Sumário
Em outro artigo aqui mesmo em nossa revista, falamos sobre seis chás que ajudam a combater a ansiedade.
Hoje vamos ampliar um pouco mais esta conversa, trazendo a vocês 10 chás que ajudam a acalmar a mente e a proporcionar uma boa noite de sono.
Durante séculos, os chás foram usados em todo o mundo como remédios naturais para o sono.
Em tempos de tantas notificações e correria, eles continuam sendo grandes aliados para nossos momentos de relaxamento e para a construção de um sono reparador.
Vejamos abaixo alguns destes chás que comprovadamente exercem estas funções.
Chás e Suas Propriedades
Chá de Camomila
O chá de camomila é talvez o mais popular entre os chás calmantes e indutores de sono.
Seu famoso efeito calmante tem origem no fato que ele carrega um antioxidante chamado apigenina, o qual se conecta a receptores específicos no cérebro que diminuem a ansiedade e iniciam o processo de sono.
Estudos já foram realizados para confirmar sua eficácia, como este aqui de 2017, onde adultos mais velhos tiveram um sono melhor do que aqueles que receberam um placebo.
Chá de Ginseng Indiano
Ginseng Indiano é como popularmente chamamos por aqui a withania somnifera, uma erva reverenciada da medicina alternativa ayurvédica indiana.
Ela ajuda o corpo a relaxar e te prepara para o sono, pois este chá copia a função do GABA, o principal neurotransmissor inibitório do sistema nervoso central.
Raiz Valeriana
A valeriana é uma erva usada para tratar problemas como insônia, nervosismo, depressão, ansiedade, sintomas da menopausa e dores de cabeça há muito tempo.
Só pra você ter uma ideia, na Inglaterra o chá de valeriana foi usado na Segunda Guerra Mundial para aliviar o estresse e a ansiedade causados pelos ataques aéreos.
Ela é muito popular até hoje como medicamento fitoterápico, pois diversos estudos comprovam sua ação efetiva no aumento dos níveis do ácido gama-aminobutírico (GABA).
Um desses estudos é esse aqui, o qual revelou que 600 mg de raiz de valeriana desidratada diariamente por 28 dias exerceu efeitos semelhantes aos de tomar 10 mg de oxazepam – um medicamento prescrito para tratar a insônia.
Chá-Verde
Sei que você deve estar pensando: “mas o chá-verde não tem cafeína? como ele pode ajudar o sono?”.
É simples, ele deve ser ingerido durante o dia, nunca próximo da hora de dormir. Segundo esse estudo, o chá-verde com menor quantidade de cafeína melhora o sono e reduz o estresse.
Além disso, vale lembrar, o chá ainda tem muitos outros benefícios à saúde, incluindo perda de gordura e melhora da função cerebral.
Lavanda
O aroma da lavanda é um velho conhecido de muito de nós. Seu perfume além de agradável, é também calmante.
Embora não tenhamos evidências sobre a sua ação no nosso sono, sabemos que seu aroma nos ajuda a relaxar, e por consequência, facilita o nosso adormecer.
E não apenas o aroma tem essa função, o chá tem esse mesmo efeito terapêutico.
Kava-Kava
Kava-Kava (ou Kawa-Kava, ou Cava-Cava, cada um escreve de um jeito) também tem atuação nos receptores cerebrais do neurotransmissor GABA, em uma ação bem parecida com a de medicamentos ansiolíticos.
Um estudo de 2001 atestou a redução de estresse e insônia em todos os participantes que beberam do chá de Kava-Kava.
Erva-Cidreira
Assim como a camomila, esta erva aromática é das mais populares do Brasil e tem sido usada para reduzir o estresse e melhorar o sono há décadas.
Sua ação positiva em pessoas com problemas de insônia é popular e já foi objeto de estudos, como este de 2001.
Chá de Magnólia
Popular no oriente, o chá de magnólia está pegando fama agora aqui no ocidente como um ótimo chá anti-ansiedade e sedativo.
A magnólia possui uma substância chamada honokiol que comprovadamente tem propriedades ansiolíticas e relaxantes.
Pra você ter ideia de sua força, ela chega a ter sua atividade ansiolítica comparada ao famoso remédio diazepam.
Passiflora
O chá de passiflora é indicado há tempos para o tratamento de ansiedade, e agora também está sendo usado para combater insônia e melhorar a qualidade do sono.
Isso acontece por conta dos estudos que tem sido feitos, como este aqui, onde 40 pessoas beberam chás de passiflora diariamente durante uma semana e relataram melhoria na qualidade de sono em comparação com participantes que não beberam o chá.
Maracujá
Para completar nossa lista, deixamos abaixo a receita de um chá calmante baseado na fruta do maracujá, acompanhado de erva-doce e camomila.
Escolha seus sabores de chá favoritos e experimente mais este aliado natural para seu bem-estar.
Comentários