Notícias | Terapia de Reprocessamento Generativo

Superando traumas com a Terapia de Reprocessamento Generativo (TRG)

Publicado em: dezembro 05, 2023 | Por: Meu Retiro

Sumário

A Terapia de Reprocessamento Generativo (TRG) é uma prática que vem recebendo cada vez mais atenção e espaço dentro da nossa sociedade, especialmente entre os membros da comunidade voltada para terapias e experiências integrativas e holísticas da qual fazemos parte.

Apesar dessa crescente popularidade, muitas pessoas ainda não conhecem a força desta terapia, ou mesmo como ela funciona, e qual sua finalidade.

Neste artigo vamos apresentar a Terapia de Reprocessamento Generativo (TRG) para nossos leitores, abrindo o caminho para mais uma alternativa no tratamento de traumas e demais problemas emocionais.

Vamos conhecer?

Superando traumas com a Terapia de Reprocessamento Generativo (TRG)

Créditos: Bialasiewicz | Fonte: Envato Elements

O que é a Terapia de Reprocessamento Generativo (TRG)?

A Terapia de Reprocessamento Generativo (TRG) é uma abordagem terapêutica que se ocupa da sua saúde mental e emocional, é uma forma de psicoterapia que trabalha na superação de traumas, ansiedade, fobias, depressão e demais questões emocionais.

Seu próprio nome já descreve sua função: reprocessamento generativo, ou seja, ela acredita na ideia que nossos traumas, medos, problemas emocionais etc, estão armazenados em nosso cérebro de forma inconsciente, e que através dessa prática, você é capaz de reprocessar essas informações do passado (e de um futuro imaginário), para liberar-se de antigos padrões, e gerar novas e melhores coisas, pensamentos e sentimentos.

Para realizar esse trabalho, a TRG se utiliza de técnicas específicas que mesclam outras práticas, como a psicologia transpessoal, diálogos internos, regressões, visualizações, e a Programação Neurolinguística (PNL), só para citar alguns dos principais.

Agora que sabemos o que é a TRG, vamos compreender como ela funciona.

Como funciona a Terapia de Reprocessamento Generativo (TRG)?

Como falamos acima, a TRG vai buscar nossos registros inconscientes para reprocessá-los gerando uma nova ideia, reestruturando toda a psique, gravando um novo processamento daquela informação, formando assim uma nova consciência.

A principal característica que difere a TRG de outras abordagens de cuidado da saúde emocional é justamente esse foco no reprocessamento dos eventos traumáticos, enquanto as demais priorizam a ressignificação de tais eventos através dos padrões de pensamentos.

Para este processo de reprocessamento, a TRG é fundamentada em 5 métodos: Cronológico, Somático, Temático, Futuro e de Potencialização, cada um com suas aplicações para situações específicas de reprocessamento.

Vamos conhecê-los individualmente:

  • Método Cronológico

O protocolo cronológico da terapia guia o paciente em um processo de varredura e reprocessamento de eventos desde o nascimento até o presente, visando identificar e tratar os momentos traumáticos, os bloqueios emocionais e crenças limitantes enfrentadas ao longo da vida. Esse método permite ao indivíduo compreender suas experiências passadas e transformá-las para promover o bem-estar emocional.

  • Método Somático

Este método trabalha exclusivamente a reação somática apresentada pelo corpo em decorrência de problemas emocionais. O reprocessamento acontece repetidamente em traumas que ativam esse tipo de reação física, até se chegar na extinção da dor ou desconforto.

  • Método Temático

Neste processo, o terapeuta separa os sentimentos por temas – como inadequação, rejeição, pânico, ansiedade etc, e trabalha o reprocessamento focando especificamente em um bloco de um mesmo problema emocional por vez.

  • Método Futuro

Aqui são trabalhados medos futuros, ansiedades e incertezas do que está por vir. Todo tipo de projeção futura, real ou imaginária, que afeta o nosso agora. O inconsciente é atemporal, e por isso o medo futuro tem de ser tratado já.

  • Método de Potencialização

Por fim, após ter limpado os traumas do passado, e os medos do que está por vir, chega a hora de trabalhar a autoestima e as crenças limitantes do agora, para ser possível viver sua melhor versão, e traçar o melhor caminho para alcançar seus objetivos de vida.

E como todo esse processo acontece na prática?

A terapeuta Viviane Nagel Kienen explica mais sobre isso neste video do seu canal do YouTube:

Quais os benefícios da TRG?

A TRG é uma terapia eficaz para uma variedade de problemas emocionais, incluindo:

  • Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT);
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Fobias;
  • Problemas de relacionamento;
  • Insônia;
  • Sensação de isolamento ou inadequação.

Além disso, essa é uma terapia breve. A maioria dos tratamentos com TRG duram entre 10 e 20 sessões. Além de serem totalmente seguras e nada invasivas.

Mais sobre a Terapia de Reprocessamento Generativo (TRG)

Para acompanhar mais informações sobre a Terapia de Reprocessamento Generativo (TRG), confira abaixo a entrevista do psicólogo e presidente do Instituto Brasileiro de Formação de Terapeutas (IBFT), Jair Soares:

Para vivenciar esta experiência, procure por Terapia de Reprocessamento Generativo (TRG) em nosso marketplace, o Portal Meu Retiro.

Lá você irá encontrar centenas de profissionais e mestres disponíveis para atender a sua procura, à distância de um clique.

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!