Notícias | Tampar o Umbigo

Tampar o Umbigo: entenda essa crença

Publicado em: fevereiro 04, 2022 | Por: Meu Retiro

Sumário

Você já deve ter visto ou ouvido falar de pessoas que tem o costume de tampar o umbigo, certo?

Tem gente que pensa que é algum tipo de simpatia. Mas você sabe o motivo disso? Qual o significado? 

Hoje vamos te contar que crença é essa, quem a pratica, e qual a relação do nosso umbigo com nosso equilíbrio energético.

Pra começar, temos que explicar o seguinte:

tampar umbigo

Créditos: Twenty20photos | Fonte: Envato Elements

Para Que Serve Tampar o Umbigo?

O nosso umbigo, você sabe, é a primeira parte do corpo criada após a concepção, e a que nos conecta a outro ser humano através do cordão umbilical. É por ele que nos alimentamos, nos fortalecemos e recebemos informações genéticas de nossa mãe.

Ele é um ponto central de energias, localizado na região do plexo solar onde se encontra o chi dos chineses, ou o prana dos hindus, e onde está localizado o chakra umbilical, responsável por captar as energias das pessoas e do seu redor, além de equilibrar os demais chakras.

Para o yoga kundalini, é no umbigo onde fica o nosso terceiro chakra, (de elemento fogo, e cor amarela), e é lá o nosso centro de poder pessoal ligado ao hara (nossa barriga), ponto de vitalidade da nossa força interna de realização.

Por ser um lugar de conexão entre indivíduos e energias, muitas pessoas tampam o umbigo para não receber forças negativas através dele, nem mesmo doar ou trocar energia sem querer por este caminho.

O umbigo tampado também mantém o equilíbrio das nossas energias, protege os demais chakras e mantém nosso ponto de conexão com a espiritualidade limpo de más vibrações.

Como Proteger o Umbigo de Energias Negativas

A proteção da entrada do umbigo pode ser feita de diversas formas, e é recomendada que seja feita sempre que a pessoa for a lugares muito movimentados, ou em espaços onde há muitas energias nocivas – como cemitérios, hospitais, delegacias, etc.

Com as mãos, essa proteção pode ser feita simplesmente tampando a entrada do umbigo, mas preferencialmente em uma formação de triangulo, com as mãos voltadas para baixo em torno do umbigo.

A outra forma popular, é usando esparadrapos, algodão, fita isolante ou mesmo um band-aid.

Caso a área umbilical seja avantajada para fora, deve-se usar gaze com as laterais fixadas  em volta do umbigo, sem toca-lo diretamente.

Porém, é importante lembrar que nenhuma dessas ações terão efetividade se a mente da pessoa não acompanhar tal bloqueio. 

Tampar o umbigo é praticamente um ato simbólico, uma ordem para que o chakra se feche, o verdadeiro bloqueio vem da nossa cabeça.

Todo o processo ritualístico de tampar o umbigo tem de estar acompanhado de boas energias.

Elevar os seus pensamentos, ter pensamentos e comportamentos positivos, e crer na força desse bloqueio, são atitudes essenciais para que ele funcione de fato.

Identificando A Necessidade de Tampar o Umbigo

Conforme falamos acima, é indicado que se tampe o umbigo em situações pontuais, em locais com muitas pessoas ou de energia muito pesada.

A perda de energia, ou a chegada de energia negativa, pode ser identificada por sensações como desânimo, sono excessivo e cansaço.

Corpo fraco, bocejos em excesso, e grande fadiga também fazem parte dos sintomas energéticos.

Se há locais ou situações onde você se sinta assim, é lá que se deve estar com o umbigo bloqueado.

Em momentos de conflito inesperado, por exemplo, pode-se inclusive tampar o umbigo com a mão durante a argumentação.

Em situações assim, aproveite para reparar na diferença das sensações do ‘antes e depois’ de tampar o umbigo.

tampar umbigo

Créditos: O universo é seu | Fonte: O universo é seu

Outras Formas de Tampar o Umbigo

Além da fita adesiva e das mãos, existem também outras formas de se tampar o umbigo e fechar o canal de transferência de energia.

Algumas pessoas defendem que é possível inclusive exercitar o umbigo para que ele se feche cada vez mais para as energias ruins.

Para fazer isso o umbigo deve ser tampado por sete dias seguidos, retirando o bloqueio – um band-aid, por exemplo – apenas para tomar banho, mas logo recolocando-o no lugar.

Depois de sete dias, deve-se manter mais sete dias sem o bloqueio e ir alternando a cada sete dias.

Outra forma popular é o uso de cristais. Muitas pessoas defendem seu uso, porém alguns acreditam que somente pedras indicadas por pessoas que já trabalham com chakras é que devem ser usadas, pois o uso da pedra errada poderia inclusive desequilibrar os demais pontos de energia.

Dentre as pedras mais utilizadas estão a hematita, a olhos de tigre e a jaspe vermelha.

Para os reikianos, desenhos e símbolos podem também colaborar no bloqueio. Estrelas de davi, cruzes, pentagramas, OM e diversos outros símbolos seriam usados em torno do umbigo para esta finalidade.

Por fim, temos ainda o cinturão, também conhecido como cinturão ou faixa lunar, que fornece proteção no momento de sua lunação, com um cinto feito de tecidos como lã e algodão, carregado de rezas, que deve ser colocado como uma faixa em volta da cintura.

Uma última opção, essa menos popular, é o uso de plantas para bloquear o umbigo.

Para falar mais sobre esse uso de plantas e folhas, bem como sobre cristais, trazemos esse vídeo abaixo do Caciano Camilo Compostela do canal Preleções Esotéricas.

Confira o vídeo e lembre-se que mais importante que tampar o umbigo, é abrir a cabeça para as diferentes formas de autocuidado.

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!