Dicas | Lugares para Meditar

Conheça os 5 melhores lugares para meditar ao pôr do sol em São Paulo

Publicado em: maio 03, 2021 | Por: Meu Retiro

Sumário

Com o anúncio da flexibilização do Plano São Paulo por parte do Governo do Estado, programado para o período de 24 a 30 de abril, a reabertura dos parques da cidade está incluída e a meditação nos espaços ao ar livre volta a ser possível, assim como a meditação ao pôr do sol, um dos horários preferidos pelos praticantes.

Existem diferentes tipos de meditação, e apesar de suas múltiplas faces, todas elas podem ser executadas ao ar livre, mesmo em um cenário aparentemente caótico como o da cidade de São Paulo.

Conheça os 5 melhores lugares para meditar ao pôr do sol em São Paulo e tirar este momento de pausa aproveitando sua própria companhia!

Todos os espaços abaixo são públicos e tem entrada gratuita.

Praça Pôr do Sol

Não poderíamos começar nossa lista por outro lugar. A Praça Pôr do Sol, como é conhecida popularmente a Praça Coronel Custódio Fernandes Pinheiros, está localizada no Alto de Pinheiros, Zona Oeste da cidade. Famosa por abrigar um bom número de pessoas em seus fins de tarde, o espaço oferece um dos mais bonitos horizontes de São Paulo para a meditação.

Endereço: Praça Cel. Custódio Fernandes Pinheiro, 334 – Alto de Pinheiros. Entre a rua Des. Ferreira França e a Av. Diógenes Ribeiro de Lima.

Ouvillas, no Parque Villa-Lobos

Ouvillas é um espaço na área central do parque, em forma de anfiteatro verde, com ambientes de sol e sombra, bancos e espreguiçadeiras para acolher os visitantes. Em muitas das tardes é possível ainda meditar ouvindo músicas do repertório do compositor Villa-Lobos, que são reproduzidas pelos equipamentos de sonorização do espaço.

Endereço: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros.

Parque do Carmo

O Parque do Carmo é o segundo maior parque da capital paulista, perdendo apenas para o Parque Estadual da Cantareira. O espaço possui cerca de 6 mil árvores, entre cerejeiras e eucaliptos, lagos naturais e diversas espécies de animais. Pelo seu tamanho, existem diversas áreas verdes bem sossegadas para quem quer praticar meditação, principalmente nos dias de semana, onde o público visitante é bem menor, possibilitando encontrar pontos bem tranquilos no parque.

Endereço: Avenida Afonso Sampaio Souza, 951 – Itaquera

Jardim da Luz

Bem no centro da cidade é possível encontrar um local para meditação? Sim, pertinho da Estação da Luz, atrás da Pinacoteca, existe um parque que é desconhecido por muitos. O Jardim da Luz é o mais antigo parque público do município e foi tombado pelo CONDEPHAAT em 1981.
Além da área verde e um lago no formato da cruz de malta, o parque ainda esconde uma surpresa: uma gruta com cascata. Um verdadeiro oásis em meio ao caos, e uma saída para quem mora ou trabalha na região.
Apesar de soar improvável este tipo de espaço na região, a própria Monja Coen indicou o local em entrevista no ano de 2013, afirmando que no local “(…) há figueiras indianas, que têm simbolismo para o budismo. Buda teve sua primeira iluminação debaixo de uma figueira.

Endereço: Praça da Luz, s/n – Bom Retiro

Parque Estadual do Jaraguá

E que tal meditar tendo toda a cidade a seus pés? O Parque do Jaraguá abriga o ponto mais alto de toda a cidade, o Pico do Jaraguá, com 1.135 metros de altitude. Com trilhas – como a trilha do silêncio, e muito verde – 492 hectares, o espaço é perfeito para um retiro com sons da natureza em um dos últimos pontos remanescentes de Mata Atlântica da região metropolitana de São Paulo.

Endereço: Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539

O horário de abertura e fechamento desses espaços variam conforme a fase em que a cidade se encontra no plano de contingência da Covid-19, mas é padrão em todos eles o funcionamento até o anoitecer, proporcionando assim o tão procurado momento de meditação ao pôr do sol.

Apesar de ser conhecida como uma ‘selva de pedra’, a cidade de São Paulo dispõe de diversos espaços públicos onde a meditação, o yoga, exercícios físicos  etc, se fazem possíveis. Além destes que citamos acima, temos outros pontos interessantes para as práticas de meditação, como o Parque da Água Branca na Região Oeste da cidade, ou mesmo o Parque Tenente Siqueira Campos, conhecido popularmente como Parque Trianon, bem ali na região da Avenida Paulista.

Se você pensa que não tem tempo para meditar, sugerimos que conheça este artigo do nosso portal, onde te ajudamos a encontrar um momento de meditação em seu cotidiano.

Meditar é um processo muito mais simples do que você imagina, e uma das formas com certeza irá atender suas necessidades.

Escolha um dos espaços próximos da sua casa e faça sua pausa!

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!