Sumário
Os retiros de silêncio se baseiam em uma das mais antigas técnicas de meditação indiana, chamada Vipassana, que tem como significado ver como as coisas realmente são. Essa prática auxilia o indivíduo a trilhar uma jornada de autotransformação por meio da prática de autoanálise e auto-observação.
Ao praticar a atenção disciplinada às sensações físicas, o praticante passa a estar mais consciente na profunda conexão entre a mente e o corpo, podendo dissolver as impurezas mentais, tornando a mente cada vez mais equilibrada, transbordando amor e compaixão a si mesmo e aos outros. Assim como é necessário cuidarmos do nosso corpo físico, também precisamos cuidar de nossas mentes. Para isso, todos os exercícios de meditação são como treinos mentais, em que podemos desenvolver uma mente saudável.
Como Funciona um Retiro de Silêncio?
Existem centenas de opções de retiros de silêncio ao redor do mundo, e a duração das práticas pode variar de acordo com cada local. Para que você se familiarize com o tema, iremos falar rapidamente sobre a técnica abordada nos cursos do Dhamma.org, que é um dos mais conhecidos da área, com diversos centros de meditação espalhados por diferentes países, em que os praticantes seguem três passos:
1. Abster-se
Se abster de matar, roubar, manter atividades sexuais, mentir e tomar intoxicantes. Esse código de conduta moral, no primeiro momento, serve para acalmar a mente, que em outras ocasiões, estaria muito agitada para focar em uma única tarefa: a auto-observação.
2. Domínio da Mente
Aprender a fixar a atenção na realidade natural do fluxo de sua respiração.
3. Observação
Agora que a mente se encontra mais focada e calma, chega o momento de analisar e identificar as mais variadas sensações por todo o corpo, compreender suas naturezas e desenvolver a tranquilidade de espírito para aprender a não reagir. No último dia, os participantes aprendem a meditação do amor ou boa vontade, em que a pureza que foi desenvolvida durante a vivência será compartilhada com todos os seres.
Verdades e Mitos Sobre a Vipassana
O Que é Vipassana?
- Sistema de purificação da mente em que passamos a lidar com as tensões e problemas de maneira calma e equilibrada;
- Técnica de meditação usada para erradicar o sofrimento;
- Arte de viver que proporciona uma contribuição positiva para a sociedade em que estamos inseridos;
- Pode ser praticada por qualquer pessoa, em qualquer local ou tempo, sem quaisquer tipos de conflitos relacionados a raça, comunidade ou religião, sendo igualmente vantajosa para todos e cada um.
Esclarecendo os Mitos Sobre a Vipassana
- Não é um ritual baseado em fé ou espiritualidade cega;
- Não é uma atividade de entretenimento intelectual ou filosófico;
- Não é uma forma de cura por meio de repouso;
- Não são férias ou oportunidade de confraternização;
- Não é uma fuga de problemas e situações da rotina.
Retiros de Silêncio no Brasil
Dhamma
São mais de 200 Centros de Meditação ao redor do mundo, sendo 10 opções na América Latina. Os cursos para novos estudantes geralmente têm uma duração de 10 dias, e cada centro possui o seu próprio calendário de cursos.
Templo Zu Lai – Cotia – São Paulo – Brasil
Localizado no interior de São Paulo, esse templo possui diversos cursos com diferentes períodos. Podemos encontrar cursos de um ou três dias, uma semana ou até mesmo de um mês, com imersão total nas vivências monásticas e estudo do Budismo Humanista.
Templo do Ser – Ilha Bela
A Casa de Descanso Hale Moe Moe acolhe aqueles que buscam tranquilidade e paz com suítes confortáveis e privativas, resultando em um ambiente acolhedor para que todos sintam-se em casa.
Graças a uma arquitetura orgânica que interage com a Mata Atlântica e seu entorno, o ambiente é de equilíbrio e paz entre a natureza e o ser humano. As temáticas e períodos dos cursos variam de acordo com o calendário da programação, e você pode fazer o seu próprio retiro de silêncio de forma individual enquanto aproveita a natureza e a paisagem única de Ilhabela.
Vantagens da Meditação em Silêncio
No vídeo O poder do silêncio: realmente precisamos falar tanto?, a Jout Jout fala sobre alguns dos seus 469 aprendizados de passar um dia em silêncio, e resolvemos trazer essas questões para você refletir também.
Ela fez o experimento sem qualquer preparo ou programação: simplesmente sentiu vontade e comunicou que passaria um dia em silêncio por meio de um papel para as pessoas de seu convívio. Pela primeira vez em 30 anos, ela se deu a chance de ficar em silêncio, e o resultado foi um tanto quanto positivo. Algumas de suas reflexões foram:
- O silêncio permite a criação de conexões com pessoas ao nosso redor;
- Os pensamentos não são meus, eles estão por aí e eu escolho o que absorver ou relevar;
- Oportunidade de fazer uma autoanálise para entender porque sentimos necessidade de falar e impor nossas opiniões aos outros;
- Observações internas que nos permitem olhar com atenção as sensações e pensamentos.
Ela ainda comenta que essa experiência foi equivalente a 6 anos de terapia em 24 horas, e encerra o vídeo com um questionamento: que melhor forma de mudar a humanidade do que mudar a si mesmo?
Comentários