Notícias | Atenção Plena para Estudantes

Atenção plena para estudantes: quais os benefícios e como praticar

Publicado em: abril 17, 2023 | Por: Meu Retiro

Sumário

Você que acompanha nossos conteúdos aqui na revista Meu Retiro, já sabe da importância da atenção plena em nosso dia-a-dia, e de como gostamos desse tema.

Se você está chegando por aqui agora, vale dar uma olhada neste nosso artigo sobre o que é Mindfulness, qual sua função e como praticar, e também neste aqui, onde falamos especificamente sobre a atenção plena no ambiente de trabalho como forme de obter mais foco e tranquilidade.

Agora neste novo texto, falaremos sobre a importância da Atenção Plena para Estudantes, quais são seus benefícios e como eles podem praticar, inclusive na própria sala de aula.

Este estudo desenvolvido pela Universidade de Harvard, por exemplo, sugere que a Atenção Plena para Estudantespode reduzir os efeitos negativos do estresse e aumentar a capacidade dos alunos de se manterem engajados, ajudando-os a permanecer no caminho acadêmico e evitar problemas de comportamento”.

Vejamos a seguir, como a Atenção Plena para Estudantes pode ser praticada e seus demais benefícios.

Atenção plena para estudantes: quais os benefícios e como praticar

Créditos: Joshua_resnick | Fonte: Envato Elements

Benefícios da Atenção Plena para Estudantes

Como falamos acima, a prática do Mindfulness é associada a diversos benefícios em diferentes áreas da nossa vida, inclusive a época de nossos estudos, desde a criança no começo de sua jornada escolar até o jovem universitário.

Existem estudos que comprovam a importância da Atenção Plena para Estudantes, apresentando resultados positivos em condições como:

  • Redução do estresse e ansiedade;
  • Regulação das emoções;
  • Aumento da atenção, foco e concentração;
  • Melhora o desempenho cognitivo do aluno;
  • Desenvolve inteligência emocional e social;
  • Melhora as relações interpessoais;
  • Melhora a memória;
  • Fortalece a compaixão.

Para os mais jovens, devemos pontuar que a atenção plena ainda desenvolve duas importantes habilidades socioemocionais: a autorregulação e autoconsciência, habilidades que ensinam os alunos a reconhecer, compreender e reagir bem a seus pensamentos e emoções.

A atenção plena também é especialmente importante para crianças com dificuldades de aprendizagem, particularmente transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

Crianças nestas condições que praticam o Mindfulness obtêm melhores notas, têm relacionamentos melhores e menos problemas comportamentais em comparação a crianças que não praticam.

Além destes, mais uma série de outros benefícios podem ser notados, atendendo diferentes faixas etárias. Vale conversar com seu pediatra e com mestres em meditação Mindfulness sobre como a prática pode te ajudar.

Atenção plena para estudantes: quais os benefícios e como praticar

Créditos: Garakta-Studio | Fontes: Envato Elements

Atenção plena para Estudantes: Como praticar

Aqui mesmo em nossa revista, já fizemos um artigo com 13 formas de praticar o Mindfulness cotidianamente, conteúdo que serve como guia e ajuda aos jovens estudantes e principiantes na atenção plena.

Agora, quando falamos sobre Atenção Plena para Estudantes mais jovens, crianças de forma geral, a abordagem já é outra, e necessita da ajuda dos pais ou professores.

Algumas atividades podem ser feitas diretamente na sala de aula, outras podem ser feitas em casa em um momento pré ou pós estudos.

Veja algumas delas:

  • Respiração Consciente / Frequência Cardíaca – Exercícios de respiração para que os alunos respirem profunda e lentamente por cerca de 5 minutos, sentindo o ar entrando e saindo. Também funciona pedir que percebam, monitorem e até contem os batimentos cardíacos.

  • Exercício dos Cinco Sentidos – Em momentos de estresse, peça para o estudante parar um pouco, perceber seus cinco sentidos e falar: cinco coisas que está vendo; quatro coisas que pode tocar; três coisas que está ouvindo; duas coisas que pode cheirar e uma que pode provar.

  • Mindful Eating – Uma forma fácil de aplicar um exercício de Atenção Plena para Estudantes é usar a hora do lance. Pratique o mindful eating e faça-os perceber o que estão comendo, os sabores, camadas, texturas etc. Mais sobre o tema, aqui neste nosso artigo especial.

  • Tempo de silêncio – Cinco minutos de silêncio antes de começar o conteúdo de uma aula, pode ajudar os alunos a desestressarem e se concentrar no momento presente.

  • Praticar a Gratidão – Antes de terminar a aula, você pode pedir que os estudantes anotem, ou mesmo que apenas pensem, em tudo pelo que são gratos naquele dia. Este é um processo de longo prazo, mas fundamental para quem busca se conectar com a atenção plena ao presente.

  • Paladar de olhos fechados – Aquela brincadeira de ‘abre a boca e fecha os olhos’, deixando o jovem sentir diferentes sabores e sensações, concentrando-se apenas no momento presente e em suas percepções.

  • Brincar de colorir – Isso vale tanto para adultos quanto para crianças. Colorir desenhos é uma prática de atenção plena que relaxa e que coloca nosso foco no momento presente.

  • Escaneamento corporal – Um momento para relaxar o corpo e se perceber por completo. Peça para a criança prestar atenção no próprio corpo, cite parte a parte do corpo e peça para ela se concentrar naquela região, nas emoções e sensações físicas. Peça também para tensionar e relaxar os músculos, isso ajuda a ficarem atentos a mais detalhes do funcionamento do próprio organismo.

Mais conteúdo sobre Atenção Plena para Estudantes

Segundo a OCDE, professores brasileiros levam até 20% do tempo da aula para acalmar os alunos e começar a aplicar o conteúdo. Como técnicas de meditação e atenção plena podem aumentar a concentração nas classes?

Esta provocação é o que fomenta o conteúdo do vídeo abaixo, originalmente transmitido via Canal Futura, e que conta com participação da neuropsicóloga Iane Kestelman, a professora e neuropsicopedagoga, Sheila Baumworcel; a instrutora sênior de Mindfulness, Luiza Bittencourt, e a apresentadora Karen de Souza.

Confira e aprofunde-se no tema:

Confira as melhores experiências de Mindfulness:

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!