Sumário
Antes de começarmos a explorar esse tema, devemos deixar clara a definição de ‘Fé’ e ‘Espiritualidade’, isso porque muitas pessoas fazem a conexão entre ambas palavras com uma ideia de religião, e estes são conceitos distintos.
Já fizemos aqui na revista Meu Retiro um artigo cujo título é “O que é fé, e 4 razões para tê-la”, mas de forma bem resumida, a fé pode ser definida como um sentimento de crença, de confiança, em algo ou alguém – inclusive em si, sem a necessidade de algum tipo evidência. É a crença pela crença.
Já a espiritualidade é um conceito amplo que envolve a busca de sentido e propósito na vida, bem como a busca por uma conexão com algo maior do que nós mesmos, seja por meio de práticas religiosas, filosóficas ou meditativas.
As pessoas podem vivenciar sua espiritualidade através da meditação, oração, serviços altruístas, retiros espirituais, praticando Yoga, etc.
Por fim, religião é um conjunto de crenças, práticas organizadas e valores relacionados à adoração de uma ou mais divindades e à busca por uma conexão com o divino. Geralmente, as religiões têm rituais, dogmas e normas éticas específicas que orientam a vida dos seus seguidores.
Exemplos de religiões: cristianismo, budismo, hinduísmo, islamismo, judaísmo, etc.
Como podemos ver, a religião está ligada a Fé e a Espiritualidade, mas não são a mesma coisa, bem como a fé e a espiritualidade não precisam estar ligadas diretamente a alguma religião.
Com tudo isso bem definido e claro, podemos falar sobre como a fé e a espiritualidade podem beneficiar sua saúde e bem-estar.
Qual a relação entre a Fé e a Espiritualidade com a nossa saúde e bem-estar?
Para responder à pergunta do título acima, é preciso crer que existe uma conexão holística entre essas partes de nós: corpo, mente e espírito.
Quando compreendemos que estas três áreas trabalham em conjunto, compreendemos a importância de uma para a outra, neste caso, do espírito para o corpo e a mente.
Ou seja, quando cuidamos do espírito através da Fé e da Espiritualidade, também cuidamos da saúde e bem-estar do nosso corpo e mente.
Existem pesquisas científicas que buscam compreender essa relação, muitas delas com resultados positivos, mostrando que existe uma relação entre a Fé e a Espiritualidade – e práticas como a meditação e a oração, e uma melhor saúde e sensação de bem-estar.
Por exemplo, esta revisão de estudos intitulada “Envolvimento Religioso, Espiritualidade e Medicina: Implicações para a Prática Clínica”, conclui que: “(…) o envolvimento religioso e a espiritualidade estão associados a melhores resultados de saúde, incluindo maior longevidade, habilidades de enfrentamento e qualidade de vida relacionada à saúde (mesmo durante uma doença terminal) e menos ansiedade, depressão e suicídio. Vários estudos mostraram que abordar as necessidades espirituais do paciente pode melhorar a recuperação da doença”.
Este é apenas um dos estudos que busca compreender essa conexão, mas existem dezenas deles publicados em todo o mundo.
Que benefícios a Fé e a Espiritualidade entregam para nossa saúde e bem-estar?
Para aqueles que já vivenciam a Fé e a Espiritualidade, essa talvez seja uma questão banal, já que para estes a relação parece até óbvia, mas aqui estamos falando com você que ainda está se descobrindo nesta jornada, ou que gosta de ir mais a fundo nos temas relacionados ao autoconhecimento, portanto iremos listar abaixo uma série de benefícios que a Fé e a Espiritualidade podem trazer para você, segundo os estudos mencionados acima:
-
Ser mais compassivo – A Fé e a Espiritualidade fazem você desenvolver compaixão, por si e pelos outros, aumentando sua empatia. Confira aqui todos os benefícios de ser alguém mais compassivo, segundo a ciência.
-
Ser mais grato – A gratidão se torna mais presente, e os efeitos deste sentimento servem como proteção contra o estresse na saúde, te proporcionando uma visão mais positiva do mundo ao seu redor. Confira aqui 5 benefícios da gratidão comprovados cientificamente.
-
Sentir-se em paz – Sente-se mais em paz quem sabe que há coisas que estão além do nosso controle. Você compreender que existem coisas maiores do que nós, e que estão fora do nosso alcance, faz com que você assuma a postura de que há coisas pelas quais não devemos nos estressar ou ruminar – o que torna nossa vida mais leve e pacífica.
-
Lidar melhor com o estresse cotidiano – A Fé e a Espiritualidade ajudam as pessoas a lidar com os efeitos do estresse cotidiano, pois nos ensinam a lidar melhor com sentimentos negativos e a sermos menos reativos.
-
Melhora seus relacionamentos pessoais – Como falamos acima, mais compaixão e mais empatia fazem com que você se torne mais presente em suas relações, e cuide delas com mais amor e cuidado.
-
Ajuda a combater a depressão – Este benefício já foi inclusive tema de estudo próprio, onde foi analisado o uso da oração como mecanismo positivo de enfrentamento da depressão.
Complementando esse conteúdo, temos um vídeo do Dr. Alexander Moreira-Almeida, professor associado de psiquiatria da UFJF, fundador e diretor do NUPES (Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde da UFJF), coordenador da Seção em Religião e Espiritualidade da Associação Mundial de Psiquiatria, e também coordenador da Comissão de Estudos e Pesquisa em Espiritualidade e Saúde Mental da Associação Brasileira de Psiquiatria. Ou seja, uma super autoridade no assunto.
Neste vídeo, o Dr. Alexander fala sobre como a espiritualidade impacta a nossa saúde e quais são esses mecanismos. Confira a seguir e enriqueça o debate:
Comentários