Sumário
Em outro artigo aqui da revista, falamos sobre o que é Inteligência Emocional e quais seus benefícios.
Lá mesmo te contamos que a IE é algo que pode ser aprendido e cultivado, e é um dos processos mais importantes do autoconhecimento, de extrema utilidade em todas as áreas da nossa vida.
Hoje vamos dar um passo além nessa conversa, dando dicas de como Estimular a Inteligência Emocional, te dando ideias de como ter maior controle e compreensão sobre seus sentimentos e emoções, e como aplica-los no dia-a-dia.
Vamos à lista.
Como Estimular a Inteligência Emocional
Vejamos a seguir uma lista com oito dicas sobre como despertar e Estimular a Inteligência Emocional.
Estas são apenas algumas formas de se fazer isso cotidianamente, mas você poderá também encontrar outras, e escolher entre elas, as que mais combinam com você.
O mais importante é se manter sempre observador de si, consciente de seus sentimentos. Faça pausas e racionalize sobre o que está sentindo. Tente compreender em que estado emocional você está naquele momento aleatório.
Exercícios como esse ajudam a compreendermos o que sentimos, o que nos torna muito mais preparados para lidar com eles.
Não reaja, racionalize
Reagir é uma resposta inconsciente a algum gatilho emocional, e o cérebro emocional responde a este gatilho antes que o cérebro racional. É ai onde acabamos fazendo besteira.
Você deve se lembrar de alguma situação em que reagiu sem pensar, e as coisas ficaram piores do que antes.
Quando racionalizamos, criamos um processo consciente de reação, compreendendo o que estamos sentindo, para então decidir como agir.
Você já deve ter lido aquela frase “pense antes de agir”. E é exatamente sobre isso que estamos falando.
Antes de qualquer ação, pense. Duas vezes se possível.
Seja autoconfiante
Quando você acredita em si, é capaz de enfrentar desafios com maior serenidade, controlando melhor a emoção.
A autoestima acompanhada do autoconhecimento são bases sólidas para a autoconfiança, etapas importantes para a construção de uma inteligência emocional.
Alguém seguro de si não é reativo, é consciente.
Pratique a empatia
Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, compreender e sentir o motivo de alguém se comportar ou se expressar de certa maneira. Praticar a empatia é um dos principais meios para se Estimular a Inteligência Emocional, pois através dela que reparamos e identificamos a emoção do outro.
E, se você consegue identificar a emoção do outro, também será capaz de identificar a sua, sabendo então administra-la muito melhor.
Quer saber mais? Temos aqui na revista um artigo com formas de empatia para colocar em prática hoje. Dê uma conferida lá.
Medite
A meditação funciona como uma ótima pausa em nosso cotidiano, reduz nosso estresse, e é uma ferramenta fundamental para o nosso autoconhecimento.
Pela visão da inteligência emocional, este pode ser um momento para organizar nossas emoções e pensamentos. Uma decisão tomada após uma sessão de meditação, seguramente é algo feito com muito mais clareza e ponderação.
Quer um som especial para seu momento de meditação? Temos algumas sugestões aqui.
Se mantenha positivo
Pessoas emocionalmente inteligentes entendem o poder de uma palavra positiva, um gesto gentil, ou um recado encorajador.
Quando você se mantém positivo, situações estressantes ou limítrofes não te tiram do controle das emoções, e te ajudam a influenciar outras pessoas a controlar seus sentimentos e resolver as situações de forma mais racional.
Conheça e estabeleça seus limites
Muitas vezes somos tomados pela emoção – como a raiva, por exemplo – quando certos limites são ultrapassados conosco.
Conhecer e estabelecer nossos limites pessoais são um exercício de autoconhecimento, e uma forma de compreender melhor nossos próprios sentimentos e possíveis reações.
Ter esses limites bem claros pra si próprio, ajuda a evitar situações com picos emocionais, e ensina como lidar com eles, caso eles sejam atingidos.
Pratique a escuta ativa e melhore a comunicação
A comunicação acontece por meio verbal e não verbal, por isso é importante ouvir com atenção e observar as reações das pessoas que estão se comunicando com você.
Uma boa comunicação além de melhorar as relações interpessoais, é capaz de estimular a inteligência emocional, criando vínculos com maior nível de confiança, entendimento e controle dos sentimentos.
Assuma a responsabilidade pelos seus sentimentos
Suas emoções e sentimentos são partes de você mesmo, não transfira a responsabilidade da existência deles para um terceiro ou algum motivo externo.
Se você está sentindo algo, por mais que outra pessoa tenha provocado essa emoção, ela ainda é sua, e está sob seu controle e domínio.
Quando se tem a consciência e responsabilidade sobre os próprios sentimentos, passa-se a pensar neles de forma muito mais racional, estimulando assim a inteligência emocional.
Como Estimular a Inteligência Emocional das crianças
Como falamos, a IE é algo que pode ser adquirido e cultivado. Melhor ainda se isso acontecer quando se ainda é jovem, não é mesmo? Afinal, uma boa inteligência emocional ajudará muito a criança a enfrentar as inúmeras situações que surgem em todas as fases da vida envolvendo controle e administração de emoções e sentimentos.
Para dar dicas sobre como passar a IE para os pequenos, trazemos aqui um vídeo do canal TempoJunto, um projeto incrível das especialistas em desenvolvimento infantil, Patricia Marinho e Patricia Camargo.
Se você tem filho, ou uma criança próxima, vale dar uma olhada.
A jornada do autoconhecimento não tem hora para começar.
Comentários