisa realizada pelos psicólogos Shelly Gable, professora assistente da UCLA, e Harry Reis, professor da Universidade de Rochester, um dos caminhos de Como Ser Feliz no Casamento, é celebrar as conquistas juntos, mesmo que elas sejam pequenas.
Casais felizes comemoram tanto os grandes feitos, como as pequenas conquistas do dia a dia. Encher o seu relacionamento e seu cotidiano com celebrações positivas, só trará mais saúde e alegria para o seu casamento.
Cultive diariamente a emoção e a surpresa
Alguns dos maiores inimigos de quem busca ser feliz no casamento, são o tédio e a rotina
Um estudo publicado no Journal of Psychological Science em março de 2009 indica que a rotina é um dos principais fatores que atrapalham um casamento saudável.
Por isso é tão importante cultivar e manter, diariamente, a emoção, a excitação, a surpresa, no cotidiano do casal.
Como fazer isso? Buscando novas atividades em casal, compartilhando atividades emocionantes, que geram adrenalina e surpresa.
Que tal tentar fazer algo pela primeira vez toda semana? Pode ser desde um passeio, até uma receita nova. O importante é manter a excitação e ansiedade pelo novo.
Seja feliz, faça o outro feliz, e seja feliz no casamento
Como vimos nas dicas acima, são atitudes simples que podem transformar o seu casamento em algo com mais estabilidade e felicidade, porém, para realizar muitas dessas iniciativas, é preciso estar bem consigo mesmo, para fazer o bem para si, para o próximo e para o todo.
Como fazer o bem pra si? Cultivando o autoconhecimento, o amor-pŕoprio, a empatia, trabalhando com o autocuidado, conseguindo o equilíbrio necessário do corpo, mente e espírito.
Se você ainda não começou a sua jornada de autoconhecimento e autocuidado, contemple a ideia de começar com isso agora.
Em nosso Portal Meu Retiro, é possível encontrar centenas de facilitadores, mestres inspiradores e terapeutas profissionais que irão te ajudar nesta jornada.
Começa por você. Seja feliz, faça o outro feliz e construa relações felizes.
Para aumentar a discussão sobre casamentos felizes, trazemos abaixo a palestra do Patrício Darvisson, empresário e criador do movimento Reinvente Seu Casamento, que ensina formas de preservar o relacionamento, além de ressaltar a importância de um casamento saudável.
Assista a seguir:
Comentários