Sumário
Ansiedade. Estresse. Burnout.
Estes são apenas alguns dos resultados de algo com o qual convivemos, e que muitas vezes não damos a devida atenção: a autocobrança excessiva.
Já enfrentamos bastante cobrança em nosso cotidiano externo: notificações online, contas a pagar, metas a atingir, atenção para tudo e todos.
Mas ao invés de aliviarmos essa pressão, colocamos mais cobrança ainda em nós mesmos, às vezes sem perceber.
“Tenho que fazer isso”, “Deveria ter feito aquilo”, “Não posso deixar de ver aquela coisa”, e tantas outras pressões que te colocam ainda mais contra a parede internamente.
Normalmente são expectativas que você mesmo cria, por vezes influenciado por fontes externas que você internaliza como suas próprias crenças e expectativas.
Muito dessa autocobrança é absolutamente desnecessária, e acaba te levando a uma autossabotagem e uma culpa que nem deveria existir realmente.
Quando você está se sentindo oprimido, não é preciso muito para adicionar mais pressão sobre si mesmo.
Portanto, o primeiro passo para sair desta situação é reconhecer que a cobrança já existe e que você adicionar um pouco mais de pressão é sim um problema.
Reconhecer que muitas dos padrões que estamos buscando são irreais, que nosso julgamento conosco está sendo duro demais, e que muitos objetivos simplesmente não são alcançáveis.
Tendo isso em mente podemos reverter o quadro, e vamos te apresentar aqui em nossa revista algumas dicas para reduzir essa autocobrança excessiva, com foco em uma reeducação para um dia-a-dia mais tranquilo, amoroso e abundante de autocompaixão.
Atitudes Para Reduzir a Autocobrança:
Abandone o Perfeccionismo
A ideia de perfeição é inútil e pura autossabotagem. Tentar atingi-la é diminuir o valor de um trabalho que você já executa com excelência. Não aceite o medíocre, faça seu melhor, mas não busque o “perfeito”.
Seja Responsável Apenas Pelo Que Você Tem Controle
Não se preocupe com o que você não tem como controlar. Volte seu foco para suas atitudes, suas palavras e seus pensamentos.
Busque o Autoconhecimento
Nos conhecendo bem, conseguimos nos compreender melhor e entender nossos limites e qualidades. Entender que nos bastamos como somos e não precisamos do outro para sermos completos tira muito da autocobrança de nossos ombros.
Cultive Uma Vida Equilibrada
A chave da felicidade plena é o equilíbrio. Perceba se não está exagerando no trabalho e nas preocupações. Você está tendo tempo para seu autocuidado? Dormindo bem, praticando exercícios físicos, mantendo bons relacionamentos e hábitos?
Cuidar de si mesmo deve ser prioridade, até mesmo porque se você não estiver bem, dificilmente irá conseguir atingir seus demais objetivos.
Lembre-se o Quão Longe Você Já Chegou
Quando começar a se cobrar por tudo o que ainda precisa fazer, pare um momento para refletir sobre o quanto você já fez. Anote todas as suas grandes (e pequenas) conquistas, e sempre que a autocobrança bater na sua porta, visualize onde você já chegou e como é um vencedor por isso.
Não Leve As Coisas Muito a Sério
Isso não tem nada a ver com não ser profissional ou não ter seriedade no que faz, mas é sim sobre ser mais leve quando algo der errado. Uma atitude mais relaxada pode ser útil para você e para as pessoas ao seu redor, e seguramente diminui os níveis de autocobrança.
Tenha Uma Visão Otimista Das Coisas
Ter uma visão otimista não é ignorar o que pode dar de errado, mas sim focar no que há de bom em cada situação, inclusive quando – teoricamente – tudo deu errado. Concentre-se no que foi realizado e no processo, não apenas no resultado.
Aceite Suas Fraquezas (e a Dos Outros Também)
Entendendo quais são seus pontos fracos, e quais são os dos outros, é muito mais fácil compreender as falhas e os percalços, perdoando e dando uma folga da cobrança excessiva sobre si e sobre outrem.
Acredite Em Você Mesmo
Acreditar, ser grato, e ser gentil consigo mesmo, são pontos essenciais para reduzir a autocobrança. Você sabe do seu valor, sabe do que é capaz, que não precisa se comparar com o outro, e ainda, que você não é o que você faz. Comemore suas vitórias e quem você é afinal.
Exerça a Autocompaixão
A mesma compaixão que você tem pelo próximo, o mesmo tratamento benevolente, deve ser aplicado a você mesmo. Fizemos um artigo inteiro sobre isso, que você pode acessar clicando aqui.
Para encerrar, uma das figuras mais inspiradoras do Brasil, a Monja Coen, complementa a nossa lista com esse video onde ela fala sobre “Como parar de se cobrar tanto?”.
https://www.youtube.com/watch?v=oXVKE3nf7M0
Esperamos que com essas dicas, seus dias sejam de menos autocobrança excessiva, e mais de autocompaixão e plenitude.
Comentários