Sumário
Em nossa jornada de autoconhecimento, por vezes descobrimos que nosso bem-estar encontra-se mais perto de nós do que imaginamos.
Pequenas atitudes cotidianas, como a forma como respiramos, ou a música que ouvimos online, podem ser determinantes para uma melhor qualidade de vida.
E é assim que funciona também com o sentimento de compaixão.
Diversos estudos demonstram que ter compaixão traz uma porção de benefícios à nossa saúde e bem-estar.
Mas pra começar vamos entender direitinho o conceito de compaixão.
O Que é Compaixão?
Segundo o dicionário Michaelis, compaixão é um substantivo feminino que quer dizer:
1) Dor que nos causa o mal alheio.
2) Participação da dor alheia com o intuito de dividi-la com o sofredor.
Ou seja, é o sentimento que surge quando somos confrontados com o sofrimento de outra pessoa e nos sentimos motivados a aliviar esse sofrimento.
É importante lembrar que compaixão é algo diferente de empatia e altruísmo.
A empatia nos permite ter a perspectiva e sentir as emoções de outra pessoa. A compaixão é quando esses sentimentos e pensamentos incluem o desejo de ajudar. E o altruísmo é o comportamento bem-intencionado que frequentemente, mas nem sempre, é motivado por sentimentos de compaixão.
Estudos sugerem que a compaixão é de fato uma parte evoluída da natureza humana, vital para uma boa saúde e até mesmo para a sobrevivência de nossa espécie. O que era um punhado de estudos se tornou um movimento científico que está transformando nossas visões da humanidade.
Em artigo, o cofundador do Greater Good Science Center, Dacher Keltner, resumiu as descobertas emergentes desta nova ciência da bondade humana, propondo que a compaixão é “uma parte evoluída da natureza humana, enraizada em nosso cérebro e biologia”.
Pesquisas desde então – da neurociência, psicologia evolutiva, saúde comportamental, ciência do desenvolvimento e outras disciplinas – o apoiaram de forma convincente.
Esse sentimento não apenas promove realização e propósito em nossas vidas, mas os estudos mostram que ela traz poderosos benefícios à saúde e até mesmo nos leva a uma vida mais longa.
6 Benefícios da Compaixão
A compaixão beneficia nossa saúde física e mental de forma direta e indireta. Confira alguns exemplos cientificamente comprovados:
Torna Quem Pratica Mais Feliz
Um estudo do National Institute Of Health mostra que os centros de prazer do cérebro – aqueles que reagem a estímulos como doces e sexo – são ativados quando vemos dinheiro sendo doado à caridade, reagindo da mesma forma como quando somos nós mesmos que recebemos tais valores.
Esse tipo de sensação também aparece em um experimento do professor Michael Norton publicado na revista Science, mostrando que as pessoas tendem a ficar mais felizes quando gastam dinheiro com outras pessoas do que quando gastam com elas mesmas.
Melhora Nossa Saúde e Longevidade
Uma série de estudos mostra que pessoas que ajudam outras e tem uma conexão positiva com outros, são mais saudáveis e mais resistentes a doenças.
Pesquisas de Stephanie Brown, da Stony Brook University, e Sara Konrath, da University of Michigan, por exemplo, mostraram que essa relação com a compaixão e o voluntariado pode inclusive prolongar nossa vida.
Ajuda a Combater a Depressão e a Ansiedade
Ansiedade e depressão nos levam ao estado de autofoco, onde nos concentramos apenas em nós mesmos e em nossos problemas.
A ajuda ao próximo faz com que as pessoas que estejam enfrentando estas doenças saiam da zona de tristeza ao virar o foco para o próximo, ganhando assim novas perspectivas e combatendo naturalmente estas condições.
Há ainda a Terapia Focada na Compaixão, área da psicoterapia que usa da compaixão para justamente diminuir os níveis de depressão, ansiedade e estresse.
Reduz o Estresse
O estresse, principalmente causado pelo trabalho, é um dos grandes problemas contemporâneos. Em tempos pandêmicos, isso se agravou entre os profissionais da saúde, e foi justamente com eles que este estudo foi feito, mostrando como os efeitos do Treinamento do Cultivo da Compaixão proporcionaram melhoria nos níveis de estresse destes trabalhadores.
Melhora Sua Relação Com o Mundo
Ela permite que você se conecte melhor com o mundo, melhorando seus relacionamentos sociais, ecológicos e espirituais e inspirando lealdade e comprometimento em seus relacionamentos regulares.
Estimula o Positivo em Você e no Próximo
A compaixão é contagiosa e inspiradora. Quanto mais compassivo você for, mais esse sentimento despertará em você.
E quanto mais as pessoas a testemunharem, mais elas estarão influenciadas a fazer o mesmo, criando assim uma rede positiva que também retorna para nós.
O psicólogo Jonathan Haidt, da universidade de Virginia, descobriu em seus estudos que a ajuda ao próximo cria um estado de elevação coletivo. Ela reduz o sofrimento e contribui para o bem-estar de todos, tornando o mundo um lugar melhor.
Vale citar que também há uma técnica de meditação voltada à compaixão.
Confira abaixo uma sessão de mindfulness com esse intuito, conduzido pela Dra. Daniela Sopezki e considere o uso da compaixão em seus dias.
Comentários