Sumário
Em nosso artigo sobre técnicas de imposição de mãos, citamos o Johrei brevemente, mas hoje vamos nos aprofundar no tema, falando sobre sua história e os benefícios que essa transmissão de Luz Divina pode nos trazer.
Você talvez já tenha sido abordado na rua e recebeu uma oração dos messiânicos, ou já viu algum vídeo e pode até ter confundido com alguma outra técnica de imposição de mãos, como o Reiki, por exemplo. Hoje vamos tirar suas dúvidas e dar luz a esta história incrível.
O que é Johrei, e qual sua origem?
Você já deve saber que o Johrei é uma técnica de imposição de mãos que leva a Luz Purificadora de Deus para quem está ministrando e recebendo, mas para saber mais sobre suas origens, é preciso conhecer a história de Meishu-Sama.
Meishu-Sama nasceu Mokiti Okada em 1882, em Tóquio, no Japão, e até seus 38 anos de idade era ateu. Após uma sucessão de perdas pessoais, Meishu-Sama despertou-se para o mundo espiritual e para a existência de Deus, ingressando na religião Oomoto.
A partir desse ponto, Meishu-Sama iniciou seus estudos sobre assuntos relativos ao Divino e colocou como seu propósito a ideia de reformar o mundo.
Em 1926 ele teria vivido uma experiência mística onde recebeu a Revelação Divina sobre passado, presente e futuro da humanidade; e alcançou o estado de Suprema Iluminação Espiritual, recebendo de Deus a missão de solucionar os problemas da humanidade e edificar um mundo paradisíaco.
A partir de meados da década de 1940, Meishu-Sama iniciou a construção de protótipos do que seria o ideal de Paraíso Terrestre, conhecidos como Solos Sagrados.
Foram construídos três deles, esses primeiros todos no Japão, nas cidades de Hakone, Atami e Kyoto, e eles representam a essência da doutrina e da missão da Igreja Messiânica Mundial.
Aqui no Brasil temos um também, o famoso Solo Sagrado de Guarapiranga, um local lindíssimo, cheio de natureza, que recebe messiânicos e visitantes em períodos fora da pandemia.
Meishu-Sama faleceu em 10 de fevereiro de 1955, mas antes de partir qualificou e concedeu ao ser humano a condição de ser seu instrumento para transmitir a Luz Divina, o Johrei, purificando o corpo e o espírito das pessoas, eliminando todos nossos pecados e obtendo mais saúde, prosperidade e paz.
Para que serve, e como funciona o Johrei
Johrei, palavra de origem japonesa, é formada por dois ideogramas: 浄 – “Joh”, que quer dizer ‘purificar’, e 霊 “Rei“, que quer dizer espírito. Seu nome define sua função: purificar as pessoas através da energia espiritual do fogo, principal elemento da Luz Divina.
Mas por que purificar? O que isso quer dizer?
O Johrei tem como função principal criar felicidade, purificando-nos de todo o sofrimento humano e harmonizando nosso espírito e matéria.
Esse sofrimento humano a que nos referimos, é como se fosse uma nuvem espiritual de impurezas. Sempre que fazemos ou pensamos algo que seja contrário a nossa natureza altruísta e espiritualista, alimentamos essa nuvem, e ela é responsável por nos trazer doenças, dores, tristeza e todo tipo de dificuldade.
A purificação refere-se justamente ao processo de eliminação dessas nuvens, onde com elas se dissipando, o resto ruim também vai embora, só nos restando a felicidade.
Ou seja, para o messiânico, o Johrei é uma forma de transmissão de energia assim como o passe é para os espiritas, deixando claro que são doutrinas totalmente distintas e sem nenhuma relação.
Como Johrei é ministrado
Como vimos acima, Meishu-Sama concedeu aos humanos a capacidade de ser seu instrumento para transmitir a Luz Divina através do Johrei, portanto os membros da Igreja Messiânica Mundial são aquelas pessoas que o ministram.
Os interessados passam por aulas sobre noções messiânicas e princípios básicos da fé, e após aprovados pelo ministro, recebem o Ohikari, uma medalha da Luz Divina que contem dentro uma caligrafia de Meishu-Sama com a palavra Hikari (Luz).
Aos que acreditam no poder da palavra, é esta caligrafia que faz a ligação entre os membros da Igreja Messiânica Mundial, a Meishu-Sama e a Luz Divina. Uma vez agraciado com o Ohikari, a pessoa torna-se então um ministrante de Johrei.
Vale registrar que segundo o Censo do ano 2000, a Igreja Messiânica Mundial do Brasil possui 109 mil membros, sendo a maior religião oriental do nosso país, por isso é tão comum você topar com pessoas aplicando Johrei até mesmo no meio da rua, em ações pontuais e coordenada.
Mas não somente seguidores da Igreja Messiânica Mundial praticam o Johrei, existem outras organizações populares que também ministram, como o Templo de Luz do Oriente e o Arte do Johrei.
Ah, e para receber Johrei não é preciso participar de nenhuma doutrina messiânica, qualquer pessoa pode receber a Luz Divina.
Vamos saber mais?
Neste artigo trouxemos muitas informações sobre o Johrei e sua Igreja Messiânica Mundial do Brasil, mas ninguém melhor do que os próprios messiânicos para falar mais sobre o assunto.
A série Retratos de Fé, exibida pela TV Cultura e disponível na íntegra via YouTube, tem um episódio inteiro dedicado ao assunto.
Assista abaixo:
Comentários