Notícias | Jin Shin Jyutsu

Experimente o Jin Shin Jyutsu: Harmonização do corpo e da mente através do toque

Publicado em: abril 05, 2024 | Por: Meu Retiro

Sumário

O Jin Shin Jyutsu é uma prática antiga de origem japonesa, que se concentra na harmonização do corpo e da mente através do toque suave. Este método, que se traduz como “A Arte do Criador através da pessoa de compaixão”, baseia-se na crença de que todos possuímos energias vitais que, quando em equilíbrio, promovem saúde e bem-estar.

Neste artigo, exploramos a origem desta prática fascinante, seu conceito central, os benefícios oferecidos e como ela é praticada.

Experimente o Jin Shin Jyutsu: Harmonização do corpo e da mente através do toque

Créditos: Kegfire | Fonte: Envato Elements

Origem Jin Shin Jyutsu

A origem do Jin Shin Jyutsu remonta a uma sabedoria ancestral, sugerindo que suas raízes podem ser encontradas em práticas milenares de cura e filosofias orientais. Embora a história exata seja um tanto imprecisa e envolta em mistério, acredita-se que o Jin Shin Jyutsu foi praticado há milhares de anos, antes mesmo de ser formalmente documentado.

A prática, como é conhecida hoje, foi significativamente influenciada e revitalizada no Japão no início do século XX pelo pesquisador Jiro Murai.

Nascido em 1886 em uma família com histórico em medicina tradicional, Murai encontrou-se, aos 26 anos, enfrentando uma grave doença que o levou à beira da morte. Diante da perspectiva de uma morte iminente e sem esperanças na medicina convencional, ele decidiu isolar-se e recorrer a antigas práticas meditativas e de manipulação energética que havia estudado em textos antigos.

Em um retiro solitário nas montanhas, Murai jejuou e aplicou em si mesmo métodos que envolviam pressionar, esfregar e segurar certos pontos do corpo, que ele acreditava serem centrais para a circulação da energia vital, ou “Ki”. De forma surpreendente, ele experimentou uma recuperação completa, o que o levou a dedicar sua vida ao estudo, prática e ensino dessa arte, que ele nomeou Jin Shin Jyutsu.

Após sua recuperação, Murai passou décadas estudando os efeitos dessas práticas sobre si mesmo e sobre outros, desenvolvendo um sistema detalhado que identificava os “fechos de segurança energética” no corpo humano. Estes fechos, quando harmonizados através do toque, poderiam promover a saúde e o bem-estar ao facilitar o fluxo harmonioso da energia vital.

Jiro Murai não apenas revitalizou o Jin Shin Jyutsu para os tempos modernos, mas também deixou um legado duradouro através de seus alunos, mais notavelmente Mary Burmeister, que levou o Jin Shin Jyutsu para o Ocidente.

A prática chegou ao Brasil algumas décadas atrás, trazida por praticantes entusiasmados e instrutores internacionais que realizaram cursos e palestras sobre o método. Desde então, o Jin Shin Jyutsu tem crescido em popularidade, com muitos brasileiros buscando na prática uma forma de alívio para condições físicas e emocionais, bem como um caminho para o autoconhecimento e a harmonia interior.

Conceito da prática Jin Shin Jyutsu

O Jin Shin Jyutsu se baseia na ideia de que nosso corpo contém várias “trancas” de energia que, quando bloqueadas, podem causar desequilíbrios físicos e emocionais. A prática visa restaurar o fluxo de energia, usando as mãos para “pular” essas trancas, de forma semelhante à acupuntura, mas sem o uso de agulhas. É uma arte que enfatiza a autoajuda e o autocuidado, permitindo que os praticantes trabalhem em seu próprio equilíbrio energético.

Algumas pessoas também comparam o Jin Shin Jyutsu com a reflexologia, já que ambas as práticas reconhecem a interconexão entre partes específicas do corpo e a saúde geral, utilizando técnicas não invasivas baseadas no toque para promover o equilíbrio e a cura. No entanto, a reflexologia é mais focada na ideia de reflexos e na aplicação de pressão em pontos específicos para influenciar órgãos e sistemas específicos, enquanto o Jin Shin Jyutsu utiliza uma abordagem mais holística e sutil para equilibrar a energia vital do corpo como um todo.

Experimente o Jin Shin Jyutsu: Harmonização do corpo e da mente através do toque

Créditos: Wavebreakmedia | Fonte: Envato Elements

Benefícios do Jin Shin Jyutsu 

Os benefícios do Jin Shin Jyutsu são vastos e podem variar de pessoa para pessoa. Entre eles, destacam-se:

  • Redução do estresse e da ansiedade;
  • Melhora na qualidade do sono;
  • Alívio de dores crônicas e tensões musculares;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Melhora na circulação e na digestão;
  • Promoção de um maior equilíbrio emocional.

Como é a prática o Jin Shin Jyutsu 

A prática do Jin Shin Jyutsu pode ser realizada por um praticante certificado ou através da autoaplicação. Envolve tocar suavemente 26 pontos específicos no corpo, chamados de “fechos de segurança energética”, algo parecido com os meridianos, que correspondem a diferentes áreas e funções do corpo. A sequência e combinação desses pontos são escolhidas com base nas necessidades individuais do praticante, tornando cada sessão única.

Cada sessão dura aproximadamente uma hora, durante a qual o praticante pode sentir uma sensação de relaxamento profundo e bem-estar. A prática regular é incentivada, pois os benefícios do Jin Shin Jyutsu se acumulam e se aprofundam com o tempo.

O Jin Shin Jyutsu é uma arte de cura que oferece uma abordagem suave e não invasiva para o bem-estar. Seu foco na harmonização do corpo e da mente, juntamente com sua ênfase no autocuidado, torna-o uma prática valiosa para aqueles que buscam uma vida mais equilibrada e saudável.

Experimente o Jin Shin Jyutsu agora

Como falamos acima, o Jin Shin Jyutsu deve ser realizado com um praticante certificado – que você pode encontrar através do nosso portal Meu Retiro, ou através da autoaplicação.

Abaixo deixamos um vídeo da Thellma Schinner, que possui um canal dedicado ao Jin Shin Jyutsu, ensinando como podemos realizar essa autoaplicação, além do conceito de seis profundidades.

Confira e experimente agora mesmo:

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!