Sumário
“Um encontro com Deus”, é desta forma que o Seicho-No-Ie define o que é Meditação Shinsokan, mas aqui vamos um pouco mais a fundo no assunto para apresentar a vocês o que é e como funciona esta forma de meditar.
O Que Significa a Palavra Shinsokan?
Shinsokan é uma palavra japonesa que significa “ver, pensar e contemplar Deus”. Ela se encaixa perfeitamente no que é proposto por este modelo de meditação: quanto mais contemplarmos Deus e Seu Mundo, mais teremos consciência de que nossa filiação Divina e perfeição.
Mas o Que é a Meditação Shinsokan?
Aqui no portal já apresentamos alguns tipos de meditação, e a Shinsokan é mais uma possibilidade para quem está em busca de um momento especial consigo.
A Shinsokan é uma meditação que teria sido dada por Deus, revelada diretamente ao Rev. Masaharu Taniguchi, (1893 – 1985) fundador da Seicho-No-le, quando ele atingiu a iluminação espiritual.
A ideia é que o Shinsokan seja o alimento espiritual do ser humano, e o caminho para o entendimento de que somos seres com Deus interior e, portanto, nossa própria perfeição como somos. Tendo essa consciência, poderíamos enfim ser sinceramente gratos a Deus, a nós mesmos, a todas as pessoas e a todas as coisas.
Como Praticar a Meditação Shinsokan?
Para meditar através da Shinsokan com eficácia, tenha em mente seus cinco elementos:
- Postura;
- Invocação;
- Palavra da meditação;
- Respiração;
- Afirmação.
Postura
A postura adequada é muito importante, na prática da Meditação Shinsokan. O universo é governado por uma certa ordem cósmica – você pode querer chamá-la de Deus – e se quisermos fazer parte da ordem e estar em sintonia com as forças universais, devemos ter a postura adequada.
Deve-se sentar na ponta da cadeira com os pés recolhidos para trás, com os calcanhares juntos e a ponta dos pés tocando o solo. As mãos juntas na frente do rosto, deixando um pequeno espaço entre as palmas, e com os polegares na altura da extremidade do nariz. Os braços devem estar relaxados, formando um ângulo de 60° graus. Os olhos devem ser fechados levemente de modo a bloquear totalmente todas as influências mundanas.
As mãos unidas em oração – que é chamada de “Gassho” – desempenham um papel importante no Shinsokan, pois com o centro da testa, que é um centro espiritual, e a respiração, que é passada através do “gassho”, ajuda a pessoa a atingir uma concentração mais profunda.
Invocação
A Meditação Shinsokan começa então com o Canto Evocativo de Deus, concentrando-se em chamar a Deus e conseguindo conectar-se assim diretamente com ele.
Em português, o Canto é o seguinte:
“Ó Deus-Pai, que dais vida
a todos os seres viventes,
Abençoai-me com Vosso Espírito.
Eu vivo, não pela minha própria força,
mas pela Vida de Deus-Pai
que permeia os céus e a terra.
As minhas obras, não sou eu quem as realiza,
mas a força de Deus-Pai
que permeia os céus e a terra.
Ó Deus, que vos manifestastes através da Seicho-No-Ie
para indicar o Caminho
dos céus e da terra, protegei-me.”
A invocação se encerra com os dizeres: “Eu agora deixo o mundo dos cinco sentidos e entro no Reino de Deus. Este é agora, como é, o Reino de Deus!”.
Palavra Da Meditação
Após o canto, inicia-se a meditação, repetindo cada frase várias vezes:
É oceano de infinita Sabedoria de Deus.
É oceano de infinito Amor de Deus;
É oceano de infinita Vida de Deus.
É oceano de infinita Provisão de Deus.
É oceano de infinita Alegria de Deus.
É oceano de infinita Harmonia de Deus.
Esta mentalização deve ser repetida até conseguirmos visualizar todo o Universo repleto de luz de Deus.
Respiração
Ao inspirar deve-se visualizar a luz resplandecente de Deus fluindo para dentro de si através das mãos postas (que são como uma antena), preenchendo todo o corpo, desde o alto da cabeça até a extremidade dos pés.
Enquanto inspira, deve-se mentalizar:
A infinita força vivificante de Deus flui para o meu interior, flui, flui, flui…
Em seguida, ao comprimir o ar para o baixo-ventre, dilatando-o para frente, a fim de criar a sensação de plenitude.
Conservando essa sensação, deve-se mentalizar: Pela luminosa força vivificante de Deus sou preenchido, sou vivificado, sou preenchido, sou vivificado…
Quando 70% do ar for expirado, restando ainda uns 30% no baixo-ventre, inspiramos novamente, voltando a mentalizar o descrito acima. A repetição acontece acompanhada da respiração controlada, até alcançar o estado de concentração total.
Afirmação
Afirmar que o objetivo almejado já está realizado e a presença ativa da vida e do amor de Deus no universo:
A vida do Deus Todo-Poderoso permeia o universo,
E o universo é, portanto, abençoado com paz perfeita e grande harmonia,
Agora e para sempre.
A afirmação encerra a Meditação Shinsokan.
Toda Meditação Shinsokan é Igual?
Não! Em diferentes países ou diferentes grupos de meditação, a Shinsokan tem pequenas variações textuais – usam-se sinônimos e outras palavras – principalmente no momento da Afirmação. É aí também onde constantemente são inclusas outras duas orações, a Oração Pela Paz Mundial:
O infinito Amor de Deus flui para o meu interior e em mim resplandece a luz espiritual de amor. Esta luz se intensifica, cobre toda a face da Terra e preenche o coração de todas as pessoas com o espírito de Amor, Paz, Ordem e Convergência para o Centro.
E o Canto da Grande Harmonia:
A harmoniosa Vida de Deus ilumina o Universo, e no mundo reina a paz.
Benefícios Da Meditação Shinsokan
Além do desenvolvimento espiritual, a Meditação Shinsokan contribui para a diminuição de problemas psicológicos, como a ansiedade, pois proporciona ao praticante um estado de profunda paz, estimulando o afloramento mais pleno de sua força vital.
O Prof. Masaharu Taniguchi, fundador da Seicho-No-Ie, fala o seguinte sobre a Meditação Shinsokan em seu livro “Meditação para Contemplar Deus ‘Shinsokan’ e Outras Orações”:
“A prática Shinsokan é uma meditação contemplativa através da qual o homem transcende o mundo do fenômeno, isto é, transcende a matéria, a carne, a mente, e entra num mundo de dimensão superior, o mundo da Imagem Verdadeira, o mundo absoluto e perfeito criado por Deus, onde o Eu verdadeiro (o filho de Deus) funde-se com Deus e onde se fita com os olhos espirituais a perfeição do Eu Verdadeiro, que é a Vida de Deus, Vida eterna, perfeita, indestrutível, imortal, infinita, pura, imaculada e isenta do pecado; que jamais pecou, jamais errou, jamais sofreu, jamais adoeceu e que jamais odiou alguém, pois é a Vida perfeita e invulnerável de Deus; que jamais se queima no fogo, que jamais se afoga na água e que jamais será atingido por micróbios; que é a Vida infinita que cobre todo o Universo, pois ele é UM como Deus infinito.”
Quer Aprender a Meditação Shinsokan?
A Seicho-No-Ie Jovens – AJSI/BR disponibilizou um vídeo onde ajuda o usuário com uma sessão de Meditação Shinsokan guiada.
Experimente e conte pra gente em nossas redes como foi a Meditação Shinsokan para você.
Comentários