Sumário
“Calma! Respira!”. Com certeza você já ouviu esse tipo de conselho em um momento de nervosismo ou ansiedade, certo? Pois, isso tem tudo a ver com respiração consciente.
A respiração consciente é defendida no yoga há milhares de anos.
Era ensinada por mestres taoístas, e tem livros inteiros dedicados às práticas chamadas de pranayamas – palavra em sânscrito que quer dizer “o controle do prana”. Prana é como é chamada a energia vital na Índia védica, o princípio ativo da vida.
Dentro do pranayama existem diversos métodos de respiração disponíveis, como a Kumbhaka Pranayama, a prática de retenção total da respiração, mas aqui estamos falando da aplicação mais simples da respiração consciente.
Respirar é uma atividade contínua e vital, mas dificilmente prestamos atenção a ela. Sempre nossa atenção está voltada a alguma outra atividade a qual estamos exercendo.
Mas quando damos esta atenção à respiração, a mudança é perceptível e significativa em termos de saúde e qualidade de vida.
Por exemplo, quando estamos estressados e respiramos de maneira eufórica. Ao intervir conscientemente com respirações profundas, você interrompe a respiração estressante e retorna ao ritmo normal.
Isso permite que o sistema nervoso reequilibre o corpo e, mentalmente, você se sinta mais centrado, relaxado e com mais controle sobre tudo.
Outro exemplo interessante são os bebês.
Eles respiram preenchendo os pulmões e soltando o ar de uma forma tão profunda e ritmada que podemos observar o ar entrando e saindo de seu pequeno corpo.
A respiração nos bebês é algo central, e é feita da forma correta, ou seja, nós nascemos respirando corretamente, então por que mudamos?
Comprovadamente, com o passar do tempo pioramos a qualidade da respiração e passamos inconscientemente a respirar de forma superficial. Especialistas confirmam isso.
A respiração lenta e rítmica ajuda a regular o fluxo de oxigênio e CO2, diminui a frequência cardíaca – aliviando a ansiedade – e garante que a circulação está transportando a quantidade ideal de nutrientes pelo corpo.
Regular a respiração também ajuda a aumentar o seu desempenho durante o exercício aeróbico, pois seus músculos serão totalmente reabastecidos com as quantidades certas de oxigênio, que fornece energia.
Como Fazer uma Respiração Consciente?
Existem diferentes métodos para se realizar uma respiração consciente e plena.
Fechar os olhos, inspirar profundamente, fazer uma pausa para prender a respiração e expirar profundamente é o modo mais comum, mas existem diferentes técnicas e formas de fazê-lo. Inalações e exalações pelo nariz, inalações pelo nariz e exalações pela boca, contagem de segundos durante a retenção, são algumas destas variações.
Independentemente de qual técnica você siga, fique atento ao que está fazendo. Além disso, experimentar diferentes métodos pode te surpreender e trazer benefícios que você nem imagina.
Quando Usar a Respiração Consciente?
Nem é preciso reservar um período exclusivamente para isso, já que a prática tem duração curta, mas é importante fazer com atenção plena.
Com cinco minutos de respiração consciente, você pode reduzir os níveis de cortisol (o hormônio do estresse) em quase 20%. Você também pode diminuir a frequência cardíaca e a pressão arterial.
Em momentos estressantes, por exemplo, de pensamentos negativos ou ansiedade, utilize a técnica concentrando sua atenção na respiração, escolhendo de forma consciente acompanhá-la, ao invés de voltar a atenção para a fonte das sensações ruins. Você vai ver como esta é uma escolha efetiva para acalmar a ansiedade e o que mais te aflige.
Assista ao vídeo “Respiração Consciente – Aprendendo a Respirar Melhor | Saúde & Benessere” no canal Dr. Rodrigo Lopes no Youtube – Fisioterapeuta:
Dicas Para Respiração Consciente
Se puder dedicar um momento para a prática, seguem aqui algumas dicas passo-a-passo que poderão te ajudar:
- Encontre um lugar confortável para sentar ou deitar.
- Feche seus olhos.
- Respire pelo diafragma, não pelo peito. Mantendo os ombros abaixados, use a respiração para preencher o torso
- Respire profunda e lentamente. Conte mentalmente suas respirações.
- Coloque as mãos na barriga e sinta o diafragma subir e descer a cada respiração.
- No auge da inspiração, permita que seus músculos relaxem e a barriga relaxe sob suas mãos
- Se possível, pratique em um espaço silencioso e escuro.
- Se quiser, pode incluir um mantra durante o processo:
Inspira e diz: “eu libero…”. Expira e diz: “tensão.”
Inspira e diz: “eu libero…”. Expira e diz: “ansiedade.”
Inspira e diz: “eu libero…”. Expira e diz: “estresse.”
Escolha o que quer colocar pra fora e inclua no seu mantra.
A respiração consciente é grátis, fácil e praticamente sem risco. Se você gostar da prática, poderá se beneficiar bastante, e estará apto a desenvolver uma rotina de exercícios que se adapta ao seu estilo de vida e objetivos de crescimento pessoal.
A forma como respiramos, é a forma como vivemos a nossa vida.
Façamos então ambos de forma consciente.
Caso queira uma ajudinha na hora de fazer essa prática, recomendamos o vídeo abaixo de meditação guiada em foco na respiração consciente:
Comentários