Você sabia? | Sound Healing

O que é Sound Healing?

Publicado em: março 24, 2021 | Por: Meu Retiro

Sumário

O som já vem sendo usado há muitos anos por diversas culturas como uma espécie de ferramenta de cura e autoconhecimento, em que a pessoa encontra um estado de harmonia e equilíbrio com os sons.

Sound significa Som, e Healing, Cura. Em uma tradução livre, essa prática pode ser conhecida como Cura pelo Som. A técnica também é conhecida como Sound Therapy – Terapia com Som / Terapia Sonora / Terapia Musical.

O Sound Healing tem crescido e se popularizado cada vez mais e, por isso, resolvemos trazer algumas informações para você, confira!

Como Funciona a Técnica de Sound Healing?

Sabemos que a natureza nos fez seres vibracionais, já que somos compostos por milhões de átomos vibrando o tempo todo, de forma constante dentro de nós.

As vibrações sonoras são absorvidas de uma maneira muito gentil pelo nosso corpo, em cada uma das células, o que facilita as mudanças nas nossas ondas cerebrais e estado da mente.

Além dos sons de notas musicais, os instrumentos usados na prática emitem frequências muito específicas que ajudam a relaxar a mente e o corpo.

As doenças são entendidas como uma desarmonia interna, e como nós somos seres autoresponsáveis, acredita-se que o processo da cura pode ser ativado por uma porta que se abre por dentro de nós mesmos.

O trabalho do terapeuta sonoro é de facilitar o processo desse encontro que a pessoa pode ter com a sua própria beleza ou, até mesmo, a sua verdade.

Veja também o nosso artigo: Autoconhecimento – Conhece-te a ti mesmo

Sound Healing

Fonte: Envato | Crédito: microgen

Instrumentos de Cura

Os instrumentos usados pelos terapeutas sonoros são escolhidos com muita atenção para cada caso, de forma individual.

Alguns profissionais optam pelo uso de ferramentas de quartzo, pois possuem propriedades piezoelétricas, em que o cristal é capaz de gerar energia elétrica quando vibra, além da emissão de ondas infravermelhas longas.

Também é importante ressaltar a alta correlação com os átomos da água, pois ambos podem interagir entre si energeticamente.

O nosso corpo entra em ressonância com as vibrações da água, já que somos compostos de 70% água.

Encadeamento

Esse é um conceito muito importante na terapia do som, e acontece quando as vibrações mais fortes vindas de um elemento (objetos, corpo) afetam outro elemento, criando uma sincronia entre eles.

A primeira prova conclusiva sobre o encadeamento foi de Christiaan Huygens, cientista holandês do século XVII, que notou como os pêndulos de dois relógios posicionados um ao lado do outro começaram a se movimentar no mesmo ritmo depois de um certo tempo.

Se quiser, você pode conferir um experimento de encadeamento com 32 metrônomos:

Um exemplo fácil desse conceito é, quando sentimos algo muito ruim, como a raiva, e quando respiramos de forma profunda algumas vezes, o sentimento vai diminuindo com o ritmo de nossa respiração, trazendo uma emoção de calma e tranquilidade.

De acordo com esses terapeutas, cada átomo do nosso corpo é afetado pelas vibrações dos instrumentos usados no tratamento, sendo uma espécie de guia para que o corpo e mente cheguem a um estado de relaxamento e bem-estar.

Alguns profissionais optam por colocar sons de diferentes frequências em cada lado da cabeça do paciente, e o cérebro faz um “cálculo” da diferença entre essas frequências até neutralizá-las, e chegar no estado de encadeamento.

Cura com o Som

Assim como as interações entre nossos órgãos geram vibrações específicas, os nossos pensamentos e emoções também criam frequências específicas.

O terapeuta sonoro Jonathan Goldman, usa uma analogia do corpo ser uma orquestra bem afinada, que resulta em um som agradável. Se um único violino desafinar e perder o tempo, todo o naipe de cordas poderá perder a sincronia e transformar a música em algo desagradável de ouvir.

Segundo essa analogia, o mesmo acontece com as doenças. Quando há algo errado dentro de nós, isso irá vibrar de uma forma diferente do todo. A ideia é ajudar o violinista a se encontrar e soar como os demais.

Quando projetamos as vibrações harmoniosas, as partes que estão doentes voltam a vibrar com harmonia junto com o restante.

Existem profissionais da área que usam equipamentos que identificam quais frequências estão em desarmonia, ou seja, encontram o violinista perdido.

A cura então começa a acontecer pelo nosso interior, com os estímulos corretos para a essência de cada indivíduo.

No próximo artigo iremos falar sobre onde encontrar um profissional de Sound Healing perto de você, mas adiantando um pouco desse assunto, você pode conferir um dos maiores nome nesse assunto aqui no Brasil que é o Pierre Stocker.

Até uma próxima!

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!