Notícias | Acupuntura

Shonishin: saiba como é a Acupuntura para crianças

Publicado em: outubro 21, 2022 | Por: Meu Retiro

Sumário

A Acupuntura é uma das práticas terapêuticas integrativas e holísticas mais populares em nosso país, e essa popularidade só vem aumentando.

Segundo o estudo PICCovid (Prática Integrativa e Complementar o Contexto da Covid-19) – o qual mostrou que em 2020, 61,7% da população buscou terapias alternativas – a Acupuntura estava entre as 10 práticas mais utilizadas pelos brasileiros naquele período.

Apesar de toda essa popularidade, existem pessoas que não se sentem confortáveis com as agulhas utilizadas na prática. Para estas, existe a EFT, a técnica da Acupuntura emocional sem agulhas.

Outra técnica que dispensa o uso de agulhas é o Shonishin, esta conhecida também como Acupuntura pediátrica.

Sim, é isso mesmo; O Shonishin é uma prática terapêutica com base na Acupuntura, mas que não utiliza agulhas e, por ser nada invasiva, pode ser feita com crianças ou mesmo bebês a partir dos quatro meses de idade.

Neste artigo de hoje vamos falar mais sobre esta técnica que pode ser exatamente aquilo que você procurava para o bem-estar do seu/sua pequeno(a).

Shonishin

Créditos: Sewcream | Fonte: Envato Elements

Qual o conceito do Shonishin

Com raízes no Japão do século XVII, e claro, na milenar medicina chinesa, o Shonishin é uma versão menos invasiva da Acupuntura, criada para atender bebês e crianças até os 7 anos de idade.

No japão a tradição é que a terapia seja administrada nas crianças na semana de lua cheia de cada mês, totalizando 12 sessões por ano, criando assim um costume e uma rotina de autocuidado na criança desde bem novinha.

O Shonishin, cujo significado do nome é a junção das palavras Sho (pequena); Ni (criança) e Shin (agulha), tem o papel de estimular o fluxo da Energia Vital através do toque e técnicas no corpo da criança, em pontos de acupressão, em busca do bem-estar e das propriedades curativas.

Vale dizer que a Energia Vital (qi) nas crianças se move muito mais rapidamente e por rotas diferentes das exploradas na Acupuntura, afinal ela – a criança – ainda não está totalmente formada.

Além disso, sua energia é consumida em grandes quantidades devido ao seu crescimento, principalmente nos bebês. Isso pode resultar em hiperestimulação e abre a possibilidade de surgirem problemas de saúde.

No papel de terapia integrativa e holística, o Shonishin trabalha junto com o acompanhamento médico tradicional, ajudando a tratar, e principalmente prevenir, inúmeros problemas da saúde infantil, desde questões emocionais e comportamentais, até condições físicas como asma, alergias, cólicas, constipação, dores de diversos tipos e condições ruins de sono.

O tratamento estimulará também o sistema imunológico, elevando a produção de endorfina no corpo, o que, por sua vez, empodera a autocura do nosso organismo.

Shonishin

Créditos: Lakobchuk | Fonte: Envato Elements

Como é feito o Shonishin

O toque utilizado no Shonishin é confortável, nada invasivo, que pode se tornar algo prazeroso para a criança, além de desenvolver um relacionamento de maior proximidade com os pais, sendo eles os aplicadores da técnica.

Para harmonizar e estimular o fluxo da energia, pontos de acupressão por todo o corpo da criança são estimulados através do toque das mãos, com movimentos de esfrega, pressão e batidas suaves.

Neste processo também podem ser usados instrumentos próprios para a prática conhecidos por “kit de Shinishin”. São ferramentas de diferentes texturas e formas, normalmente feitos de prata e manipulados basicamente por profissionais.

Em substituição a este kit profissional, além das mãos, os aplicadores podem usar objetos cotidianos, como uma escova de dentes, ou objetos como uma colher de chá de prata.

O que determina o tipo e a frequência da aplicação, é a condição de saúde e idade da criança. Para bebês, por exemplo, uma sessão de Shonishin tem duração de um a cinco minutos. Para crianças maiores, podem ser sessões mais longas, com duração de 15 a 20 minutos.

A prática mensal tem ação preventiva, relaxante e estimulante para o sistema imunológico da criança. Já para o tratamento de alguma condição específica, as sessões podem ser semanais, ou até mesmo diárias.

Vejamos abaixo um vídeo do Canal Nascentia, especializado em atenção à gestação, parto e pós-parto, que demonstra como seria uma sessão caseira de Shonishin:

Shonishin com profissionais

Como mostramos acima, existem opções caseiras para a prática, as quais somente devem ser feitas com o conhecimento e aprovação do pediatra que acompanha a criança.

Caso você queira experimentar esta vivência com a guia de um profissional, consulte nosso portal, www.meuretiro.com.br, e procure por esta prática dentro do nosso banco de dados de terapeutas e experiências.

Experimente esta prática de cuidado e bem-estar e cuide bem daquela que é nossa pessoa mais importante.

Confira as melhores experiências de Acupuntura:

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!