Você sabia? | Formação em Reiki

Como é um curso de Formação em Reiki?

Publicado em: julho 14, 2022 | Por: Meu Retiro

Sumário

Em diversas plataformas online, bem como em escolas dedicadas a práticas holísticas e integrativas, o curso para a Formação em Reiki é um dos mais populares e procurados para certificação.

A prática do Reiki é uma das mais conhecidas em todo o mundo quando falamos sobre terapias energéticas. E para se tornar um facilitador, ou mestre reikiano, o caminho é justamente a realização de um curso de formação.

Muitos adeptos do Reiki buscam o curso de formação para poder aplicar a prática em outras pessoas, assim como facilitadores de outras práticas energéticas buscam enriquecer sua formação agregando esta prática a seu repertório, já que o trabalho energético necessita de conhecimento e refinamento constante.

Existem diferentes metodologias e estruturas curriculares para este curso, mas em grande maioria ele é dividido em três níveis, podendo até ser quatro. Vamos conhecer a seguir sobre o que trata cada um deles.

formação em reiki

Créditos: Wavebreakmedia | Fonte: Envato Elements

Os diferentes níveis na Formação em Reiki

Como falamos acima, os níveis de uma Formação em Reiki são padronizados, normalmente são 3 ou 4, mas eles podem mudar em sua estrutura e conteúdo, dependendo das escolhas da escola ou mestre reikiano.

Cada um dos níveis de treinamento de Reiki é formado por uma “sintonização”, por educação de fundamentos e prática.

Essa “sintonização” é o que torna o Reiki único em relação a outras formas de terapias energéticas e de imposição de mãos, inclusive no seu modo de formação de novos profissionais.

Esse processo de sintonização – cuja cerimônia se chama Reiju – é uma experiência espiritual poderosa, que faz o mestre Reiki expandir os canais de energia do corpo do aluno, abrindo seus Chakras, permitindo o bom fluxo da energia vital para a prática.

Ou seja, a sintonização é basicamente o processo de transferência de energia do mestre para o aluno, e ela acontece gradualmente em cada nível da Formação em Reiki.

No nível 1 do treinamento e certificação, são apresentados os conceitos e princípios básicos da técnica como ferramenta terapêutica, sua história e fundamentos. O aluno também experiência o recebimento do Reiki, bem como é treinado para realizar a conexão com a força vital universal, e incentivado para usar as práticas em auto aplicações ou em pessoas próximas.

Esse primeiro nível tem duração média de 8 a 12 horas, e é tudo o que você precisa caso queira usar o Reiki apenas como autocuidado.

formação em reiki

Créditos: DragonImages | Fonte: Envato Elements

Para avançar para o nível 2, é preciso passar pelo nível 1, e alguns mestres defendem que entre um nível e outro é importante fazer um intervalo de no mínimo 3 semanas, mas essa não é uma recomendação que todos os cursos seguem, podendo variar para um intervalo mais longo, ou até para intervalo nenhum.

No nível 2 do curso de formação em Reiki, a sintonização abre o Chakra do coração, e os canais de energia são abertos de forma ainda mais profunda, com isso aprende-se então a realizar o Reiki em outras pessoas e à distância, substituindo o contato mão-corpo por uma conexão mental.

Essas novas habilidades são derivadas dos símbolos de poder que o aluno recebe de seu mestre. Eles são cinco, e correspondem a diferentes energias: poder, harmonia, distância, maestria e conclusão.

Para avançar para o terceiro nível do treinamento para mestre reikiano, pede-se também mais um intervalo que pode durar de 6 meses a um ano. Novamente, este tempo varia para mais ou para menos dependendo do tipo de Formação em Reiki que está sendo vivenciado.

O nível 3, que para muitos cursos é o nível final, é onde o aluno se torna um mestre Reiki, capaz e habilitado de realizar a sintonização em outras pessoas, ou seja, formar outros alunos no Reiki.

É também nesse nível onde se aprende técnicas mais avançadas para casos que necessitam de uma resolução mais complexa, além da utilização de cristais nos processos de cura.

Em alguns cursos, existe ainda um quarto nível, este sim um ‘mestrado’, onde ali o aluno se habilita em repassar o conhecimento e a energia adquirida para um novo aprendiz.

Por que fazer um curso de Formação em Reiki

Bem, um curso como este é um ótimo ponto de partida para o refinamento do trabalho para aqueles que já atuam com energias de cura, e é um excelente ponto de partida pra quem está começando agora neste campo.

A Formação em Reiki complementa outros métodos de cura e práticas espirituais, desenvolve sua compreensão, sensibilidade e crescimento pessoal, e é capaz de proporcionar bem-estar para você e para o próximo.

Além de tudo isso, te dá a possibilidade de trabalhar com a prática, clinicando para pessoas, empresas ou comunidades. 

E os atendimentos podem acontecer a partir de quando? Segundo nível? Primeiro? Mestrado?

Sobre esse assunto, sugerimos que você assista o vídeo abaixo do canal Reiki, Ciência e Arte, do João Ricardo Tenius. No vídeo que separamos, ele comenta justamente sobre quando é o melhor momento para dar início aos atendimentos clínicos.

Onde encontrar cursos de Formação em Reiki

Como falamos no início do texto, hoje há uma boa oferta de cursos em Formação em Reiki, inclusive no ambiente online.

Em nosso portal, meuretiro.com.br, você pode encontrar alguns cursos e mestres que podem te guiar nesta jornada de aprendizado, ou mesmo te indicar opções de formação que atenderão a sua necessidade.

Institutos especializados, escolas holísticas e grandes centrais de cursos online  – como a Udemy – também são uma opção de ferramenta de busca para esse tipo de formação.

Bons estudos!

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!