Notícias | Ser Feliz

O que realmente é Ser Feliz?

Publicado em: junho 23, 2023 | Por: Meu Retiro

Sumário

O que realmente é Ser Feliz? É bem provável que em algum ponto da sua vida você já tenha se feito essa pergunta.

A boa notícia é que, questionar-se faz parte da condição humana, é um dos motores que levaram a nossa espécie a evoluir até onde estamos hoje em diversos aspectos.

A má notícia é que não existe resposta correta para tal pergunta.

Existem teorias filosóficas que contém sua própria definição do que realmente é Ser Feliz – e iremos falar sobre elas abaixo, mas cada um de nós tem a sua própria versão do que é felicidade.

Justamente por isso, nossa ideia com esse artigo não é responder à pergunta título, mas sim promover um exercício de autoconhecimento, te ajudando a refletir sobre o que realmente é Ser Feliz para você.

Vamos juntos nessa reflexão?

O que realmente é ser feliz?

Créditos: YuriArcursPeopleimages | Fonte: Envato Elements

O que é felicidade, afinal?

Como falamos acima, existem diferentes teorias filosóficas que respondem essa questão que parece tão simples, quanto é complexa de fato.

A primeira delas é o hedonismo, que defende que a felicidade é alcançada através do prazer, porém outros filósofos questionam essa ideia apontando diferenças entre felicidade e prazer – podemos ter prazer mesmo quando estamos infelizes, e podemos estar felizes mesmo em um momento de dor – indicando que eles podem estar ligados, mas não são idênticos.

A segunda é a teoria das virtudes, onde a felicidade é alcançada cultivando virtudes morais e intelectuais, como sabedoria, coragem, temperança e paciência. Ser Feliz significa ser virtuoso e desenvolver essas qualidades. Essa visão é defendida por filósofos como Platão, Aristóteles e os estóicos.

Porém, associar a felicidade à virtude pode não ser de todo correto, já que pessoas não moralmente corretas também podem ser felizes. Inclusive pessoas sem virtudes intelectuais também podem ser felizes. Não é à toa que a afirmação “ignorância é uma benção” é tão popular.

Os defensores da teoria das virtudes argumentam que essas pessoas ignorantes ou imorais podem parecer felizes superficialmente, mas isso não significa que sejam verdadeiramente felizes em um nível mais profundo. Fica em aberto a provocação.

A terceira teoria filosófica trata da teoria da satisfação do desejo, a qual defende que a felicidade é alcançada quando conseguimos o que queremos. Uma pessoa feliz tem muitos dos seus desejos atendidos, e quanto mais desejos forem realizados, mais feliz ela fica.

Essa teoria também é questionável, já que também ficamos felizes quando recebemos algo bom inesperadamente, sem desejo prévio, o que mostra que não é apenas a satisfação de um querer que nos faz feliz. Ou você conhece alguém que não fica feliz com um presente inesperado, ou uma festa surpresa?

Por fim, temos a teoria da satisfação com a vida, onde a felicidade está relacionada a estar satisfeito com a vida como um todo. Uma pessoa feliz tem uma visão positiva de sua vida, mesmo que nem tudo esteja perfeito. Ser Feliz significa estar contente com a sua vida no geral.

Existe debate sobre essa teoria, onde se questiona se a satisfação com a vida é um sentimento emocional ou uma crença baseada na reflexão, e mais, se as pessoas estão felizes pelo momento atual, ou por sua vida no geral.

O que realmente é ser feliz?

Créditos: YuriArcursPeopleimages | Fonte: Envato Elements

Ok, mas o que realmente é Ser Feliz?

A sua felicidade coube em alguma dessas teorias que você leu acima? Em nenhuma? Ou em mais de uma delas?

O que podemos concluir sobre o que realmente é Ser Feliz, é que cada pessoa tem seu entendimento sobre isso, é algo pessoal.

Mesmo a ciência que se propõe a explicar tudo, apenas diz que a felicidade ocorre quando certas substâncias químicas atingem níveis específicos dentro de nós e acionam o cérebro para atingir o sistema nervoso. Porém, não explicam por que isso acontece.

O que sabemos de fato, que é comum a todos nós, é que felicidade e infelicidade são dois lados de uma mesma moeda. Só existe felicidade, pois existe infelicidade. Um só é percebido porque existe o outro e aprendemos a diferenciá-los.

Além disso, todas emoções são normais e fazem parte de nós. Temos dias felizes e dias tristes, temos sentimentos felizes e sentimentos tristes, o que não nos torna pessoas exclusivamente felizes ou tristes.

A felicidade pode ser até mesmo rotulada como uma sensação geral de experimentar mais emoções positivas do que negativas.

E quais emoções positivas seriam essas? Diversas, e em grande parte subjetivas, mas universalmente podemos destacar algumas, como quando sentimos que estamos vivendo a vida que queremos, quando desfrutamos de relacionamentos positivos e saudáveis, quando nos sentimos satisfeitos e/ou gratos, quando temos propósito, quando nos sentimos realizados, quando encontramos significado para a vida que estamos levando, etc.

No final, o que resta são vários tipos diferentes de felicidade, e cada um de nós está buscando aquela que nos cabe.

Às vezes você está feliz e às vezes nem tanto assim, mas em ambos os momentos você está realmente vivo.

Será que viver é o que realmente é Ser Feliz?

Para complementar essa nossa reflexão, trazemos abaixo um vídeo do jornalista, filósofo e professor livre-docente na área de Ética da ECA-USP, Clóvis de Barros Filho, palestrando sobre felicidade. Confere só:

Confira as melhores experiências de Autoconhecimento:

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!