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5 práticas de Atenção Plena para Crianças Atípicas

Publicado em: janeiro 31, 2024 | Por: Meu Retiro

Sumário

Aqui na revista Meu Retiro sempre falamos dos benefícios da prática do mindfulness, ou atenção plena, em diversas situações e para diferentes públicos, como, por exemplo, a prática do mindfulness no trabalho e da atenção plena para estudantes.

Neste conteúdo vamos ampliar nosso conhecimento sobre o tema do mindfulness, falando sobre como atua e quais os benefícios da Atenção Plena para Crianças Atípicas, especialmente as que estão dentro do espectro autista.

O termo “crianças atípicas” é utilizado para descrever aquelas que apresentam diferenças significativas em relação ao desenvolvimento típico esperado para a idade. Essas diferenças podem envolver aspectos cognitivos, emocionais, comportamentais, sociais ou físicos.

As crianças atípicas podem incluir aquelas com diversas condições, tais como Transtornos do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), transtornos de aprendizagem, transtornos de ansiedade ou depressão na Infância.

Já faz algum tempo que terapeutas, médicos e famílias estão explorando os benefícios potenciais que as práticas de mindfulness podem oferecer aos indivíduos atípicos.

5 práticas de Atenção Plena para crianças atípicas

Créditos: ADDICTIVE_STOCK | Fonte: Envato Elements

Um conjunto crescente de evidências sugere que as intervenções de atenção plena podem melhorar a regulação emocional, as habilidades sociais e o bem-estar geral para pessoas no espectro do autismo.

Além de reduzir o estresse e a ansiedade, a atenção plena tem sido aplicada com sucesso no apoio aos pais de crianças autistas. A parentalidade consciente e programas de formação parental baseados em competências mostraram resultados positivos na gestão do estresse associado à criação de uma criança no espectro do autismo.

Um bom exemplo sobre as pesquisas neste ramo, é este estudo onde pesquisadores estudaram um grupo de 45 crianças com autismo com idades entre 8 e 19 anos, e seus pais, para compreender o valor das intervenções de atenção plena.

A conclusão é categórica ao dizer que “os resultados mostram melhorias nos problemas de comunicação social, no funcionamento emocional e comportamental, na parentalidade e na consciência parental, que parecem durar até 1 ano após a intervenção. (…) É importante ressaltar que isso implica que um programa baseado em mindfulness pode melhorar tanto os sintomas do TEA quanto os problemas emocionais e comportamentais comórbidos comuns para crianças de uma ampla variedade de idades, e poderia apoiar as famílias no enfrentamento das exigentes consequências do TEA”.

Vejamos a seguir algumas práticas de Atenção Plena para Crianças Atípicas que podem ser executadas em casa, junto a família, para um melhor desenvolvimento, regulação emocional e bem-estar.

5 práticas de Atenção Plena para crianças atípicas

Créditos: A_medvedkov | Fonte: Envato Elements

Sugestões de práticas de Atenção Plena para Crianças Atípicas

Abaixo vamos listar uma lista com a sugestão de 5 práticas de Atenção Plena para Crianças Atípicas, todas elas fáceis de fazer mesmo para iniciantes, que irão ajudar não apenas a criança, mas também seus pais e pessoas próximas.

  • Meditação Sonora: exercício do sino/campainha

Esta primeira atividade de Atenção Plena para Crianças Atípicas consiste em tocar um sino, ou campainha (ou qualquer sinal sonoro parecido com isso), em qualquer tipo de aparelho, e pedir que a criança com TEA feche os olhos e ouça com toda a atenção as vibrações emitidas pelo sino/campainha.

Instrua a criança a ficar com os olhos fechados, percebendo como o corpo se sente e o movimento de sua respiração, levantando a mão assim que o toque parar. Em seguida, peça ainda que preste atenção a outros sons que ouve depois do sino/campainha por mais um minuto.

Este exercício simples é poderoso para fazer a pessoa desviar a atenção para o momento presente.

Quando essa se torna uma prática regular, o toque pode se tornar um gatilho útil para ajudar a criança a ter calma naquele momento específico.

  • Body Scan: Varredura Corporal

Muitas crianças atípicas podem não saber que é possível ficarem quietas, porém as meditações guiadas podem ajudá-las a reduzir a ansiedade e regular o sistema nervoso

Praticar meditação cria a possibilidade de autorregulação e desenvolve essa importante habilidade.

A varredura corporal, ou body scan, é uma das práticas de Atenção Plena para Crianças Atípicas que ajudam a criar essa relação com seus próprios sentimentos.

Para fazer o body scan, o passo-a-passo é simples: coloque a criança atípica sentada de forma confortável e peça para que ela inspire pelo nariz e expire pela boca com os olhos fechados. Em seguida comece a guiá-la sugerindo que sinta todo o corpo, dando atenção a cada parte dele, a cada membro, dos pés à cabeça.

Ao conduzir uma criança pela varredura corporal, mantenha sua voz o mais neutra, lenta e baixa possível. O som da sua voz e o ritmo constante criarão segurança e os levarão a um relaxamento mais profundo.

Uma vez que essa varredura corporal guiada se torne parte de uma prática regular, as crianças poderão usá-la para encontrar a calma em situações opressivas.

Abaixo você tem um video do canal Smile And Learn onde além de um guia que pode te ajudar a realizar a atividade de varredura corporal, também traz um passo-a-passo de um relaxamento baseado no método Koeppen.

  • Respiração Consciente com Penas

Criar uma consciência sobre a nossa respiração é uma das melhores maneiras de acalmar o sistema nervoso, aliviar a ansiedade, liberar a tensão e criar sentimentos de saúde e bem-estar geral. Para crianças com autismo, podemos promover a consciência da respiração tornando a respiração tangível – algo que elas possam ver, tocar e sentir.

Usando penas – sim, penas de aves, que podem ser artificiais – as crianças podem “ver” sua respiração enquanto ela move o objeto pelo ar.

Esta prática também desenvolve a coordenação olho-mão, habilidades motoras finas e grossas e integração direita-esquerda do cérebro.

  • Mindfulness Baseado em Movimento

Técnicas de mindfulness baseadas em movimento, como o yoga, o tai chi e a caminhada consciente, também funcionam como atividades de Atenção Plena para Crianças Atípicas e podem lhe proporcionar benefícios significativos.

Essas atividades combinam movimento com foco e podem ajudar a melhorar a flexibilidade, equilíbrio e consciência do corpo. Elas são repetitivas, o que pode ser reconfortante para quem tem TEA.

Um estudo sugere que praticar a atenção plena com movimento pode impactar positivamente o bem-estar e a autorregulação de jovens com autismo e seus pais.

Os pais e cuidadores podem apoiar estas práticas participando juntamente com os seus filhos e adaptando as técnicas para atender às necessidades e preferências individuais.

  • Pote de purpurina

Usar um pote de purpurina pode ensinar sobre a atenção plena para Crianças Atípicas, mostrando a conexão entre pensamentos, sentimentos e comportamentos.

Para isso, pegue um pote de vidro, uma garrafa plástica de água ou qualquer recipiente transparente com tampa à prova de vazamentos. Peça às crianças que escolham três cores diferentes de purpurina para representar seus pensamentos, sentimentos e comportamentos.

Certifique-se de que a purpurina seja pesada o suficiente para afundar e encha o pote juntamente com a água. Depois, peça que a criança agite o pote e observe como o brilho se instala após o caos.

Esta técnica permite uma metáfora poderosa que relaciona o estado interno da mente a um objeto visual.

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