Sumário
Já parou pra pensar como dançar nos faz bem?
Já pensou que a dança pode também ser um tipo de terapia?
Pois, é isso que a biodança (ou biodanza, do original espanhol) uma terapia baseada na dança.
Biodança é um neologismo que une a palavra “bio” – vida, em grego, com “dança” – ou danza, em espanhol. Ou seja, a dança da vida.
Mas vamos entender melhor como surgiu e como funciona mais esse caminho para o autoconhecimento e o autocuidado.
Origem da Biodança
“Eu estava interessado em criar um sistema para estimular a alegria de estar vivo, para aumentar a integração entre mente e corpo e para reforçar a conexão entre os seres humanos”
Rolando Toro, criador da biodança
A biodança é um sistema criado pelo professor chileno Rolando Toro Araneda, com base em estudos antropológicos de dança e rituais tradicionais de celebração da vida.
Ela oferece encontros profundos de “vivência” consigo mesmo, com a sociedade e com a vida, celebrando o bem-estar e estimulando a nossa essência saudável.
São mais de 250 exercícios de dança que foram projetados na biodança para aumentar a saúde e a consciência humana, recuperando a alegria e vitalidade e desenvolvendo o potencial para uma vida plena.
A terapia é baseada na música, no movimento e em encontros humanos, um convite para explorar como você se move na pista de dança e como você se move pela vida.
Cada vivência dessa é planejada pelos professores de acordo com seus objetivos, o tema apresentado e a natureza do grupo e do encontro.
Com foco no presente, a biodança nos ensina a ouvir e reativar nossa natureza humana primordial, cujas manifestações se desgastaram ao longo dos anos. Nos permite expressar nosso poder interior em harmonia com os outros e com a própria vida.
Hoje a biodança está difundida em mais de 54 países pelo mundo e conta com mais de 100.000 adeptos.
Conceitos Básicos da Biodança
A biodança usa cinco grupos de potenciais humanos: a vitalidade, a criatividade, a afetividade, a sexualidade e a transcendência.
Ela se sustenta em alguns conceitos básicos o quais apresentaremos a seguir:
O primeiro deles trata do princípio biocêntrico, onde a vida é o centro de tudo e o universo existe porque existe vida.
É uma proposta de reformulação de valores culturais cuja referência é o respeito à vida.
Tudo se organiza e acontece em torno da vida, e quando assumimos esta visão, mudamos a nossa relação conosco e com o mundo.
Todas as ações da biodança são orientadas conforme o fenômeno profundo e comovente que é a própria vida.
O outro conceito é o da vivência, uma experiência vivida com grande intensidade no aqui-agora, envolvendo funções emocionais, sinestésicas e orgânicas.
Ou seja, na biodança se dá mais importância à experiência real do que à informação verbal. Ela permite a ignição da transformação interna sem a intervenção de processos mentais repressivos.
As vivências são induzidas pela dança, pelo som e pelas situações de encontro em grupo.
Quando vivenciamos, passamos a nos conhecer e a conhecer o mundo.
Esses conceitos diferenciam a biodança da dança circular, que também é uma terapia baseada na dança.
A dança circular, como o nome sugere, tem base nas danças de roda, sendo considerada uma meditação ativa e integrativa, que nos leva à sacralidade da vida e com a paz.
Quais São Os Benefícios da Biodança?
A Biodança atua como uma terapia antiestresse e antidepressiva, ajudando a regular o sono e a pressão arterial.
Fortalece o sistema imunológico do indivíduo e estimula a adrenalina, a dopamina, serotonina e a ocitocina, regulando o humor e gerando bem-estar no indivíduo.
Ela também reforça a autoestima, pois estimula a alegria e o prazer de estarmos vivos.
Além disso, melhora o relacionamento com o próximo e reforça a confiança na autoexpressão pessoal.
Como é Uma Sessão De Biodança?
Em primeiro lugar é importante dizer que para participar de uma sessão de biodança não é necessário saber dançar, nem precisa ter um condicionamento físico específico.
Nos movimentos de dança não tem ‘certo’ ou ‘errado’, são expressões pessoais, de como você sente a música.
A partir disso, podemos dizer que a biodança é sempre estruturada e pensada especificamente para cada pessoa ou grupo.
Sim, a aula pode ser individual, em pares ou coletiva.
Com duração média de uma hora e meia, a aula é composta por cerca de 12 danças diferentes, com músicas específicas destinadas a te colocar no momento presente, tudo para você experienciar a “vivência”.
A comunicação verbal é mínima durante a aula, pois a ideia é que o processo se concentre na experiência de cada um, na vivência do aqui-agora em cada célula do corpo.
Vale dizer que a biodança faz parte das práticas integrativas e complementares em saúde no Sistema Único de Saúde brasileiro. Informe-se da disponibilidade em sua cidade.
Para ilustrar um pouco o que falamos acima, confira uma reportagem da série Em Busca do Equilíbrio da TV Bandeirantes, com imagens de uma aula de biodança, além de testemunho de alguns praticantes da terapia:
Comentários