Sumário
Se você que frequenta a revista Meu Retiro já se perguntou se haveria como incluir seu filho ou filha em nossa comunidade de autoconhecimento e autocuidado, a resposta é sim!
Assim como os adultos, as crianças precisam lidar com o próprio estresse da vida. Mudança de casa, uma nova escola, um divórcio, a chegada de um novo irmãozinho – todos esses são eventos estressantes que afetam as crianças, alguns deles que até podem se tornar tóxicos e causar danos a longo prazo aos nossos pequenos.
Assim como nós, eles também precisam de uma maneira de controlar o estresse e a ansiedade.
A yoga, por exemplo, é um caminho. A prática é absolutamente indicada para crianças a partir dos quatro anos de idade. Desenvolver a meditação e a atenção plena dos jovens, ajuda em sua formação pessoal e em sua jornada como estudante.
Já existem pesquisas – como esta de 2014 – que mostram benefícios mentais e emocionais para jovens de 5 a 18 anos que praticam yoga, incluindo diminuição da ansiedade, aumento da concentração e memória, aumento da confiança e auto-estima e melhor desempenho acadêmico.
Benefícios da Yoga para Crianças
As práticas de yoga e mindfulness têm um impacto positivo nas crianças e no seu processo de aprendizado.
O movimento físico e os exercícios conscientes associados à yoga podem ajudar a preparar o cérebro para as informações que vêm aos montes na mente do jovem.
Ela aumenta o foco, a concentração, a compreensão e a memória das crianças.
Pelo lado físico, também temos uma porção de benefícios.
As posturas da yoga ajudam seu condicionamento físico, desenvolvendo o equilíbrio certo de tônus e força muscular em todo o corpo para apoiar as articulações, melhorando assim a postura, a flexibilidade, a coordenação motora e a consciência corporal – as crianças aprendem a perceber o que está acontecendo em seu corpo e mente enquanto estão realizando os movimentos propostos.
Já as que são baseadas no suporte de peso, estimulam a retenção de cálcio para ajudar a construir ossos fortes.
As posturas também apoiam e fortalecem o sistema imunológico, reduzindo o estresse e estimulando o sistema linfático.
É importante lembrar que a yoga pode acomodar todas as formas e tamanhos corporais e não é competitiva, por isso é uma boa forma de exercício para crianças não esportistas, e ajuda na percepção e aceitação do corpo como ele é.
Coisas simples que ocorrem durante a aula de yoga infantil, como o desacelerar e o respirar fundo, podem ajudar a criança a ficar menos ansiosa, ser menos impulsiva e a ter mais sucesso durante uma prova ou atividade escolar, por exemplo. A circulação de oxigênio pelo corpo e cérebro, melhoram a retenção da memória e a capacidade de aprendizado.
Como Praticar a Yoga Infantil
Agora que você conhece os benefícios da yoga para crianças, vejamos como é possível praticá-la junto a seu pequeno.
Ela pode ser incorporada a qualquer momento da rotina da criança, seja na escola ou mesmo em casa.
Comece com sessões curtas, que tenham de 3 a 5 minutos de duração, com posturas das mais simples.
Manter a sessão curta ajuda as crianças a permanecerem ativamente engajadas e prontas para aprender. Adicione mais tempo à medida que eles vão se familiarizando com novas práticas e posturas.
Incentive as crianças a fazerem a postura da maneira correta, demonstrando a ação para ela e a corrigindo se necessário.
A yoga ensina como o corpo e a mente estão interligados e como devemos ter consciência de nós mesmos. Quando as crianças estão envolvidas, focadas, se divertindo enquanto praticam yoga, elas estão no momento presente. Essa autoconsciência do corpo e da mente ajuda as crianças a serem cautelosas em qualquer situação posterior.
É legal lembrar que a yoga não precisa ser sempre uma prática individual. Considerar sessões coletivas e jogos em equipes aumenta o interesse da criança pela prática e colabora com seu aprendizado de convívio.
O pessoal do app educativo espanhol Smile and Leam, colocou no YouTube dois vídeos dublado em português que vão te ajudar bastante nesses primeiros passos junto ao yoga infantil:
O primeiro vídeo onde temos a saudação ao sol e uma série de posturas de yoga baseada nos animais, perfeita para crianças iniciantes.
E um segundo vídeo com exercícios guiados de mindfulness e meditação para crianças.
Como podemos ver, por sua natureza inclusiva, seus benefícios e sua capacidade de ser praticado em quase qualquer lugar, a yoga se torna uma ótima opção para crianças.
Que tal colocar essa ação em prática hoje mesmo?
Comentários