Sumário
Você já considerou diminuir, ou mesmo parar com o consumo de carne?
Muito estão buscando substituir a proteína da carne por outras opções mais saudáveis por questões de saúde, por questões ambientais, e até mesmo por motivos financeiros.
Mesmo uma pequena redução em nosso consumo de carne ou ficar sem essa proteína uma vez por semana, pode ter efeitos positivos importantes sobre essas questões.
Uma das iniciativas mais interessantes dentro dessa ideia, é a Segunda-Feira Sem Carne, uma campanha que se originou nos EUA, onde se propõem que ao menos nesse dia da semana, o consumo de carne seja substituído por outra proteína sem origem animal.
A campanha tem um embaixador de peso, o eterno beatle Paul McCartney, que desde 2009 é um dos divulgadores e defensores da ‘Meatless Monday’ por todo o mundo.
Mas ai você pode nos perguntar: “Mas se não comer carne, vou comer o quê? Não vão faltar nutrientes?”
Calma, muita gente pensa isso, e ai que entra nosso papel em ser um farol nesse universo de autocuidado.
A alimentação inclusive é um dos pontos que citamos justamente em nosso artigo sobre 10 formas de autocuidado.
Seguindo uma dieta baseada em vegetais, que seja equilibrada, rica e variada, é possível sim obter os nutrientes de que organismo precisa sem ingerir alimentos de origem animal.
Vamos listar abaixo alguns alimentos indicados para essa substituição, e que atendem a diferentes necessidades nutricionais.
Opções Para a Substituição da Carne
Estas são apenas algumas sugestões possíveis, baratas e que podem dar um novo sabor à sua segunda-feira (ou qualquer outro dia que preferir) de substituição da carne, além de fazerem bem à nossa saúde e a de nosso planeta.
Lentilha
Essa leguminosa é surpreendentemente rica em proteínas, e por sua textura é um bom substituto para a carne moída em muitas receitas, até mesmo como base para hambúrgueres.
O mesmo vale para diversos tipos de feijão e até mesmo as ervilhas, todos ricos em nutrientes e possíveis de serem consumidos em diversos formatos, inclusive em hambúrgueres.
Grão-de-bico
O grão-de-bico também é uma leguminosa de alto valor proteico, tal qual a lentilha.
Em sua composição também encontramos outros nutrientes, como vitaminas A, B6, C, E e K, além dos minerais cálcio, fósforo, potássio, zinco, magnésio, ferro e sódio.
Pode ser consumida cozida como um feijão, é base para o humos, e também é uma ótima substituta para a carne moída.
Tofu
Esta proteína vegetariana é basicamente o queijo feito a partir do leite de soja, e assume os sabores do tempero e do cozimento que você quiser, o que a torna uma opção versátil, possível de substitui a carne em diversas receitas (strogonoff, parmegiana, etc), além de fazer o papel de queijo para os veganos, com a famosa receita de tofupiry, por exemplo.
Também é um alimento de alto valor proteico, com vitaminas, minerais e fibras que atendem bem as necessidades do nosso organismo.
Berinjela
A receita de berinjela a parmegiana é super popular em todas as dietas, o que já demonstra o como este vegetal é um substituto natural para a carne. Mas suas receitas não param por ai.
Berinjela recheada, macarrão de berinjela, berinjela frita, empanada e mais uma porção de opções contemplam este alimento rico em vitaminas e sais minerais (cálcio, fósforo, ferro e fibras).
Para completar, vale dizer que a berinjela ajuda a combater o colesterol e a diabetes. Tá bom, ou quer mais?
Jaca
Parece estranho pensar em uma fruta como substituto da carne, mas a textura da jaca é bastante semelhante à do frango desfiado (e também funciona bem no lugar da carne de porco desfiada).
A carne da jaca verde tem um sabor neutro, portanto fica com o gosto do tempero que você der a ela, sendo muito usada atualmente em coxinhas vegetarianas e lanches.
A jaca é nutritiva como a maioria das frutas, contém cálcio, magnésio, vitaminas e antioxidantes, porém não é uma grande fonte de proteínas, portanto é importante compensar esta falta com outros acompanhamentos ao fazer a substituição da carne.
Cogumelos
Os cogumelos são uma opção versátil para quem vai cozinhar sem carne.
Tal qual a jaca, não são grandes fontes proteicas, porém em suas versões secas, seus nutrientes são concentrados e potencializados, podendo assim fornecer uma quantidade interessante de proteínas. Além disso, os cogumelos são fonte de vitaminas, fibras, fósforo, ferro e cálcio.
Dentre a variedade de cogumelos existentes, o shitake e o shimeji são duas opções bem populares, fáceis de encontrar – há quem os cultive de forma caseira inclusive – e que servem de base para dezenas de receitas diferentes.
Folhas Escuras
As verduras com folhas de cor verde-escura, como a couve, o agrião, o brócolis e a rúcula, entre outros, são ricas em ferro tal qual a carne vermelha.
Quem deixa de consumir certos alimentos de origem animal precisa suprir as necessidades de ferro do corpo, e esta é uma substituição da carne fácil e barata.
Para complementar essa lista de substituição da carne, vamos indicar a vocês um vídeo do canal Pensando ao Contrário, um canal vegano de receitas e estilo de vida dedicado a transmitir conhecimento de vida saudável e sustentável.
Neste vídeo são indicados os oito alimentos que mais possuem proteína vegetal, e que podem te ajudar a substituir a carne na dieta vegana ou vegetariana.
Vale lembrar que, caso você queira fazer uma mudança mais radical, considerando o vegetarianismo ou mesmo o veganismo em tempo integral, deve consultar uma nutricionista ou nutrólogo para um acompanhamento profissional e receber dicas de como se manter saudável neste processo.
Cuidem-se, e até a próxima!
Comentários