Sumário
A gravidez é uma experiência linda e transformadora, mas também tem seus momentos de desconforto e estresse.
Nestes momentos mais difíceis, as futuras mamães buscam práticas terapêuticas que tragam alívio e relaxamento durante a gravidez.
Uma das práticas possíveis para isso é a reflexologia, uma forma de massagem terapêutica voltada justamente para a promoção do relaxamento e alívio de desconfortos.
Provavelmente você já ouviu falar da reflexologia, ou mesmo de reflexoterapia. Mas, caso não conheça, não se preocupe, neste conteúdo vamos rever o que são essas práticas, quais seus benefícios e como atua a Reflexologia na Gestação.
O que é reflexologia e Reflexoterapia?
Já fizemos aqui na revista Meu Retiro um artigo sobre o que é reflexoterapia, onde nos aprofundamos um pouco mais no assunto, mas para deixarmos claro sobre o que falaremos nesse conteúdo, vamos fazer uma rápida revisão:
A reflexologia é uma técnica de massagem que se baseia na crença de que os pés (eventualmente, mãos e orelhas) são um reflexo de toda a nossa estrutura física. Cada área dos pés corresponde a um órgão ou sistema interno, e a aplicação da pressão nessas áreas específicas pode ter efeitos terapêuticos no restante do nosso corpo.
A diferença entre a reflexologia e a reflexoterapia, é que a reflexologia é uma forma de massagem terapêutica que geralmente se concentra mais na massagem e no relaxamento, muito usada no tratamento de estresse e melhoria do bem-estar geral, podendo ser feita por massagistas ou terapeutas de massagem com treinamento básico.
Já a reflexoterapia é frequentemente considerada uma terapia de médio a longo prazo, que envolve uma avaliação mais detalhada das necessidades do cliente e o uso de técnicas específicas para abordar questões de saúde.
A reflexoterapia é normalmente aplicada por profissionais com um treinamento mais extenso, com uma abordagem mais holística para a saúde, considerando o bem-estar geral do cliente e como os pontos de pressão podem afetar a saúde como um todo.
Benefícios da Reflexologia na Gestação
A reflexologia pode oferecer muitos benefícios durante a gravidez, aliviando os sintomas das mudanças físicas, estruturais e emocionais que a mulher enfrenta neste período.
A Reflexologia na Gestação pode ajudar com:
-
Alívio de Dores nas Costas: Muitas gestantes experimentam dores nas costas devido ao aumento de peso e às mudanças posturais. A Reflexologia pode ajudar a aliviar essas dores, promovendo o relaxamento muscular e o alinhamento postural.
-
Redução de Inchaço: Durante a gravidez, o corpo retém mais líquidos, levando ao inchaço, especialmente nas pernas e pés. A estimulação de certos pontos de pressão nos pés pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea e reduzir o inchaço.
-
Alívio de Náuseas e Enjoos: Muitas mulheres grávidas enfrentam náuseas e enjoos, especialmente durante o primeiro trimestre. A Reflexologia pode ajudar a reduzir esses sintomas, proporcionando um alívio bem-vindo.
-
Equilíbrio Emocional: A gravidez pode ser um período emocionalmente desafiador devido às flutuações hormonais. A Reflexologia promove o relaxamento e ajuda a equilibrar as emoções, proporcionando um senso geral de bem-estar.
-
Preparação para o Parto: A Reflexologia pode ser usada para preparar o corpo para o parto. A estimulação de pontos específicos nos pés pode ajudar a tonificar o útero e a promover a regularidade das contrações. De todo modo, vale registrar que a reflexologia não ajuda no processo de parto em si, ela só ajuda você a relaxar o suficiente para que o parto aconteça naturalmente de forma mais tranquila.
-
Melhora do Sono: Muitas gestantes enfrentam dificuldades para dormir devido ao desconforto e à ansiedade. A Reflexologia pode melhorar a qualidade do sono, ajudando as mulheres grávidas a relaxar e descansar melhor.
Reflexologia na Gestação é uma prática segura?
Sim, a reflexologia é geralmente segura para qualquer pessoa, em qualquer fase da vida. De todo modo, lembre-se de consultar o seu médico antes de iniciar as sessões de reflexologia.
E não se esqueça de mencionar que está grávida antes da sessão e pergunte ao seu reflexologista quanta experiência ele tem em trabalhar com mulheres grávidas.
Por fim, assegure-se de estar sendo atendido por um profissional. Procure opções perto de você através do nosso portal MeuRetiro.
Algum benefício pós-parto?
Após todo o processo de parto, a reflexologia também pode ser usada como aliada. Ela ajuda nos processos naturais de cura do corpo e da mente, enquanto eles se recuperam do estresse e das tensões de trazer uma nova vida maravilhosa ao mundo.
A reflexologia também promoverá o equilíbrio hormonal e, portanto, pode ajudar a combater a depressão.
Nos bebês ela também pode ser aplicada, em sessões curtas e suaves que ajudam a acalmar os pequenos. Isso pode ser feito suavemente durante a amamentação, por exemplo.
Quais são os pontos usados na Reflexologia na Gestação
Confira abaixo um vídeo do canal do Alan Reflexologia, especialista na reflexologia podal e professor, onde ele indica 7 pontos na Reflexologia na Gestação.
Comentários