Dicas | Autossabotagem

Reconheça 7 sinais da Autossabotagem na sua vida afetiva

Publicado em: setembro 19, 2021 | Por: Meu Retiro

Sumário

Vamos começar nossa conversa de hoje com a seguinte reflexão:

Quantas vezes você prejudicou um relacionamento que você estava vivendo por conta de autossabotagem?

Pode ser qualquer relacionamento. Com seu parceiro, chefe, amigo, ou mais, até mesmo naquele seu relacionamento com você mesmo.

Quando você se auto-sabota, está se impedindo de ser a pessoa que deseja ser, e impedindo você mesmo de fazer o que quer fazer.

Em um relacionamento é o tipo de comportamento que busca destruir a relação, seja isso de forma consciente ou inconsciente, enchendo ela de culpa, autocobrança excessiva e muito medo.

Hoje vamos falar especificamente da autossabotagem na vida afetiva-amorosa.

Mas claro, antes de aprofundarmos, vamos definir juntos o que é essa autossabotagem.

O Que é Autossabotagem?

A quarta definição de ‘sabotagem’ segundo o dicionário Michaelis diz o seguinte: “Agir de modo sorrateiro para prejudicar alguém ou algo.

De forma prática, a autossabotagem é quando você reconhece haver algo que você realmente quer e acredita ser bom para você, mas faz coisas que entram em conflito direto com esse objetivo, prejudicando você mesmo – e talvez o próximo.

A autossabotagem não é um transtorno psiquiátrico, mas sim uma porção de comportamentos que impedem alguém de atingir uma meta – entre elas ter um relacionamento bom e sadio, tema do nosso papo de hoje.

E por que temos esse tipo de comportamento? A resposta é simples: medo.

A autossabotagem geralmente decorre da necessidade de permanecermos seguros e no controle das situações.

O medo do novo, do desconhecido, do diferente, é o principal gatilho desse comportamento. Até mesmo algum trauma de infância pode ser a causa desse medo inconsciente, o motor que te leva a evitar certos tipos de relacionamento, por exemplo.

Além do medo, outras características que dão combustível à autossabotagem, são a baixa autoestima e a ansiedade.

Vejamos como ela opera em nossa vida.

Créditos: Nd3000 | Fonte: Envato Elements

Como Age a Autossabotagem Em Nossa Vida Afetiva

Às vezes, a única coisa que existe entre nós e um relacionamento mais feliz somos nós mesmos.

Sabotar um relacionamento subconscientemente tem uma porção de motivações: uma crítica interna muito severa, baixa autoestima, medo da perda de independência, etc.

A autossabotagem na vida afetiva aparece de várias maneiras, e você pode até não reconhecer certas atitudes motivadas por ela e, por isso, é importante conhecer seus sinais mais comuns de modo a evitá-los.

Vamos enumerar 7 deles abaixo:

1 – Evitando Laços e Compromisso 

Se você evita tudo que te leva a um compromisso maior: conhecer os pais, morar juntos etc, ou se você está sempre se perguntando – Se der errado, como posso me livrar facilmente desse relacionamento? –  fica claro que você está autossabotando seu relacionamento.

Como o compromisso reduz a sua capacidade de deixar um relacionamento sem consequências, você tende a evitá-lo, afastando-se assim desse medo maior que “te espera” lá na frente.

2 – Criticando e Provocando Brigas

Expressar expectativas e necessidades é normal e necessário, mas você pode ser excessivamente crítico. Isso acontece quando você está procurando ativamente por tudo o que está “errado” com seu parceiro, se tornando alguém impossível de agradar.

Criticas construtivas e sugestões de como consertar as coisas de que não gosta são válidas, mas criticar seu parceiro quando ele não merece, e sem apresentar uma saída melhor, pode significar que você está inconscientemente tentando criar uma barreira entre vocês dois.

Esse tipo de comportamento invariavelmente leva às brigas e situações negativas em qualquer relacionamento.

3 – Não Abordando Emoções Negativas

Ter emoções negativas sobre seu parceiro ou relacionamento, mas não abordá-las é uma forma de autossabotagem gigantesca.

Sentir ansiedade, raiva, frustração ou dúvida em qualquer relacionamento é normal – mas não falar sobre isso com seu parceiro demonstra sua falta de interesse em manter o relacionamento sadio.

4 – Sendo Infiel

Se o seu objetivo é estar em um relacionamento seguro e comprometido, a traição te impede de alcançar esse objetivo. Se você conscientemente quebra o limite de um relacionamento, isso é uma autossabotagem. O mesmo também vale para a quebra de promessas.

5 – Tentando Ser Quem Não é

Você acaba sabotando um relacionamento subconscientemente quando tenta projetar uma personalidade diferente de si mesmo.

Seja alguém melhor ou pior, esse tipo de postura diminui a intimidade e a confiança entre as partes, afastando o parceiro, acelerando o fim do relacionamento pela falta destas características tão importantes em qualquer relação.

6 – Evitando Intimidade Física

Um dos caminhos da autossabotagem dentro de um relacionamento, é evitar a intimidade física.

Ela significa muito mais do que sexo incrível o tempo todo, está ligada a qualquer nível de intimidade de um casal. Isso pode levar à frustração e ressentimento, e por consequência, o afastamento e o término.

7 – Paranoia e Ciúme Extremo

Um exemplo de autossabotagem de um relacionamento é quando uma das partes suspeita de seu parceiro sem nenhuma evidência ou indicação clara, convencido apenas por suas próprias inseguranças.

O ciúme e esse tipo de paranoia são projeções de seus próprios medos e ansiedade em relação ao relacionamento.

Como Parar a Autossabotagem?

Ter a consciência dela é o primeiro passo.

É importante lembrarmos que todos nós temos o direito a relacionamentos felizes, sadios e seguros, e devemos evitar diariamente comportamentos negativos, buscando desenvolver o amor-próprio, a autocompaixão e a atenção plena ao presente.

Com o tempo, o medo, a baixa autoestima e a ansiedade vão se resolver, e o que fica é o relacionamento.

Para auxiliar neste processo tão importante para o nosso autoconhecimento, confira ainda o vídeo do consultor e professor Renato Hirata falando mais sobre o tema:

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!