Sumário
O consumo de mel como fonte de boa saúde é algo que passa de geração a geração há anos.
É um hábito com registros que datam de 8 mil a.C., e que até hoje é endossado por especialistas e estudos, como, por exemplo, este de 2021, da faculdade de Oxford, que trata sobre a eficácia do mel para o alívio sintomático em infecções do trato respiratório superior.
Como pode ver, o mel é usado não apenas como um produto nutricional, mas também na área da saúde. Ele pode ser considerado um agente terapêutico natural para diversos fins medicinais. já que existem evidências suficientes que recomendam seu uso no manejo de doenças.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o mel é o alimento mais completo da natureza, com 70 substâncias essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo.
Os ingredientes do mel exercem efeitos antioxidantes, antimicrobianos, anti-inflamatórios, antiproliferativos e antimetastáticos.
Em nosso artigo sobre apiterapia, falamos sobre algumas qualidades e funções do mel em uma busca por saúde e bem-estar. Hoje, vamos nos aprofundar e aumentar essa lista de benefícios que esse doce remédio nos traz.
Benefícios do Mel
Confira a seguir 7 propriedades e utilidades do mel que beneficiam a nossa saúde:
Fonte de Nutrientes
O mel contém uma grande variedade de vitaminas, minerais, aminoácidos e antioxidantes. É um verdadeiro anti-inflamatório natural.
Como existem centenas de tipos de mel – afinal cada um tem uma fonte floral diferente – vale a seguinte dica: aqueles que possuem um tom mais escuro, tem mais propriedades antioxidantes em sua composição.
Os antioxidantes são associados à redução do risco de ataques cardíacos, derrames e alguns tipos de câncer.
Adoçante Natural
O mel tem mais calorias do que o açúcar, mas também tem um sabor mais doce e por isso, geralmente usa-se menos dele para adoçar as coisas.
Ele contém cerca de 40% de frutose e 30% de glicose, já o açúcar refinado é 50% de frutose e 50% de glicose. Por ter menos glicose, não aumenta os níveis de açúcar no sangue tão rapidamente.
A glicose no mel é absorvida pelo corpo rapidamente, dando um impulso energético imediato, enquanto a frutose é absorvida mais lentamente.
Melhora a Circulação de Sangue e Desintoxica
Consumir um pouco de mel diariamente pode ativar agentes desintoxicantes que garantem a remoção de toxinas prejudiciais do corpo.
Assim, limpa o corpo e também melhora a circulação sanguínea, fortalecendo o coração e reduzindo o risco de doenças cardíacas.
Alívio da Tosse e Inflamações
Duas colheres de chá de mel aliviam a tosse noturna de uma criança, bem como o mel acompanhado do limão, é famoso por ser um remédio natural para adultos com problemas na garganta.
O mel com limão fortalece o sistema imunológico e tem efeitos antioxidantes, atuando contra os radicais livres e trazendo alivio a inflamações – como a de garganta.
Propriedades Antibacterianas
É comprovado cientificamente que o mel tem propriedades antibacterianas naturais, e seus efeitos na cicatrização de feridas têm sido bem pesquisados.
É uma fonte rica de compostos químicos, como flavonoides, que possuem propriedades antibacterianas, antivirais, anti-inflamatórias e antialérgicas.
A ciência também descobriu que o mel mais escuro e mais concentrado pode ser mais potente nessa função, e que o tipo de planta colhida pela abelha atarefada também afeta as qualidades antibacterianas.
Combustível Para Atletas
Uma colher de sopa de mel contém 17 gramas de carboidratos – mais ou menos a quantidade que você encontrará em uma fatia de pão – e são basicamente carboidratos simples.
Isso torna o mel uma fonte de combustível para atletas cujos corpos dependem de carboidratos prontamente disponíveis para obter energia, inclusive sendo tão eficaz quanto outras fontes de carbo, como géis esportivos, quando se trata de desempenho e fadiga.
Alivia a Dermatite
Ele também é um aliado no tratamento da dermatite seborreica, uma doença de pele bem comum.
O tratamento é feito a partir da aplicação tópica de mel diluído, e inclusive já gerou até um estudo cientifico sobre o tema em 2011.
Estes são alguns dos benefícios do consumo do mel para a nossa saúde que talvez você ainda não conhecia.
Existem algumas receitas tradicionais da cultura popular que também devem ser levadas em conta, como o consumo diário de uma colher de mel em jejum.
Esta é uma receita que funciona, e tem a função de iniciar o sistema digestivo e fortalecer o sistema imunológico.
Outro uso popular, é sua aplicação tópica, na cura de feridas e para cuidados com a pele, como a limpeza e a hidratação.
Contraindicações
Perante todos esses benefícios, vem uma dúvida, o mel não tem malefícios ou contraindicações?
A resposta é sim, claro. Como qualquer alimento, seu consumo excessivo tem consequências ruins.
O mel é um adoçante natural. Mas isso não significa que possamos consumi-lo sem limites.
A recomendação para uma pessoa saudável, sem restrições ou que não abusa do açúcar em sua dieta cotidiana, seria tomar no máximo uma colher de mel por dia, o que corresponde a uns 10 ou 12 gramas de mel.
Outro fator que também pode variar a quantidade diária recomendada para consumo, é o metabolismo de cada pessoa e se ela sofre de alguma doença ou enfermidade que o mel pode ajudar a tratar.
Além disso, o mel não é indicado para crianças com menos de 1 ano, pela possibilidade de conter a toxina botulínica e causar, o raro, porém sério, botulismo infantil; e também não é indicado ao consumo excessivo por diabéticos, pois apesar de ser um adoçante natural, ele também coloca açúcar no organismo.
Para encerrar esse nosso papo, indicamos este vídeo do Dr. Dayan Siebra, que fala um pouco mais sobre outras propriedades do mel, abrindo ainda mais a discussão sobre esta fonte natural de benefícios:
Comentários