Notícias | Meditação

Tipos de Meditação

Publicado em: março 22, 2021 | Por: Meu Retiro

Sumário

Os Tipos de Meditação tem um papel muito importante para treinar a consciência e ter uma percepção saudável da realidade e do momento presente em que vivemos. Não precisamos nos esforçar para eliminar os sentimentos ou pensamentos de nossa mente, pois a ideia é que possamos aprender a observar e entender o que estamos sentindo.

É válido lembrar, que assim como qualquer outra atividade, os Tipos de Meditação deve ser praticada com regularidade: não existe a meditação perfeita, existe a prática da meditação. Precisamos de um certo tempo para nos sentirmos confortáveis com nossas mentes, e os obstáculos que surgem durante a prática fazem parte do processo. Existem centenas de variações dessa prática e, no artigo de hoje, criamos uma lista com as três Tipos de Meditação mais populares dos últimos anos para ajudar você a encontrar uma opção que melhor se alinhe com o seu perfil.

tipos de meditação

Créditos: Sofiiashunkina | Fonte: Envato Elements

1. Meditação Mindfulness – atenção plena

Esse tipo de meditação é voltada à atenção plena trabalham a habilidade de estar presente no aqui e agora. Além de proporcionar uma boa dose de relaxamento, podemos nos envolver completamente naquilo que estivermos fazendo. Essa técnica de meditação surgiu em 1979 e foca em nós mesmos, sem ter necessidade de recitar mantras ou envolver quaisquer tipos de referências espirituais ou crenças religiosas durante a prática.

A ideia da meditação Mindfulness é  que você possa fazer pequenas pausas durante o dia para cuidar de si mesmo e ter consciência de suas emoções, sensações, sentimentos e respiração no momento presente. Os níveis de estresse e ansiedade costumam diminuir consideravelmente com a prática constante de atenção plena, ao realizar análises da sua respiração e de como o seu corpo e mente estão se sentindo. Quando temos consciência de nossa respiração, podemos viver em uma constante forma de meditação em nosso dia a dia, realizando mudanças significativas no estado da mente e corpo em poucos instantes.

Assista o vídeo “Mindfulness 10 minutos: Meditação Guiada” do canal Meditar para Despertar, abaixo:

Saiba como meditar em poucos instantes no artigo: um momento de meditação”

2. Meditação Durante a prática de Yoga – consciência corporal e estado de presença

A Yoga trabalha muito mais do que a postura, força e flexibilidade de seus praticantes, pois existem diversas ramificações que trabalham o desenvolvimento emocional e corporal para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Não sabemos exatamente onde e quando a Yoga surgiu, mas acredita-se que nasceu há mais de 7.000 anos, na Índia. O nome vem do sânscrito, um dos idiomas falados no país, e pode ser traduzido para algo como “união”.

Essa atividade pode ser um caminho para o autoconhecimento físico e mental, auxiliando a nossa jornada em busca do equilíbrio interno e externo com exercícios físicos e de respiração. Praticar a meditação na Yoga proporciona profundos níveis de concentração, atenção e auto consciência, além da paz mental que favorece o alívio da ansiedade em quem realiza a atividade de forma constante.

Você pode se interessar por um artigo que preparamos sobre esse tema: O que aulas de yoga tem a ver com autoconhecimento?

Existem várias modalidades da prática de Yoga, e você pode buscar o estilo que se encaixe melhor no seu perfil para começar a desfrutar dos benefícios de autocuidado que você merece.

tipos de meditação

Créditos: Manuta | Fonte: Envato Elements

3. Meditação Transcendental – estado de consciência pura

A Meditação Transcendental que conhecemos atualmente surgiu na década de 50. O fundador do movimento se chama Maharishi Mahesh Yogi, ele se dedicou a passar sua vida estudando os clássicos livros hindus, que em sua concepção, eram sagrados. Por muitos anos, os registros escritos da origem dessa técnica ficaram restritos a alguns monastérios, e após Mahesh começar a estudar e difundir essa prática para outros lugares fora de sua zona de conforto, muitas pessoas ao redor do mundo passaram a se interessar pelo assunto.

“Tudo o que somos é resultado do que pensamos. A mente é tudo. O que pensamos, nos tornamos.”

Maharishi mahesh Yogi

O intuito da meditação transcendental é de reduzir o estresse e aumentar a clareza mental de quem faz a prática com frequência, ultrapassando o estado comum de consciência, libertando os praticantes dos pensamentos e conteúdos mentais para um estado de percepção alerta, conhecido também, como “vigilância tranquila”, “consciência transcendental”, ou “estado de consciência pura”.

A prática pode ser feita em qualquer lugar, sem necessidade de silêncio absoluto no local, duas vezes ao dia por curtos períodos (de 15 a 20 minutos) e sem envolver crenças espirituais ou qualquer estrutura teológica. O mais importante é que você fique em uma posição confortável.

A primeira meditação pode ser feita de manhã, antes de começar as atividades do dia, para começar o seu dia com mais energia, enquanto a segunda pode ser feita no final da tarde/noite para preparar o corpo e mente para uma noite de sono de qualidade.

Nesse estilo de meditação os professores ensinam como recitar os mantras, que são sons produzidos pelo praticante da meditação, os quais produzem uma sensação de relaxamento mental e corporal através da respiração.

“A plenitude é alcançada por meio de nossas conquistas, nossas conquistas são alcançadas por nossos atos, nossos atos estão estruturados em nossos pensamentos, nossos pensamentos estão estruturados em nosso conhecimento e nosso conhecimento está estruturado em nossa consciência.” 

Maharishi Mahesh Yogi

Assista abaixo o vídeo do canal Meditação Transcendental Oficial, que dá uma breve explicação sobre o assunto:

Quer se aprofundar no assunto? Confira o artigo Autoconhecimento – Três passos para começar

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!