Sumário
Esse mês nós falamos bastante sobre feng shui aqui em nossa revista. Demos dicas de como aplicar a técnica em sua casa, abordando a questão dos móveis, localizações e cores.
Hoje vamos falar de um detalhe muito importante e especial, que é o uso do Cristal Multifacetado.
Como todas as coisas vivas em nosso mundo, os cristais podem criar e armazenar energia, portanto o uso desse tipo de cristal no Feng Shui tem a função de trabalhar com o fluxo de energia do ambiente, bem como fazem outros elementos-chave, como a fonte de água corrente ou as plantas.
Vamos estudar mais a fundo esse tema a seguir.
O que é um Cristal Multifacetado?
Um é um tipo de esfera lapidada, semelhante ao corte de uma pedra preciosa ou diamante, em que a pedra normalmente tem um topo plano, múltiplas faces polidas em formas arredondadas chamadas facetas, e um fundo pontiagudo.
Este formato e corte refratam a luz dentro da esfera e a reflete nas facetas externas, maximizando o brilho da pedra e criando um efeito arco-íris.
Veja abaixo um exemplo:
Acima vemos cristais transparentes, mas existem Cristais Multifacetados de várias cores, e cada um deles tem uma energia e função diferente, em diferentes setores, como podemos ver na tabela abaixo:
- Dourado – Para ser colocado no centro da casa, para refletir a energia por todos os ambientes.
- Verde – Representa a madeira, opera no campo familiar.
- Roxo – Para o campo da riqueza e prosperidade.
- Vermelho – Para o campo da fama e reputação.
- Rosa – Para o campo do casamento e dos relacionamentos.
- Azul – Para o campo da carreira, riqueza e conhecimento.
- Transparente – Para todos os campos e todas as áreas da casa.
Qual a função do cristal no Feng Shui?
O uso do cristal multifacetado no Feng Shui atende a demandas energéticas. Ele serve para dispersar o fluxo de energia ruim e para ativar e aumentar a energia positiva de qualquer área.
Porém, para tais funções, temos algumas variações nos cristais, como o tamanho, seu posicionamento no ambiente e sua cor.
Vamos falar a seguir dos cristais transparentes, os mais comuns e populares, úteis e indicados para todas as funções, como vimos acima.
Eles podem ter três tamanhos diferentes: pequenos, médios e grandes.
Os pequenos e médios deve ter no mínimo 40mm, ou seja, 4 centímetros.
Estes ficam normalmente pendurados no teto, em varandas, ou em batentes de portas e janelas.
Para pendura-los, é indicado o uso de um fio vermelho, a cor da proteção e a mais auspiciosa do Feng Shui, sempre com fios de 9 centímetros – ou múltiplos de 9.
Já os grandes, podem ser colocados em cima de uma mesa ou superfície semelhante.
Há ainda a possibilidade de usar um lustre feito de cristal multifacetado e demais cristais.
Nesse caso, ele pode ser usado em uma sala, por exemplo, dispersando a energia Qi e a enviando por toda a casa, ou sobre a mesa de jantar, onde garantirá abundância para a família.
Onde usar Cristais Multifacetados?
Existem algumas situações e locais onde o uso dos cristais é mais indicado por ter uma função de desacelerar a energia Qi e dispersá-la por toda a área.
Por exemplo, em uma área onde há um corredor ou uma longa escada voltada para uma porta, é um espaço onde o Qi move-se muito rapidamente.
Um cristal bem colocado no meio este percurso fará com que a energia desacelere e permaneça mais tempo neste espaço.
O mesmo acontece quando há uma linha reta entre duas portas e janelas que levam para o lado exterior do espaço.
O cristal entre as duas portas ou janelas também irá reter o Qi no ambiente, ajudando-o a se dispersar pelo ambiente.
Da mesma forma que o cristal mantém a boa energia, ele também expulsa a energia ruim.
Por exemplo, se sua cama ou escrivaninha estiverem alinhadas com a porta do quarto, você pode pendurar um cristal entre a porta e sua cama (ou escrivaninha) para dispersar o Qi negativo.
Ainda sobre Qi negativo, devemos lembrar que qualquer canto apontado para você enquanto você dorme, come, trabalha ou relaxa, bem como colunas em um cômodo, podem ser considerado flechas envenenadas – energia cortante, cheia de hostilidade e agressividade nos conceitos do Feng Shui.
Colocar um Cristal Multifacetado entre a flecha e o local onde você costuma ficar, ajuda a desviar o qi desfavorável apontado a você.
A mesma ideia de defesa vale para energias conflitantes.
Na cozinha, por exemplo, quando o fogão e a pia estão em frente um do outro, os elementos fogo e água entram em conflito.
Pendurar uma esfera multifacetada (transparente, amarela ou dourada) entre o fogão e a pia absorverá as energias excessivas e ajudará a criar paz e harmonia.
No caso dos cristais grandes, como citamos acima, um colocado sobre a sua mesa de trabalho ou de estudo, ajudará a melhorar a concentração e clarear os pensamentos.
Os cristais também podem ser usados ao ar livre para dispersar energia direcionada à sua porta ou janela, bem como dentro do seu carro, pendurado no espelho retrovisor, deixando a energia de dentro do automóvel bem mais leve, mesmo em dias de congestionamento.
Como podem ver, o uso de Cristais Multifacetados pode corrigir muitas das energias que estão em nosso dia-a-dia, além de atrair e distribuir o bom Qi que preenche nosso Feng Shui em plenitude.
Para falar mais sobre o assunto, inclusive com dicas incríveis que vão te ajudar a escolher os cristais ideais para você, trazemos esse vídeo do canal da Márcia Dhonella.
Bom vídeo e boas energias para todos nós.
Comentários