Destaque | TCC

Terapia Cognitivo Comportamental (TCC): o que é, como funciona e quem pode se beneficiar?

Publicado em: março 31, 2025 | Por: Meu Retiro

Sumário

A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) tem ganhado cada vez mais destaque por sua eficácia e aplicabilidade em diversas áreas da saúde mental. É reconhecida como uma das abordagens psicoterapêuticas mais recomendadas mundialmente para transtornos como ansiedade, depressão, transtornos alimentares, TOC e fobias, além de ser amplamente utilizada em coaching, desenvolvimento pessoal e até mesmo no ambiente corporativo para o aprimoramento de habilidades emocionais e comportamentais.

Neste conteúdo da revista Meu Retiro, vamos compreender melhor essa prática, como ela funciona e quais benefícios ela pode nos proporcionar.

Origem, desenvolvimento e aplicação atual da Terapia Cognitivo Comportamental

A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) surgiu nos anos 1960, com os trabalhos pioneiros do psiquiatra norte-americano Aaron Beck, inicialmente focados em tratar depressão. Beck percebeu que os pensamentos automáticos negativos tinham um papel central no desenvolvimento e na manutenção de diversos problemas emocionais. Desde então, a TCC evoluiu, integrando técnicas cognitivas (focadas nos pensamentos e crenças) e comportamentais (focadas nas ações e comportamentos) para transformar padrões disfuncionais em padrões mais saudáveis e adaptativos. Hoje, é uma abordagem estruturada e orientada para metas, muito utilizada por psicólogos e psiquiatras em todo o mundo.

Se você quiser compreender mais sobre as bases do TCC, indo mais a fundo sobre suas teorias e aplicações, assista esse video da psicóloga Gabriela Affonso e visite seu canal, lá é possível encontrar dezenas de videos sobre o tema nas mais diferentes abordagens.

Diferenças entre a TCC e outras terapias

Diferentemente de outras abordagens psicoterapêuticas, como a psicanálise, que explora profundamente o passado do paciente, a Terapia Cognitivo Comportamental é mais prática, objetiva e centrada no presente. Ela atua diretamente nos pensamentos e comportamentos atuais, buscando a mudança por meio de técnicas específicas e exercícios práticos que promovem a resolução de problemas pontuais.

Quem pode se beneficiar da TCC?

A Terapia Cognitivo Comportamental, conforme falamos no começo do texto, é indicada para uma ampla gama de pessoas, desde aquelas com diagnósticos específicos, como depressão e ansiedade, até pessoas que buscam melhoria geral na qualidade de vida e no desenvolvimento pessoal. Seus benefícios gerais incluem redução do sofrimento emocional, melhoria na capacidade de enfrentamento de situações difíceis, desenvolvimento da inteligência emocional e uma maior sensação de bem-estar. Especificamente, ajuda a controlar crises de ansiedade, gerenciar o humor, superar fobias e transtornos alimentares, e melhorar relacionamentos interpessoais.

Terapia Cognitivo Comportamental

Fonte: Envato Elements | Créditos: vivilandstock

A Terapia Cognitivo Comportamental como base para outras terapias

A TCC serviu de base para o desenvolvimento de diversas outras abordagens, conhecidas como terapias cognitivo-comportamentais de terceira onda, como:

  1. Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), que enfatiza a aceitação e a atenção plena (mindfulness);
  2. Terapia Comportamental Dialética (DBT), voltada para a regulação emocional;
  3. Mindfulness-Based Cognitive Therapy (MBCT), que combina mindfulness com estratégias da TCC para prevenção de recaídas na depressão.

Essas terapias se diferenciam por integrarem elementos adicionais à estrutura original da TCC, como a aceitação das emoções ao invés de focar exclusivamente em sua mudança.

Como é uma sessão de TCC?

Uma sessão típica de TCC dura cerca de 50 minutos e é bastante estruturada. O terapeuta e o paciente definem juntos os objetivos a serem trabalhados, revisam o progresso das sessões anteriores e realizam exercícios práticos, como o registro de pensamentos automáticos, reestruturação cognitiva e ensaios comportamentais. Entre as sessões, geralmente são prescritas tarefas para o paciente praticar e aplicar as técnicas aprendidas em seu dia a dia, potencializando os resultados da terapia.

Encontre seu terapeuta no Meu Retiro

No portal Meu Retiro, você pode encontrar terapeutas especializados em Terapia Cognitivo Comportamental. Utilize nossa ferramenta de busca para encontrar o profissional ideal para suas necessidades e dê o primeiro passo rumo à transformação pessoal e ao bem-estar emocional.

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!