Dicas | Parar de Procrastinar

5 dicas de como Parar de Procrastinar

Publicado em: setembro 15, 2023 | Por: Meu Retiro

Sumário

Você tem uma tarefa a realizar, mas antes você dá uma olhada nas notificações do celular, depois, vai buscar um café, depois dá uma olhada pela janela, retorna ao celular, vai escolher uma música para ouvir, confere as mensagens novamente… e assim o tempo vai passando. Isso se parece com a sua rotina cotidiana, de trabalho ou estudos?

Caso afirmativo, você deve saber, isso é procrastinação, e se chegou a este conteúdo através dos motores de pesquisa, é porque sente que precisa Parar de Procrastinar.

A procrastinação é um problema que afeta cronicamente de 15 a 20% da população adulta e esporadicamente até 90% das pessoas em geral, de acordo com o pesquisador T. J. Potts em seu estudo “Predicting procrastination on academic tasks with self-report personality measures” de 1987. Ou seja, é algo comum, um comportamento humano típico, mas que causa inúmeros problemas e prejuízos para aqueles que seguem este caminho.

Embora a maioria de nós procrastine de vez em quando, pode ser bem inadequado quando isso se torna um problema crônico.

E como ela funciona, cientificamente falando? Bem, ela é uma falha de autorregulação em que as pessoas atrasam voluntariamente, mas irracionalmente, tarefas essenciais, mais notadamente afazeres cotidianos, de estudo ou trabalho.

Até mesmo a própria palavra ‘procrastinação’ já deixa clara sua função. A palavra vem do latim procrastinationem, que significa “adiado para manhã”.

E você, sabe como Parar de Procrastinar? Bem, para compreender como fazer isso, antes precisamos entender o porquê nós procrastinamos.

5 dicas de como parar de procrastinar

Créditos: IrynaKhabliuk | Fonte: Envato Elements

As razões pelas quais você está procrastinando

Antes de Parar de Procrastinar, você precisa entender as causas básicas de sua procrastinação.

Existem muitos estudos que buscam entender a origem da procrastinação, mas o fato é que muitos fatores diferentes contribuem para esse comportamento, e nenhum deles se relaciona a preguiça ou autocontrole, como muitos pensam.

Fatores como a dificuldade de organização, TDAH, certos traços de personalidade, baixa consciência, impulsividade, saúde mental, e até mesmo razões biológicas, podem estar ligados ao ato de procrastinar.

Há também a procrastinação ligada a algum tipo de insegurança, incerteza ou desculpa, uma forma de evitar encarar certa situação ou problema de frente, uma autossabotagem, que coloca as pessoas em uma posição onde se protela para realizar tal coisa.

De toda forma, todos nós em algum momento acabamos procrastinando, e não devemos nos sentir culpados por isso, a não ser que isso se torne algo crônico e comece a atrapalhar a nossa vida.

Agora que sabemos um pouco mais sobre o que causa a procrastinação, vejamos como podemos evitá-la.

Como Parar de Procrastinar?

Vale lembrar que temos dois tipos de procrastinação: a crônica e a comum.

A comum, todos nós temos, e podemos evitá-la facilmente fugindo dos gatilhos que a causam. Por exemplo: se vamos fazer uma atividade que para nós, não tem sentido, que achamos chata, ou que não nos acrescenta em nada, facilmente caímos na procrastinação.

Já a crônica, tem uma causa psicológica mais profunda e permanente que requer mais paciência, atenção e muito trabalho.

Vamos ver abaixo algumas dicas de como Parar de Procrastinar, seja de que natureza ela for.

1. Estabeleça pequenas metas e organize suas tarefas

Às vezes, quando você tem uma tarefa grande, ela pode parecer muito difícil, ou até mesmo impossível de ser concluída. Mas, se você dividir essa tarefa em pedaços menores, sua conclusão pode ficar mais fácil e menos desafiadora.

Ter uma lista de coisas pequenas que você pode fazer pode te ajudar muito. Assim, você pode lidar com cada uma delas e ir fazendo progresso sem a pressão que uma atividade maior proporciona.

E claro, ter um calendário com datas e horários específicos para fazer cada pequena tarefa pode te ajudar a continuar motivado para alcançar suas metas maiores.

5 dicas de como parar de procrastinar

Créditos: Seventyfourimages | Fonte: Envato Elements

2. Melhore seu estilo de vida para mais energia

A falta de energia, o cansaço, é usado como desculpa para muitos momentos de procrastinação, mas se você manter sua energia alta, esse não mais poderá ser um motivo.

Durma o suficiente para ter um sono e descanso de qualidade, mantenha uma dieta saudável, faça exercícios, tome bastante água e não exagere no trabalho ou nos estudos. Trabalhe para manter uma boa saúde física e mental, pois eles irão te assegurar energia o bastante para que você tenha que Parar de Procrastinar, ao menos sob a desculpa de estar cansado ou com pouca energia.

3. Concentre sua atenção e remova distrações

Outra forma de Parar de Procrastinar, é começar se concentrando nas tarefas que são mais simples. Quando você divide suas tarefas e as organiza, fica mais fácil encontrar as que são mais simples de fazer dentro de processos diversos.

Começar focando em uma delas, a mais simples que seja, e a concluir, faz com que você veja progresso, o que é motivador e te tira do local da procrastinação.

Para conseguir essa atenção na tarefa, revise o local onde você está estudando ou trabalhando, por exemplo. Veja o que está sugando sua atenção e tempo.

Distrações como as notificações de um celular, ou muito movimento por perto, podem te deixar mais estressado e roubar sua atenção necessária para realizar mesmo estas tarefas mais simples que citamos acima.

4. Defina um deadline para a sua tarefa

Um deadline é um prazo limite que você tem para realizar / entregar alguma tarefa. Definir prazos é uma forma de gerenciar seu tempo e Parar de Procrastinar.

Quando planejamos e colocamos deadlines para cada atividade que vamos fazer, conseguimos produzir mais dentro do tempo estipulado.

Seja realista, coloque prazos possíveis, e não se intimide com a possibilidade de não concluir a tarefa dentro do prazo limite. O mais importante é você ter produzido e se concentrado naquela atividade durante aquele tempo pré-determinado.

Se o seu deadline for distante, e seu tempo de produção for de muitas horas, lembre-se da técnica Pomodoro, onde definimos um intervalo de tempo de trabalho, seguido de um intervalo cronometrado para descanso.

Os períodos podem ser de 25 de trabalho para 5 de descanso, ou 30 de trabalho para 10 de descanso, ou mesmo 45 de trabalho para 15 de descanso, o importante é você encontrar uma proporção que funcione para você e sua capacidade de atenção.

Assim como seus objetivos, seus prazos também devem ser concretos e realistas.

5. Perdoe-se e pratique a autocompaixão

Quando procrastinamos, nos culpamos e nos punimos, normalmente de forma impiedosa.

Isso só faz com que você se sinta mais ansioso e frustrado, não te levando a ser mais produtivo, nem fazendo o tempo retroceder.

Desenvolva a autocompaixão – temos um artigo especialmente falando sobre esse assunto aqui – e perdoe-se pela procrastinação, diminua o impacto que ela pode causar à sua saúde mental.

Seja gentil com você mesmo, aceite o erro tão comum, e procure melhorar na próxima oportunidade. Após essa reflexão, com certeza irá pensar duas vezes antes de procrastinar em uma próxima vez.

Dica bônus

Quer mais uma dica sobre como Parar de Procrastinar? Confira o vídeo abaixo do canal Arata Academy, e conheça a regra dos 70%, criada por Jeff Bezos, CEO da Amazon, para reduzir sua procrastinação e conquistar seus maiores objetivos.

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!