Dicas | Plantas Para Proteção

8 Plantas para proteção, purificação e leveza do ambiente – Parte 1

Publicado em: dezembro 05, 2021 | Por: Meu Retiro

Sumário

Assim como o posicionamento de objetos, as cores e materiais da mobília influenciam no fluxo de energia em sua casa, como bem vimos em nosso artigo sobre feng shui, as plantas também podem ter um papel que vai além da simples ornamentação dos espaços de convivência.

Plantas para proteção, plantas que absorvem energias ruins, para energizar o ambiente, para transformar vibrações, etc. As funções que elas podem exercer são inúmeras, além de trazer aquele verde gostoso para os ambientes.

Por exemplo, faz parte da nossa cultura popular ter uma Espada-de-São-Jorge em casa ou no comércio para espantar a inveja e o mau-olhado. Assim como uma muda de Comigo-Ninguém-Pode para proteger o ambiente das energias negativas. Estas são apenas duas das mais famosas plantas com propriedade energética.

Veremos a seguir a primeira parte de uma lista com algumas plantas que podem ser facilmente encontradas para serem cultivadas em casa e trabalharem nesta proteção e ressignificação energética.

Plantas Para Proteção – Parte 1

Vamos começar listando as mais famosas plantas que podemos ter em casa para absorverem as energias ruins.

Espada-de-São-Jorge

plantas para proteção

Crédito: Twenty20photos | Fonte: Envato Elements

Como falamos acima, a Espada-de-São-Jorge já é um clássico e uma das mais populares dentre as plantas com funções protetivas.

Seu nome é devido a seu formato, que se assemelha a uma espada, e faz referência tanto ao santo guerreiro São Jorge, quanto a Ogum, a divindade de origem africana. 

A função da Espada é justamente cortar e barrar a chegada de energias negativas, da inveja e mau-olhado, por isso normalmente deve ser colocada do lado de fora da casa, bem na entrada da mesma.

Além disso, acredita-se que ela ao ser cultivada dentro da casa, pode provocar animosidade entre os moradores.

Vale citar que existe também a Espada-de-Santa-Bárbara, uma planta bem parecida com a Espada-de-São-Jorge nas funções, mas que possui uma borda mais amarelada em suas folhas.

Alecrim

alecrim

Crédito: 5PH | Fonte: Envato Elements

Muitas pessoas conhecem o alecrim como tempero, mas ele também é considerado um poderoso agente energético que trabalha afastando as energias negativas da sua casa, além de ser um estimulante mental natural e um promotor da vibração de pessoas e dos ambientes.

Por fim, vale dizer que o alecrim tem um aroma suave e bem peculiar, ótimo para a cozinha a sua casa, por exemplo. Sua essência inclusive é utilizada para melhoria no foco e concentração dentro das práticas da aromaterapia.

Zamioculca

zamioculcas

Crédito: Twenty20photos | Fonte: Envato Elements

Apesar do nome diferente, a Zamioculca é uma das plantas mais fáceis de se encontrar a venda no mercado com forte ação de filtro energético, absorvendo a energia negativa e a eliminando.

Ela purifica o ambiente e indica a presença de energias densas através de gotículas em suas folhas, as quais avisam que a planta está realizando seu processo de limpeza.

Além de sua ação como filtro, ela também tem a função de atrair abundância e prosperidade ao lar.

Arruda

arruda

Crédito: Rezkrr | Fonte: Envato Elements

Um dos nomes mais conhecidos dentre as plantas curativas, a arruda também tem função de trabalhar com o ambiente e proteger o individuo.

Ela energiza o local e também serve para afastar o mau-olhado e a inveja, por isso tal qual a Espada-de-São-Jorge, também deve ficar próxima à entrada do espaço escolhido para sua ação.

Outra característica dela, é que assim como a Zamioculca, ela ‘avisa’ quando há variação energética. Como? Simples, se a arruda murcha repentinamente é sinal que ela protegeu o ambiente (ou você), absorvendo a energia negativa de alguma visita que tenha frequentado o local.

Pimenteira

pimenteira

Crédito: leungchopan | Fonte: Envato Elements

Não é difícil encontrarmos uma pimenteira em comércios mais tradicionais da cidade. Essa era uma tradição entre muitos comerciantes, ter uma pimenteira nesses ambientes para bloquear a inveja e os maus fluidos. 

Sempre colocada próxima à entrada, em local com bastante sol ou luminosidade, a pimenteira deve ser substituída por uma nova assim que começar a secar, para poder manter a proteção do ambiente em dia.

Já as pimentas que amadurecerem, bem, estas podem ser usadas para dar um toque todo especial em suas receitas.

Comigo-Ninguém-Pode

comigo-ninguem-pode

Crédito: Sonyachny | Fonte: Envato Elements

Com um nome desse, já dá pra imaginar a força que essa planta tem. 

Conhecida por absorver as energias ruins e afastar o mau-olhado, ela também cuida da sua vida material e ‘avisa’ sobre a chegada de energias ruins soltando água pelas suas folhas.

Tal qual muitas desta lista, deve ser cultivada próximo à porta de entrada do ambiente, mas com as folhas voltadas para dentro do local, para que elas ‘olhem’ para o espaço que deve guardar.

A Comigo-Ninguém-Pode também demanda um cuidado extra, pois é uma planta tóxica para crianças e animais de estimação, portanto, deve ser mantida em local alto e seguro. 

Lírio-da-Paz

lírio-da-paz

Crédito: Twenty20photos | Fonte: Envato Elements

O lírio-da-paz é bem conhecido por seu poder de purificação, por absorver diversos elementos químicos e partículas impuras do ar, indo de ondas eletromagnéticas, até energias indesejadas de todos os ambientes.

Por ser uma planta que vive bem em ambientes internos e úmidos, ela é bastante usada no banheiro da casa, por exemplo, mas assim como a Comigo-Ninguém-Pode, ela também tem propriedades tóxicas, portanto deve ser mantida longe do alcance de animais e crianças.

Hera

hera

Crédito: Mint_Images | Fonte: Envato Elements

A hera tem ação parecida com o lírio-da-paz, absorvendo toxinas e filtrando a negatividade no ambiente.

É uma planta que fica normalmente suspensa, ou em áreas altas, com sua folhagem pendurada, servindo também como um belo ornamento para o seu espaço. Mas atenção, a hera precisa de bastante iluminação para prosperar. Aplica-la no muro da casa, por exemplo como na foto acima, é uma ótima opção.

Estas foram as primeiras 8 indicações que temos para quem quer proteger seu ambiente, a si e aos seus, das energias ruins através das plantas.

Logo postaremos a segunda parte desta lista, com mais oito opções de plantio com propriedades de proteção para você e seu espaço.

Lembre-se que o cultivo e o cuidado de plantas também funciona como uma boa terapia, uma atividade prazerosa de lazer que ajuda a combater a depressão e a ansiedade.

Para te animar a começar esta nova atividade, deixamos aqui uma indicação de um vídeo do canal Cultivando, que dá dicas para iniciantes sobre como cuidar e escolher suas primeiras plantas.

Cultive mais esta forma de autocuidado. E até já, com mais dicas!

 

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!