Sumário
Aqui na revista Meu Retiro já falamos algumas vezes sobre a importância e benefícios dos exercícios de respiração. Indicamos 7 exercícios de respiração para um sono melhor, 6 para o controle do estresse, e já escrevemos até mesmo sobre alguns cenários mais específicos, como este artigo onde ensinamos como exercitar a respiração consciente para diminuir a ansiedade. Agora é o momento de falarmos um pouco sobre como incorporar esses Exercícios de Respiração na Rotina diária.
Afinal, veja só, em média, realizamos algo entre 19 e 27.000 respirações por dia, mas de forma absolutamente automática. Praticamente não pensamos sobre esse processo. Mas para realizarmos exercícios de respiração precisamos reservar um tempo, nos concentrar na atividade, e com o nosso cotidiano acelerado isso fica cada vez mais difícil.
Pense bem, quantas coisas você gostaria de realizar cotidianamente, mas diz não encontrar tempo? Quantos novos hábitos você tentou adquirir, mas nem começou por medo de não conseguir manter?
Por isso, neste conteúdo vamos dar algumas dicas de como incorporar Exercícios de Respiração na Rotina diária. Não apenas como começar a realizar esses exercícios, mas principalmente sobre como mantê-los em sua lista de afazeres cotidianos.
O que são exercícios de respiração?
Os exercícios de respiração são uma série de práticas simples que podem oferecer uma variedade de benefícios para a saúde, incluindo redução do estresse, ansiedade, melhora da qualidade do sono e aumento da concentração.
Esses exercícios podem envolver uma variedade de técnicas, como respiração profunda, respiração diafragmática e respiração alternada pelas narinas, algumas das práticas projetadas para ajudá-lo a regular a respiração e aumentar a consciência do corpo e da mente.
Se você está procurando uma maneira de melhorar sua saúde e bem-estar, incorporar Exercícios de Respiração na Rotina diária é uma ótima opção.
Vamos ver como podemos fazer isso a seguir, mas antes, deixamos abaixo um vídeo da Marcela Rodrigues, colunista do Yahoo Vida e Estilo, demonstrando e ensinando como é um exercício básico de respiração que ajuda a reduzir o estresse. Assista e experimente agora mesmo, antes de passar para o nosso próximo tópico.
Dicas para incorporar Exercícios de Respiração na Rotina diária
Aqui estão algumas ideias específicas para incorporar Exercícios de Respiração na Rotina diária:
Escolha o exercício ideal para você
A primeira coisa a fazer antes de incorporar Exercícios de Respiração na Rotina diária, é escolher com cuidado que exercícios serão esses.
Escolha um exercício de respiração que seja adequado para você. Existem muitos tipos de exercícios, cada um com seus próprios benefícios. Experimente alguns deles para encontrar um que você goste, que lhe seja fácil de fazer, e que seja eficaz para você.
Comece devagar
Não tente fazer exercícios de respiração por muito tempo ou com muita intensidade no início. Comece com períodos curtos e aumente gradualmente o tempo e a intensidade com o tempo. Mesmo apenas alguns minutos por dia podem trazer benefícios significativos para sua saúde mental.
Reserve um local
A princípio podemos pensar que exercícios de respiração podem ser feitos em qualquer lugar, afinal, estamos respirando o tempo todo. Mas encontrar um espaço tranquilo e confortável, onde você não será incomodado para realizar seus exercícios, pode fazer toda a diferença, além de marcar positivamente aquele momento do dia – o que te ajuda a incorporar a prática cotidianamente. Pode ser em casa, no trabalho ou em qualquer outro lugar onde você se sinta bem.
Escolha um horário onde há menos quebra de rotina
Sua manhã é mais tranquila que sua noite? Ou vice-versa? Em qual período sua rotina tem menos chance de ser alterada? Escolha o período onde há menos imprevistos no seu dia/noite para incorporar Exercícios de Respiração na Rotina diária.
Se for pela manhã, os exercícios podem ajudá-lo a começar o dia com calma e foco. Se for à noite, antes de dormir, eles podem ajudá-lo a relaxar e ter uma noite de sono mais tranquila.
Trabalhe para construir o hábito
Para incorporar Exercícios de Respiração na Rotina diária, é preciso fazer com que eles se tornem um hábito. Confira este conteúdo aqui para compreender como podemos construir um novo hábito, ou mesmo transformar um hábito ruim em um hábito positivo.
Seja paciente
Construir um hábito é algo que pode demorar. Os próprios exercícios de respiração podem levar algum tempo para mostrar resultados. Seja paciente e continue praticando para obter os melhores resultados.
Lembre-se!
A respiração é uma ferramenta poderosa para melhorar sua saúde mental e bem-estar.
Exercícios de respiração são benéficos à saúde a curto e longo prazo. Imediatamente você pode se sentir mais equilibrado, relaxado e aliviado. Com o tempo, desenvolvendo uma rotina de respiração em sua vida cotidiana, você irá aumentar sua sensação de bem-estar e saúde física e mental.
Com um pouco de prática você consegue incorporar Exercícios de Respiração na Rotina diária, e de maneira simples e eficaz terá um hábito de autocuidado natural e completo. Experimente!
Comentários