Notícias | Momento de Meditação

Um Momento de Meditação

Publicado em: março 15, 2021 | Por: Meu Retiro

Sumário

O século 21 trouxe muitos avanços para as nossas vidas, mas como nem tudo é perfeito, junto com a evolução tecnológica e a globalização, o tempo, que é o nosso recurso mais precioso, acabou ficando cada vez mais disputado pelas tarefas do dia a dia. As vezes um Momento de Meditação pode mudar tudo.

Desde a pressa em entregar resultados no trabalho ou estudos até a falta de tempo que temos para relaxar, estamos ficando cada vez com menos tempo para dedicar a nós mesmos. Uma outra situação recorrente é que existem pessoas que só conseguem meditar em lugares calmos, em meio à natureza. Essa pode ser uma desvantagem, já que nem sempre temos a oportunidade de nos isolar para relaxar por alguns momentos.

Muitas vezes, tentamos parar e meditar, mas somos interrompidos por alguns eventos externos que podem acabar nos desconcentrando. Felizmente, existem técnicas que nos permitem meditar por poucos instantes durante o dia, independentemente do lugar, trazendo uma série de benefícios para a nossa saúde.

momento de meditação

Créditos: Stokkete | Fonte: Envato Elements

Como ter um Momento de Meditação?

Martin Boroson é o autor do livro One-Moment Meditation: Stillness for People on the Go, que pode ser traduzido como Meditação de um momento: calmaria para pessoas em movimento.

Nesse livro, podemos aprender técnicas de como meditar por alguns momentos em qualquer lugar, independentemente da situação em que nos encontramos. O mais interessante é entendermos que a meditação pode ser feita em qualquer situação, o resultado é que podemos parar por alguns segundos para nos fortalecer e voltarmos às atividades mais calmos, relaxados e presentes no momento.

Se você estiver se sentindo estressado, com raiva, ansiedade, tendo problemas para dormir ou até mesmo precisando de uma nova ideia, essa técnica poderá te ajudar.

Começando com um minuto

A técnica requer apenas um minuto, e você já irá entender o porquê. Com um minuto, nós sabemos onde começar e onde terminar, o que irá facilitar a prática da meditação. Para começar, você pode:

  • Fechar a porta ou apenas avisar as pessoas próximas que não estará disponível no próximo minuto;
  • Sente em uma posição confortável, não é necessário fazer posições específicas, o mais importante é que você se mantenha confortável;
  • Fique com as pernas relaxadas e os pés inteiros encostados no chão;
  • Arrume sua postura, mas não fique tenso(a);
  • Coloque as mãos em uma posição balanceada, simétrica e tranquila. Escolha o que for melhor para você, como as mãos no joelho (com a palma da mão para cima ou para baixo) ou cruzando-as no seu colo (quase como um aperto de mão);
  • Configure um timer por um minuto e não esqueça de configurar um som agradável para você não se assustar com o barulho do despertador;
  • Feche os olhos quando for começar;
  • Imagine que a sua cabeça pode flutuar e todo o peso do mundo está ficando para trás.
momento de meditação

Créditos: Gajus-Images | Fonte: Envato Elements

E o que devo fazer com minha mente?

Durante esse minuto, você pode focar em sua respiração a cada momento. Não se preocupe caso se distraia, mesmo em um minuto é muito provável que as distrações apareçam: caso isso aconteça, é perfeitamente normal e você não está fazendo errado.

Assim que notar que você está se distraindo, pense “Hmm” e comece a focar em trazer a sua mente de volta para a sua respiração. Vamos fazer um teste? Siga os passos acima e pratique a meditação de um momento.

Resultados

Agora que você abriu os olhos, analise como está se sentindo. Geralmente, você pode sentir algo como:

  • Uma dose de relaxamento e renovação;
  • Maior disposição e uma leve acordada (caso você estivesse se sentindo exausto sem poder descansar);
  • Consciência corporal, respiratória e do momento presente;
  • A mente um pouco mais aberta e leve.

Como tudo na vida, quanto mais colocar em prática, melhores serão os resultados. Por mais que você esteja se saindo muito bem, foque em diminuir o tempo da meditação, e não prolongar. Tente não passar de um minuto, já que a ideia dessa prática é de te mostrar como é possível fazer uma mudança significativa no estado da sua mente de forma rápida.

A ideia a longo prazo, é que você consiga reduzir o período de um minuto até chegar a um único momento: quando você consegue meditar em um momento, o seu dia pode ser preenchido com várias doses de meditações de forma intuitiva. No livro do Martin Boroson, também podemos aprender como fazer outras práticas de meditação que podem ser úteis em outros momentos da sua vida, como estar em uma fila, no metrô ou preso em uma reunião cansativa.

É possível viver em uma constante forma de meditação quando temos consciência de nossa respiração.

Veja outros artigo que preparamos sobre esse tema:

O poder da pausa
Autoconhecimento – três passos para começar

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!