Sumário
Aqui na revista Meu Retiro, buscamos sempre apresentar diferentes formas de meditação para a nossa comunidade, na intenção que você encontre uma prática que atenda completamente suas necessidades e vontades.
Já falamos sobre diversos tipos de meditação, como a meditação Soul Sync, a Metabavana, a meditação transcendental, a da chama violeta e muitas outras mais. Agora, neste conteúdo, iremos te apresentar a Meditação da Vela.
Mesmo que você não conheça essa prática, pelo nome você já consegue imaginar do que se trata, não é mesmo?
Pois, aqui neste artigo, iremos te contar tudo sobre ela, sua finalidade, benefícios e como praticá-la.
Vamos juntos conhecer mais da Meditação da Vela a partir de agora.
O que é, e como funciona a Meditação da Vela
A Meditação da Vela tem base em uma antiga prática indiana de yoga, com menções sob o nome de Trataka – palavra em sânscrito que quer dizer ‘olhar’, e que nomeia uma prática feita com os olhos – em um manual do século XV sobre yoga.
Já falamos aqui na revista sobre esse conceito e a prática de Trataka aqui, a qual é descrito no texto como um exercício que se consiste em “olhar fixamente para uma pequena marca, até os olhos se encherem de lágrimas”.
A ideia original era que esse tipo de prática poderia ajudar a curar doenças oculares, mas é mais usada como exercício de concentração visual, onde o praticante foca sua visão em algum ponto ou objeto, e foca a atenção em seu eu interno.
É através desse conceito e prática da Trataka, que é feita a Meditação da Vela, uma forma de meditação que se diferencia das demais por ser feita com os olhos abertos, com o praticante mantendo a concentração na chama da vela.
Para quem não quer ou não pode ficar preso à modernidade das aulas guiadas online, a Meditação da Vela é uma maneira tradicional e eficaz de relaxar e se concentrar, descansando seu olhar na chama da vela.
Para os que seguem o Ayurveda, a Meditação da Vela coloca em evidência o elemento fogo, o qual ajuda na concentração e no processo cognitivo.
Além disso, simbolicamente a chama representa a iluminação, calor e segurança, e te ajuda a ancorar no momento presente.
E agora você deve estar se perguntando, o que a mente faz enquanto os olhos se concentram na chama, não é mesmo?
Aí está um dos pontos interessantes desta prática, ela é autoguiada, ou seja, você escolhe como quer conduzir sua própria mente. Você pode manter a mente silenciosa, sem pensamentos; ou deixar ela vagando por aí; ou mesmo fazer visualizações de intenções e afirmações.
Vamos ver a seguir, quais benefícios a Meditação da Vela pode te proporcionar.
Benefícios da Meditação da Vela
A Meditação da Vela tem a capacidade de trazer múltiplos benefícios, sendo o principal deles, servir como treino para a melhora do nosso foco. Vejamos outras funções que ela beneficia:
-
Além de melhorar o foco, a meditação da vala aprimora a concentração e a cognição, conforme diz essa revisão de estudos.
-
Ela pode reduzir o estresse, promover o relaxamento e fortalecer a saúde mental.
-
Ajuda a melhorar a qualidade do sono e a combater a insônia.
-
Possui diferentes benefícios para a saúde ocular, como indica este estudo de 2018, o qual atesta que os exercícios Trataka podem diminuir a pressão intraocular (PIO), ou a pressão do fluido nos olhos, em pacientes com glaucoma, bem como também age em pacientes com diabetes do tipo 2 com este mesmo problema de pressão intraocular – como atesta este estudo de controle randomizado de 2021.
Praticando a Meditação da Vela
Você gostaria de experimentar a Meditação da Vela na sua casa? Então confira a seguir um passo-a-passo:
-
Prepare o espaço: Apague as luzes ou feche as janelas para criar um ambiente com pouca iluminação. Certifique-se de estar em uma temperatura confortável.
-
Posicione a vela: Acenda a vela e coloque-a na altura dos olhos ou um pouco abaixo. Mantenha uma postura ereta e confortável.
-
Olhe para a chama: Concentre-se na chama da vela e permita que ela ocupe sua mente. No início, sua mente pode divagar e seus olhos podem resistir ao movimento, mas isso diminuirá com o tempo.
-
Aceite as distrações: Se sua mente divagar ou seus olhos lacrimejarem, simplesmente volte sua atenção para a chama da vela e deixe as distrações irem embora. Ao retomar a atenção pode partir para as afirmações e visualizações, se for o caso.
-
Mantenha a prática por um período de 3 a 10 minutos, dependendo do seu grau de concentração.
Não tem uma vela em mãos, mas ainda assim quer experimentar a técnica? Então abra o vídeo abaixo em um notebook, ou computador de mesa, e faça a concentração na vela virtual’.
A experiência obviamente não é a mesma, mas como uma substituição para teste ou treino, ela é bem satisfatória. Experimente!
Comentários