Notícias | Ayahuasca

Ayahuasca: o que é, como funciona e quais seus efeitos

Publicado em: dezembro 08, 2023 | Por: Meu Retiro

Sumário

Quem procura por retiros, já deve ter visto menções sobre a Ayahuasca na programação de atividades de alguns deles, assim como em diversos veículos de comunicação que sempre estão discutindo o uso desta medicina.

Mas, talvez você não esteja bem certo sobre o que é a Ayahuasca. É uma planta? Um chá? Seu consumo é legal? É natural? É psicodélico?

Aqui na revista Meu Retiro já fizemos um conteúdo falando sobre as principais medicinas da floresta, mas agora vamos nos aprofundar no entendimento do que é a Ayahuasca, como ela funciona e quais seus efeitos.

Ayahuasca: o que é, como funciona e quais seus efeitos

Créditos: Prostock-studio | Fonte: Envato Elements

O que é a Ayahuasca

A Ayahuasca é um chá feito com duas plantas da Amazônia, o cipó Mariri (Banisteriopsis caapi) e as folhas de Chacrona (Psychotria viridis). É uma bebida com propriedades psicoativas que contém a DMT (Dimetiltriptamina), uma substância que é a responsável principal pela parte psicotrópica do chá.

Esse chá é usado há milhares de anos em rituais religiosos, espirituais e terapêuticos por povos indígenas. Líderes espirituais conhecidos como xamãs conduzem cerimônias de Ayahuasca para tratar doenças físicas e mentais e receber mensagens de ancestrais e espíritos.

Também chamada de “Hoasca” ou “Daime”, a substância é reconhecida como patrimônio cultural e imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e em tempos recentes também vem sendo usada para melhorar a percepção, concentração e consciência, além de confrontar bloqueios mentais, vícios, resistência, medos e preconceitos.

Por falar nisso, vamos listar alguns dos benefícios atribuídos à Ayahuasca.

Quais os benefícios da Ayahuasca

Existem estudos que trabalham para listar e comprovar diversos tipos de benefícios que a Ayahuasca pode proporcionar, mas os mais comumente relatados pela comunidade de ayahuasqueiros são:

  • Sintomas de depressão e/ou ansiedade melhorados, ou resolvidos;

  • Recuperação de dependência de álcool e/ou drogas;

  • Maior autoconhecimento;

  • Melhor relacionamento interpessoal;

  • Novas perspectivas de vida;

  • Resolução de traumas passados e gatilhos de trauma.

Ayahuasca: o que é, como funciona e quais seus efeitos

Créditos: Chamanexperience | Fonte: Envato Elements

Quais os efeitos da Ayahuasca

A Ayahuasca é um psicodélico, o que significa que ela pode alterar a percepção da realidade por períodos que duram em média quatro horas, mas podem ter até mais de dez horas.

Os efeitos da Ayahuasca variam de pessoa para pessoa, mas podem incluir:

  • Visões: beber chá de Ayahuasca pode causar visões, ou mirações, de imagens, pessoas, divindades, formas e cores, normalmente relacionadas a emoções ou experiências pessoais.

  • Mudanças na percepção: A Ayahuasca pode alterar a percepção do tempo, do espaço e do corpo.

  • Mudanças na consciência: o chá pode levar a uma expansão da consciência e a uma maior percepção da realidade, isso por conta de seus efeitos enteógenos.

  • Sentimentos de euforia.

A Ayahuasca também pode causar efeitos físicos, como náusea, vômito e diarreia. Esses efeitos geralmente são leves e desaparecem em algumas horas. Podem acontecer ainda episódios de aumento da frequência cardíaca e pressão arterial, convulsões, tremores, tontura e nistagmo – movimento involuntário rápido e rítmico do olho.

Não devemos esquecer que essa é uma substância potente, e que deve ser usada com cuidado e supervisão. É importante sempre tomar Ayahuasca com um guia experiente que possa ajudar a garantir uma experiência segura e positiva.

Quais as condições para o consumo de Ayahuasca no Brasil?

O uso da Ayahuasca no Brasil é regulamentado pela Resolução nº 36/2010 do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (CONAD). A resolução permite o uso da Ayahuasca em cerimônias religiosas, espirituais e terapêuticas, mas proíbe seu uso para fins recreativos.

A resolução também estabelece uma série de requisitos para que as cerimônias de Ayahuasca sejam realizadas de forma segura e responsável. Esses requisitos incluem:

  • A cerimônia deve ser realizada por uma entidade religiosa ou espiritual reconhecida pelo poder público – como o Santo Daime e a União do Vegetal (UDV)

  • Os participantes da cerimônia devem ser maiores de 18 anos e devem assinar um termo de consentimento.

  • A cerimônia deve ser supervisionada por um guia experiente.

  • A cerimônia deve ter um plano de contingência para lidar com possíveis reações adversas.

 

A resolução do CONAD foi um avanço importante para a regulamentação do uso da Ayahuasca no Brasil. A resolução reconheceu o uso tradicional da Ayahuasca por povos indígenas e também permitiu que outras pessoas possam participar de cerimônias, desde que cumpram os requisitos estabelecidos pela resolução.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) também estabeleceu regras específicas para o uso ritualístico da Ayahuasca. As organizações que desejam utilizar a substância devem seguir as diretrizes da ANVISA, que incluem medidas de segurança e controle.

É importante observar que o uso não religioso ou terapêutico da Ayahuasca ainda é um tópico em discussão no Brasil, e sua utilização fora desses contextos específicos pode ser sujeita a diferentes interpretações legais.

O cenário legal pode evoluir com o tempo, e as regulamentações podem ser ajustadas para abordar novos usos e descobertas científicas em relação à substância, portanto, mantenha-se sempre atualizado sobre o tema.

Mais sobre a história da Ayahuasca

O historiador Eduardo Bueno, o Peninha, fez um vídeo em seu canal Buenas Ideias contando mais da história da Ayahuasca, desde os primeiros registros de seu consumo, até a formação dos grupos religiosos. Vale assistir para aprender mais:

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!