Destaque | Fases da Lua

Fases da Lua: o poder do astro em nossas vidas

Publicado em: março 04, 2022 | Por: Meu Retiro

Sumário

A influência das Fases da Lua na natureza é um fato bem conhecido pela maioria das pessoas. 

Um exemplo: aqueles que moram no litoral já sabem que, dependendo da lua, a maré também irá mudar. Na lua nova a maré está mais alta, lua cheia a maré está mais forte, na minguante mais calmas, etc.

Outro exemplo: agricultores que baseiam seu plantio nas Fases da Lua, plantando o que nasce abaixo do solo entre a lua minguante e nova; e o que nasce acima do solo entre a lua crescente e a lua cheia.

Mas, será que as Fases da Lua também podem influenciar diretamente as nossas vidas? Podemos escolher as fases para tomar algumas atitudes e decisões?

Muitas pessoas acreditam que sim, que as fases do astro podem nos influenciar, inclusive nos presenteando com uma jornada lunar que pode ir de encontro com as fases de desenvolvimento dos nossos objetivos.

fases da lua

Créditos: Mathieu Van de Wille | Fonte: Getty Images

Vamos conhecer como isso funciona a seguir.

Conheça as oito Fases da Lua e como elas podem nos influenciar

O primeiro conceito que temos que deixar claro, é que a lua não irradia sua própria luz, mas sim reflete os raios do sol em sua superfície. Esse reflexo é o que revela, ou esconde, partes da lua que vemos daqui da terra.

Conforme a lua e a Terra giram em torno do sol, a cada posição desses astros, temos uma diferente parte da lua iluminada e visível.

Na cultura ocidental, dividimos o mês lunar em quatro fases lunares primárias. Cada uma dessas fases tem duração de 7 a 8 dias, com ciclo total de 29 e 30 dias.

Existem ainda fases secundárias, as intermediárias entre as quatro principais.

Vamos listar todas elas a seguir, na ordem em que elas acontecem, e o que elas significam.

Lua Nova

Nesse momento a lua está posicionada entre o sol e a terra, por isso ela não é tão iluminada e tem pouca visibilidade, chegando inclusive a ficar totalmente invisível em alguns momentos.

É uma fase de maré cheia, e um período ideal para novidades e recomeços. Se você quer começar um novo negócio, uma nova dieta, um novo cotidiano, ou retomar algum projeto, esta é a fase indicada.

Da mesma forma que um novo ciclo lunar tem início, você pode começar aqui um novo ciclo qualquer em sua vida.

Vale dizer também que esta é uma fase em que ficamos mais individualistas, o que pode ser bom para identificarmos qual a novidade que nossa vida precisa.

Lua Crescente

Projetar. Essa é a palavra que define a primeira das fases intermediárias.

Quando a lua começa a se projetar, a ficar visível após o período de Lua Nova, é quando começa a fase da Lua Crescente.

É esse o momento também que você deve projetar suas mudanças, escolher e preparar os caminhos que irá seguir após ter plantado seus objetivos na fase anterior. É o momento de dar forma aos nossos projetos e começar a construir nosso novo ciclo.

Lua Quarto Crescente

A Lua Quarto Crescente é a segunda lua da fase primária, e é definida como o momento em que o astro atingiu o primeiro quarto de sua órbita ao redor da Terra, por isso o nome. 

Neste ponto onde vemos meia lua exposta, é a hora de agir, de tomar decisões, firmar compromissos, expandir contatos e parcerias, ou seja, buscar o crescimento pessoal e de seus projetos deste novo ciclo.

É também a fase onde os obstáculos aparecem no caminho desses projetos, mas que devem ser vistos como oportunidade para o amadurecimento do desejo e do comprometimento.

Há também a crença que essa fase não é a mais indicada para se cortar ou pintar o cabelo, nem pra se fazer depilação, pois é um tempo de crescimento rápido e potencializado também nessas áreas. Mas falaremos sobre isso mais pra frente, nesse artigo.

Lua Gibosa

A Lua Gibosa, também chamada de Lua Crescente Gibosa, é a segunda fase intermediária, a quarta do total. 

Gibosa vem do latim, gibbosu, que se refere a algo convexo, corcovado, que é a forma de semicírculo que a lua se apresenta, ainda não formando um círculo completo.

É a fase de reavaliação, análise, aprimoramento e ajuste das metas e da jornada. De seguir com o que está dando certo, e deixar de lado o que não está mais agregando.

É também um período famoso pelo aumento da generosidade, onde podemos oferecer, ou aceitar, auxílio e trabalhos em equipe.

fases da lua

Créditos: TasiPas | Fonte: Envato Elements

Lua Cheia

A famosa Lua Cheia, dona de tantos mitos e histórias, aparece quando o Sol e a Lua estão alinhados em lados opostos da Terra.

Esta fase é o clímax de todo o processo lunar, é quando os resultados se revelam, um período de reconhecimento e colheita de tudo o que foi preparado nos períodos lunares anteriores.

Por ser a lua mais iluminada, ela é sempre relacionada à insônia, mas também à produtividade.

Romântica que só ela, a Lua Cheia também recebe crédito por ser o período de maior nascimento de bebês, apesar deste mito já ter sido desmentido com números algumas vezes.

Por fim, tempo de Lua Cheia, são tempos de fortes marés, inclusive as marés emocionais, onde tudo é sentido com muito mais intensidade.

Lua Minguante Gibosa

A fase intermediária entre a Lua Cheia e a Lua Minguante, é conhecida por Lua Minguante Gibosa, ou também Lua Disseminadora.

O nome Lua Minguante Gibosa é pelo mesmo motivo da Lua Crescente Gibosa, porém o convexo está para o lado oposto da anterior.

Já o nome de Lua Disseminadora, é por conta desta fase ser relativa ao compartilhar, ao disseminar. É momento de partilhar seu conhecimento, suas emoções, e principalmente as suas conquistas, pelas quais trabalhou desde o começo de sua jornada lunar.

E claro, além de espalhar a palavra, não se esqueça que este período é também de praticar a gratidão por todas essas experiências adquiridas. Inclusive temos aqui na revista um texto sobre os benefícios da gratidão comprovados cientificamente, que vai te dar um incentivo a mais para você vivenciar essa experiência.

Lua Quarto Minguante

De volta ao formato de semicírculo, novamente apenas ¼ do astro fica aparente, e como o nome sugere, a lua vai minguando até sumir totalmente e tornar-se Lua Nova, reiniciando o ciclo.

Como podem imaginar, é um período de encerramento de ciclos, bom para finalizar o que ficou pendente ou o que não mais nos cabe. Indicado para quem quer parar com vícios, comportamentos recorrentes e crenças limitantes.

É o momento de se libertar e se limpar do que não queremos carregar para a próxima jornada, podendo até mesmo iniciar uma nova dieta, por exemplo.

É tempo também de uma autoanálise, de um olhar interno de introspecção e compreensão, identificando os resultados obtidos e fazendo um balanço do processo. Além de finalizar ciclos, entenda que essa fase também serve para reorganizar as coisas e se preparar para a próxima jornada lunar.

Lua Minguante

Conhecida como Lua Minguante, ou Lua Balsâmica – e até mesmo como Lua Escura, essa é a oitava e última fase do ciclo, a intermediária entre a Lua Quarto Minguante e a Lua Nova. 

Esse momento de calmaria, restauração e alívio – por isso Balsâmico, no sentido figurado – é voltado para o descanso e a reflexão após todo um ciclo lunar completo, antes do início de um novo processo.

Fases da lua

Créditos: twenty20photos | Fonte: Envato Elements

As Fases Da Lua realmente nos influenciam?

Como citamos no começo do artigo, as Fases da Lua influenciam no comportamento das marés por conta das reações de gravidade conforme o astro se move em torno da terra.

Uma explicação cientifica bem simples pode ser conferida neste artigo da revista Super Interessante.

Agora, sobre os demais poderes da lua em nossas vidas, não há nenhuma confirmação científica. Muitas coisas vêm de tempos e povos ancestrais, outras tantas são apenas especulações da sabedoria popular, e algumas são puro mito.

A relação das Fases da Lua com a hora de cortar o cabelo, por exemplo, é uma polêmica super popular que divide opiniões. Alguns acreditam que exista sim relação, outros pensam que essa ideia é puro placebo.

Para dar voz às duas opiniões, deixamos aqui dois vídeos que dão visões diferentes sobre o assunto.

O primeiro vídeo é da bacharela em estética, e cabeleireira há 11 anos, Larissa Nagel, que defende a ideia de que não há relação alguma entre Fases da Lua e os nossos cabelos:

E outro extraído do programa Você Bonita, da TV Gazeta, onde o hairstylist Luigi Moretto, além de acreditar na relação das Fases da Lua com os cabelos, ele ainda diz quais cuidados devem ser feitos em cada uma das fases:

E você, acredita que as Fases da Lua têm influência sobe nós? Tem alguma experiência para compartilhar conosco? Deixe seu comentário abaixo e vamos alargar essa discussão.

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!