Sumário
A depressão será a doença mais comum do mundo em 2030, é o que dizem os dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na primeira Cúpula Global de Saúde Mental, realizada em Atenas, na Grécia, em 2022.
Nestes tempos pós-pandemia, mais de 450 milhões de pessoas foram afetadas diretamente por transtornos mentais. O número assusta pela quantidade, mas devemos lembrar que, felizmente mais do que nunca, este é um assunto que está em discussão na sociedade.
Com essa quantidade de pessoas doentes, a busca por opções naturais para o tratamento das condições mentais também tem aumentado proporcionalmente. Formas de prevenir e Como Tratar da Depressão naturalmente também têm sido colocados em pauta.
Portanto, hoje, vamos falar aqui sobre alguns caminhos que ajudam quem busca Como Tratar da Depressão naturalmente. Dicas de comportamentos, dietas e ações naturais que podem te ajudar nesta jornada em busca do equilíbrio e do restabelecimento da boa saúde mental.
Devemos deixar registrado que, além das dicas enumeradas aqui, ao sentir sintoma de depressão, deve-se consultar um médico especializado em saúde mental para um diagnóstico correto e um plano de tratamento.
Nenhum tratamento integrativo ou holístico, nem mesmo nenhuma dica natural, substitui o tratamento convencional com um profissional qualificado. Eles se complementam e juntos formam um tratamento poderoso e eficaz contra os mais diversos males.
Para falar mais sobre depressão, seus sintomas e cuidado, deixamos aqui um vídeo rápido do Dr. Drauzio Varella. Após o vídeo, vamos conhecer a dicas de Como Tratar da Depressão naturalmente.
6 dicas de Como Tratar Depressão naturalmente
Vejamos a seguir seis atitudes que podem contribuir para quem quer aprender Como Tratar da Depressão naturalmente.
Fazer Terapia
A psicoterapia é uma forma muito eficaz de tratar da depressão naturalmente. Consultar-se com um terapeuta habilitado pode ser um caminho de cura sem a necessidade de remédios ou efeitos colaterais.
Fazer terapia não é apenas contar seus problemas para alguém, é uma conversa onde se constroem novas ideias e adotam-se mudanças para um cotidiano melhor, e um melhor enfrentamento de todos os tipos de situações que você pode encontrar na vida.
Experimente uma sessão, e não desista logo na primeira tentativa. Se for preciso, troque de profissional, até encontrar um onde você se sinta confortável e seguro.
Fazer Exercícios
Fazer exercícios regularmente é uma das maneiras mais eficazes e baratas de melhorar o humor e pode ser integrado a qualquer plano de tratamento médico. O exercício físico, particularmente o exercício aeróbico, libera substâncias químicas que melhoram o humor no cérebro e pode diminuir os hormônios que causam a depressão.
É importante que você encontre uma atividade física da qual você realmente goste: pode ser ir à academia, correr, andar de bicicleta, fazer aulas de dança, alguma luta ou algum esporte.
O principal é que seja algo com pelo menos 30 minutos de duração, de três a cinco dias por semana. Se for ao ar livre, com ar fresco e luz do sol, melhor ainda.
Além de melhorar o humor e combater a depressão, os exercícios físicos melhoram a concentração, a memória, a insônia, controle do peso, etc.
Cuidar da Dieta
Quando falamos sobre cuidar da dieta, é justamente sobre tomar cuidado com o que está comendo. O consumo frequente e exagerado de carboidratos, bebidas energéticas, etc, não colaboram com uma retomada da boa saúde mental.
O microbioma intestinal se comunica com o cérebro através do eixo intestino-cérebro, tornando a dieta um tratamento natural eficaz para a depressão.
A seguir confira algumas dicas de como manter uma dieta saudável, não apenas para o seu corpo, mas que também contribui para uma mente com mais saúde:
-
Diminua a cafeína: café, chá, refrigerantes, bebidas ricas em cafeína devem ter seu consumo regrado, não sendo consumidas após as 17hrs;
-
Coma mais peixes. Os peixes, principalmente o salmão e as anchovas, são ricos em gorduras ômega-3, que desempenham um papel em ajudar os neurotransmissores, como a serotonina, a trabalhar no cérebro;
-
Nozes também são uma ótima fonte de gorduras ômega-3;
-
Reduza o consumo de açúcar, alimentos processados e demais ‘junkie food’. O consumo desse tipo de alimento tem sido associado a depressão por não possuírem os nutrientes necessários. Além disso, a ingestão de doces fazem você se sentir bem temporariamente, quando os níveis de açúcar no sangue caem, seu humor também tende a cair junto;
-
Consuma alimentos ricos em vitamina B, como queijo, leite e folhas verde-escuros. Estudos ligam a depressão a uma deficiência de vitamina B, ingrediente vital para a produção de dopamina e serotonina;
-
O mesmo acontece com o magnésio, o qual pode ser encontrado e consumido diariamente através de grãos integrais, legumes e nozes;
-
Evite o consumo de álcool. O álcool é um forte agente depressor;
Na hora de consumir os alimentos, considere rever a sua forma de comer, e conheça o Mindful eating.
Sair ao ar livre (e consumir vitamina D)
Quando estamos deprimidos, tendemos a ficar fechados em nosso pequeno mundo, normalmente dentro de casa, evitando o contato com o mundo lá fora.
É importante se permitir sair ao ar livre, ter contato com a vida em movimento. Crie o hábito de fazer caminhadas no parque ou nas ruas do seu bairro, e deixe que a natureza faça sua parte.
Este estudo, por exemplo, sugere que caminhadas na natureza podem melhorar os sintomas depressivos em pessoas com depressão clínica.
A vitamina D, absorvida pelo corpo naturalmente através da nossa exposição ao sol, é um eficiente remédio natural para a depressão. Ela atua como um hormônio no corpo e afeta a função cerebral, razão pela qual uma deficiência desta vitamina está ligada aos transtornos de humor, incluindo a depressão.
Meditar
A meditação, sobretudo a Mindfulness, te coloca no momento presente, acalma sua mente e te afasta de um lugar de autojulgamento, estresse, ansiedade e sentimentos depressivos.
Pesquisas como essa aqui, sugerem que atividades como a meditação, o Yoga e exercícios de respiração, em coisa de semanas, podem ajudá-lo a melhorar sua sensação de bem-estar, diminuindo os níveis de depressão e lhe conectando mais ao seu em torno.
O Mindfulness também trabalha na evolução de sentimentos como a autocompaixão, a autoestima e a autoconfiança.
Portanto, se você está procurando uma forma de tratar da depressão naturalmente, baseado em evidências, definitivamente vale a pena tentar a meditação regularmente.
Se você procura lugares para meditação ou yoga, retiros, ou mesmo profissionais que possam te ajudar na sua introdução a estas práticas, visite nosso portal, www.meuretiro.com.br, e conheça centenas de experiências que atendem diretamente a esta sua necessidade e vem a somar o seu plano de como tratar da depressão naturalmente.
Conectar-se com outras pessoas – e animais
A depressão tende a fazer o indivíduo se isolar, se afastar das pessoas que ama e confia. Uma forma de como tratar da depressão naturalmente é justamente fazer o inverso desse isolamento. É aproximar-se dos entes queridos e dos amigos, ir a festas ou outras reuniões sociais, se envolver e interagir com a comunidade e a sociedade.
Conectar-se com outras pessoas pode atuar como um tratamento natural para a depressão, por nos devolver sentimentos como o pertencimento, autoestima, e claro, apoio emocional.
Além da interação com pessoas, a interação com animais também é importante.
Cuidar do seu cachorro, ou de outro animal de estimação, é uma atitude capaz de diminuir os sintomas de depressão. Doar-se no trato com o animal, estabelecer comunicação e relação de confiança com ele, ou até mesmo o simples fato de levar seu cachorrinho para passear diariamente, são atividades benéficas para a saúde mental.
Esperamos que essas dicas colaborem no seu plano de como tratar da depressão naturalmente. O autocuidado é um dos principais pilares do amor-próprio. Cuide-se e ame-se.
Comentários