Sumário
Quando é sentida alguma dor aguda em alguma parte do corpo, principalmente muscular, a maioria das pessoas leva a mão até o local e massageia de modo a buscar algum tipo de alívio. É algo praticamente instintivo e natural.
E se eu te falar que esse tipo de ação, é a base de uma técnica milenar chinesa de automassagem terapêutica?
Pois é, o Do-In é essa técnica. Ela usa de movimentos de pressão e automassagem em pontos energéticos do corpo, os famosos pontos meridianos, para tratar de diversas condições físicas, e até mesmo condições psicológicas e emocionais.
Vamos conhecer melhor esta técnica oriental que é tão incrivelmente simples quanto eficaz.
Origem e conceito do Do-In
O Do-In tem suas raízes na China de cinco mil anos atrás, e acredita-se que a técnica tenha se desenvolvido durante o período de reinado de Huangdi, o Imperador Amarelo, que durou de 2697 a.C. a 2597 a.C..
Neste mesmo período também foram desenvolvidas outras técnicas da medicina chinesa, como a Acupuntura, além da astrologia chinesa e o Feng Shui.
A automassagem foi difundida pelo oriente, mas ganhou nome e maior popularidade quando chegou ao Japão.
Lá ela foi batizada de Do-In, palavra japonesa que significa “o caminho da casa”, sendo “casa” uma metáfora para o nosso corpo humano saudável, onde mora a energia vital, o qi (para os chineses), ou ki (para os japoneses).
A prática é justamente sobre massagear pontos específicos do corpo, os mesmos usados na acupuntura, para que o qi flua em nosso organismo de forma plena, prevenindo ou tratando de dores e diferentes condições onde a energia foi bloqueada.
Aqui no Brasil, a técnica foi popularizada pelo terapeuta Juracy Cançado, autor de diversos livros sobre o assunto, dos quais muitos podem ser encontrados aqui no site Estante Virtual, em cópias usada e novas, a preços bem convidativos.
Como funciona o Do-In
O Do-In é uma automassagem a qual é feita com a pressão dos dedos sobre os pontos meridianos do corpo, por onde passam as vias em que a energia vital corre em nosso organismo.
A automassagem é feita basicamente com dois tipos e toque:
Sedação
Uma pressão profunda e contínua em determinado ponto por cinco minutos, com a finalidade de fazer a energia acumulada dispersar.
Estimulação ou Tonificação
Onde se gera pressão repetidas vezes em um mesmo ponto, com intervalo de um segundo entre elas, durante cinco minutos. Este estímulo promove a circulação da energia na região afetada.
Esse toque é feito normalmente usando o polegar ou a polpa da palma da mão, e deve ser conduzido com muito cuidado, nunca pressionando áreas machucadas, inflamadas ou com varizes.
Essa pressão pode ser feita sempre que se fizer necessária, quando surgir qualquer tipo de dor ou desconforto, ou também de forma cotidiana e diária, como ação preventiva, mantendo assim o nosso equilíbrio físico, emocional e energético.
De todo modo, com o desconforto ou a dor não cessando, um médico deve ser procurado, a fim de evitar qualquer tipo de agravamento da situação.
Quais os benefícios do Do-In
A automassagem tem como função equilibrar o fluxo de energia nos meridianos, então possui ação terapêutica em diversos pontos de nosso corpo e mente.
Ela combate desde dores musculares e dores de cabeça, até condições variadas como sinusite, rinite e alergias.
Trabalha também com distúrbios do sono, equilíbrio emocional, combate a ansiedade e o estresse, a elevação da autoestima e promoção do autoconhecimento.
O Do-In não possui contraindicações e é totalmente sem efeitos colaterais.
É uma técnica simples e barata. Pode ser feita em casa e não exige nenhum tipo de equipamento especial.
Os exercícios são simples, fáceis de aprender e de se aplicar. O conhecimento prévio dos pontos resultam em uma aplicação ainda mais eficiente e rápida.
Experimente exercícios do Do-In
Existem cursos online que ensinam as pessoas sobre como fazer a automassagem para cada tipo de condição, além e identificar todos os pontos meridianos do corpo.
Porém, como falamos acima, o Do-In possui alguns exercícios simples, fáceis de se reproduzir em casa.
Para que você possa testar a força e eficácia da técnica, separamos abaixo três vídeos com exercícios simples e funcionais que você pode reproduzir facilmente.
Aqueça suas mãos, esfregando uma na outra, ative seus pontos meridianos passando as mãos pelo corpo, e experimente a automassagem com os seguintes vídeos:
Comentários