Sumário
A queima de incenso tem um significado espiritual e simbólico em várias culturas desde os tempos mais remotos, do catolicismo à bruxaria.
Ele é usado para diversos fins: meditação, concentração, rituais, purificação da energia do espaço, e até mesmo como uma simples fonte de bons aromas.
Mas você sabia que a Fumaça do Incenso pode ser interpretada e conter significados?
Pois, é o que vamos te contar a seguir, mas primeiro precisamos falar um pouco sobre o que é Libanomancia.
E ah, vale lembrar que antes de usar um incenso, devemos compreender suas contraindicações e riscos para quem sofre de problemas respiratórios ou alergias. É importante manter a informação e a segurança em dia.
Libanomancia: A fumaça como meio de mensagem
A importância da fumaça em diversas culturas e civilizações é gigantesca. Para muitas delas, ela era uma forma de comunicação e de fazer pedidos para as forças divinas.
Povos como os babilônicos e os egípcios, viam a fumaça como uma forma de levar oferenda a seus deuses, por exemplo.
A queima simbolizava a transformação da matéria em espírito (aroma), atingindo assim os seres superiores.
Não era raro, por exemplo, ofertar alimentos a eles, queimando-os e deixando a fumaça subir aos céus.
Os hindus são outro exemplo da importância do incenso em sua espiritualidade, utilizando-o há cerca de 6 mil anos em oferendas e práticas espirituais, sendo os maiores produtores do artefato no mundo até hoje.
Já outros povos seguiam o caminho da Libanomancia no trato com a fumaça, inclusive os xamãs – mestres da nossa prática espiritual mais antiga.
A Libanomancia é a adivinhação pela observação e interpretação da fumaça e cinzas de uma fogueira ou qualquer objeto que queima, inclusive e principalmente, os incensos.
Esta prática data de dois mil anos antes de Cristo, e passou pela Mesopotâmia, Grécia e Egito, até ser difundida posteriormente na Europa.
Um exemplo histórico e popular disso é de um povo nômade da Malásia que tinha o costume de acender uma fogueira a noite para saber qual rumo tomar em sua peregrinação.
Ao acender a fogueira, questionavam os seres superiores sobre qual seria o caminho ideal para trilharem. Se a fumaça subisse reta, eles entendiam que a direção que pretendiam ir era segura, e se ela virasse em direção da floresta, era sinal de que algo perigoso teria naquela direção.
Como interpretar a Fumaça Do Incenso
A partir da Libanomancia, podemos interpretar muitas mensagens através da Fumaça do Incenso.
Abaixo iremos trazer algumas interpretações conhecidas através da chamada leitura simbólica, onde se acende um incenso para conectar-se com o plano energético, e realizam-se perguntas que devem ser respondidas pela fumaça.
Ao colocar fogo no incenso, em um local com o mínimo de influência externa possível, você pode fazer seu pedido ou pergunta, e aguardar o desenrolar da fumaça, sem jamais assoprar sua chama para não haver interferência humana no processo da ligação entre nosso plano e o espiritual.
A primeira coisa que pode-se perceber após acender, é se a Fumaça do Incenso está queimando rápido demais.
Neste caso ele está indicando grande atividade espiritual no ambiente ou que o espaço está muito carregado de energias.
Se o incenso ficar apagando constantemente, além de questões práticas (incenso pode estar úmido, por exemplo), podem haver interferências energéticas negativas que não gostam de ambientes incensados, ou está recebendo uma mensagem de que seu desejo mentalizado não irá se concretizar.
Se após aceso ele soltar muita fumaça, entendemos que há grande concentração de energia e vibração do local; e se suas cinzas não caem, é boa notícia, já que elas representam o renascimento e purificação, além da materialização de intenções.
Quando a fumaça está saindo do incenso, temos que reparar também em seu caminho pelo ar.
Se a Fumaça do Incenso sair para cima, é sinal que o desejo revelado na hora de acende-lo irá se realizar rapidamente; se ela for para esquerda, haverá suporte de outras pessoas para que isso e realize, ou que é necessário a ajuda de alguém para tal realização.
Se acontecer da fumaça te seguir, é preciso refazer a mentalização do pedido ou dúvida sendo mais claro e preciso; e se ela sai em espiral do incenso, isso indica confusão em seu pedido.
E o que significa quando o incenso enrola? Algumas tradições espirituais interpretam isso como um sinal de energia presente no ambiente, indicando purificação ou a presença de forças espirituais. Outras interpretações veem isso como um reflexo de uma energia complexa ou a resposta a orações e intenções.
A fumaça duplicada indica a presença de energias negativas e positivas lado a lado; e em formato de números, simboliza datas em que os eventos ocorrerão ou os dias restantes antes que algo aconteça.
Por fim, se o símbolo do infinito aparece na fumaça, indica que você está prestes a enfrentar grandes mudanças em sua vida; mas se surgirem formas como garfos, facas ou tridentes, estes simbolizam o perigo vindo em sua direção.
Há também a leitura binária, onde o incenso funciona como um oráculo para perguntas objetivas, e a resposta segue a lógica do caso do povo da Malásia citado acima: se a fumaça sobe, indica positividade, se ela trepida, pode indicar problemas.
No caso de questões diretas de ‘sim’ e ‘não’, a lógica é a seguinte: se a fumaça inclina-se para a esquerda a resposta é negativa, se for para a direita, positiva.
Quais incensos usar?
Como você pode perceber, o incenso tem relação direta com as energias do seu ambiente, portanto também é importante você saber o que cada essência atrai ou repele do local quando é queimada.
Os incensos mais indicados para a leitura da fumaça são os de sândalo e mirra, mas diferentes aromas e ingredientes base tem diferentes funções energéticas no ambiente.
Quem vai te contar mais sobre isso é o Daniel Attala, do canal Escola Esotérica, neste vídeo onde ele enumera os 20 incensos mais poderosos.
Escolha os seus favoritos e incense sua vida!
Comentários